O Fly.Hub Sapiranga foi oficialmente inaugurado na noite desta segunda-feira, 31. A data marca uma nova fase para o desenvolvimento econômico e tecnológico do município e da região.
O espaço, colaborativo e multifuncional, vai reunir startups, empresas de tecnologia, universidades e talentos locais, com uma estrutura que oferece coworking, áreas privativas para empresas âncoras e residentes, arena multimídia, além de espaços para eventos e reuniões e ilha de inovação. O Fly.Hub é totalmente acessível e inclui áreas de convivência, cafeteria e ambientes multimídia para gravação de podcasts e vídeos.
Com a participação decisiva das instituições, poder público, empreendedores e sociedade civil, o Fly.Hub se posiciona como um centro de excelência para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico da região. A iniciativa busca diversificar a matriz econômica de Sapiranga, tradicionalmente conhecida pela indústria de calçados, e fomentar a cultura de inovação e tecnologia.
À frente da pasta de Indústria, Comércio e tecnologia, o secretário Jeferson Pinheiro deu as boas-vindas ao público de mais de 200 pessoas que prestigiaram o evento de inauguração. “A construção deste espaço me deixa com emoção de estar aqui hoje. O Fly.Hub é um lugar de inovação, empreendedorismo e conexão. Foi almejado por todo nosso time e está aqui agora, pronto para trazer resultados para a região”, disse o secretário.
Abrindo a programação da noite, o painel “Transformação Digital em Sapiranga: Inovação Local, Impacto Global”, contou com a participação do diretor geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Diego Leuck; do diretor geral da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Sandro Kirst e do reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa. O vice-prefeito Caleb Santos e a prefeita Carina Nath também participaram do painel. “Nossa matriz econômica é calçadista, mas precisamos diversificá-la. Porque criamos esse espaço para pensar em inovação e tecnologia. Sapiranga não está pensando sozinha, está pensando em toda a região. Nosso compromisso com a inovação não é apenas para o presente, mas sim para as futuras gerações. Além de transformar a economia local, estamos criando oportunidades para que os jovens fiquem na nossa cidade”, destacou Carina na sua fala.
Sapiranga Summit 2025
Para abrilhantar ainda mais a noite de inauguração, também foram anunciadas as datas oficiais do Sapiranga Summit 2025. Nos dias 14, 15 e 16 de agosto Sapiranga será a capital da inovação no Vale do Sinos, recebendo a terceira edição do evento que já faz parte do calendário oficial do município.
A programação do evento ainda está em fase de planejamento, mas alguns dos principais speakers já foram anunciados. Estarão em Sapiranga o fundador da marca Chilli Beans e jurado no reality de inovação Shark Tank Brasil, Caito Maia, no dia 14 de agosto. Na sexta-feira, 15 de agosto o Sapiranga Summit recebe o palestrante Rony Meisler, ex-CEO e co-fundador do Grupo Reserva e posteriormente da Ar&Co, que é considerado um dos empreendedores mais influentes do país. E fechando o evento, no sábado dia 16, a palestra é com Marco Túlio Lara, compositor e instrumentista consagrado como integrante da banda mineira Jota Quest, Marco realiza palestras em todo o país amplia a conexão com o público em um formato inovador, que une trilha sonora e narrativa para provocar reflexões sobre a coragem de reescrever a própria história.
O Fly.Hub Sapiranga, que sediará o Sapiranga Summit 2025, fica na Avenida 20 de Setembro, nº 4733 no bairro São Jacó.