Fortalecimento da cooperação científica com a França marca reunião entre USP e CNRS

Fortalecimento da cooperação científica com a França marca reunião entre USP e CNRS

O presidente do CNRS, Antoine Petit (à esquerda da cabeceira da mesa), e o reitor Aluisio Augusto Cotrim Segurado (à direita da cabeceira), ressaltaram a importância da parceria entre as instituições – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Encontro com delegação francesa discutiu a ampliação de parcerias em áreas estratégicas e reforçou a relevância da internacionalização universitária

A Reitoria da USP recebeu na quarta-feira, 28 de janeiro, uma delegação do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS, na sigla em francês para Centre National de la Recherche Scientifique) para discutir a expansão da cooperação acadêmica e científica que já vem funcionando entre as duas instituições desde 2023. O encontro abordou alguns dos projetos em andamento e a prospecção de novas frentes de trabalho conjunto, consolidando a colaboração com a instituição francesa.

O reitor Aluisio Augusto Cotrim Segurado ressaltou a importância estratégica da relação com o país europeu e os planos da atual gestão: “Tenho acompanhado de perto e desde o início essa parceria entre USP e CNRS e os frutos que ela tem trazido. Estou totalmente comprometido a apoiar tudo aquilo que for necessário para que essa produção floresça ainda mais”, comentou, lembrando que a relação da USP com instituições e pesquisadores da França é histórica: “É algo presente desde a fundação da nossa universidade e segue fundamental até hoje. O fortalecimento da internacionalização é um dos pilares desta gestão. Queremos ampliar as fronteiras do conhecimento e garantir que nossa produção científica esteja conectada aos grandes centros globais, promovendo uma universidade cada vez mais aberta e protagonista no cenário internacional”.

Liderada pelo presidente do CNRS, Antoine Petit, a comitiva foi recebida pelo reitor; pela vice-reitora, Liedi Légi Bariani Bernucci; pelo representante da Agência de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Paulo Braz; pelo chefe de Gabinete, Edmilson Dias de Freitas; e pela pró-reitora pro tempore de Pesquisa e Inovação, Susana Torresi. Também participaram o presidente e o diretor administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), respectivamente, Marco Antonio Zago e Fernando Menezes.

Durante o encontro, Petit destacou o papel da USP como parceira estratégica na área de pesquisa: “Trata-se da nossa principal aliança na América Latina e uma das mais importantes do mundo. A colaboração entre o CNRS e esta universidade é um exemplo de como a ciência pode romper fronteiras para enfrentar desafios globais comuns. A qualidade da pesquisa aqui desenvolvida vem alcançando excelente repercussão e reputação, e estamos certos de que a união de nossas competências resultará em soluções inovadoras para problemas complexos”.

A delegação do CNRS contou ainda com o diretor do escritório da instituição para a América do Sul, Liviu Nicu; do responsável pela cooperação científica, Pascal Singer; e da adida de cooperação para ciência e tecnologia do Consulado-Geral da França em São Paulo, Marion Magnan, além de pesquisadores e dirigentes acadêmicos. Antes de cumprir a agenda na Reitoria, o grupo realizou uma visita à sede do escritório do CNRS na América do Sul, que está localizada dentro do próprio campus da Cidade Universitária da USP.

Entre as pautas desenvolvidas na reunião, discutiu-se a renovação de acordos que facilitam o intercâmbio de doutorandos e o financiamento de missões de pesquisa para aumentar ainda mais o nível de colaboração. A relação acadêmica entre a USP e o CNRS é marcada pela existência de diversos projetos de pesquisa conjunta e de laboratórios internacionais de pesquisa em áreas como matemática, física, biodiversidade e ciências sociais.

Diplomacia acadêmica e parcerias de excelência

A conexão com o ecossistema de pesquisa francês vem sendo um dos pontos centrais da política de internacionalização da USP. Além do CNRS, a Universidade mantém vínculos com outras instituições francesas de alta relevância, como o Institut Pasteur São Paulo. Resultado de um acordo entre a Universidade e o Instituto Pasteur da França, o centro foi inaugurado pelo presidente francês Emmanuel Macron e atua em pesquisas de ponta sobre doenças infecciosas e emergentes, integrando a rede internacional Pasteur.

Outro destaque é a colaboração com a Paris Sciences et Lettres (PSL), universidade que reúne prestigiadas instituições de ensino e pesquisa de Paris. A parceria mantém programas de mobilidade e projetos conjuntos que abrangem desde as ciências exatas até as humanidades, reforçando o papel da França como um parceiro essencial na produção científica compartilhada.

Por Michel Sitnik / USP

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.