O Vice-Presidente da ACATE destaca que o programa é fundamental para tratar desafios estruturais a curto, médio e longo prazo e de forma responsável. “É uma oportunidade de reforçarmos a importância do setor de tecnologia na visão de futuro da cidade e de transformar projetos pontuais em soluções que perdurem. Florianópolis tem uma chance rara de se tornar referência global em desenvolvimento urbano sustentável, inovação e qualidade de vida. Isso só será possível com o engajamento de todos”.
O Floripa 400 estabelece compromissos em seis eixos que orientam uma visão integrada de futuro, são eles: Cidade Conectada, Cidade das Águas, Cidade Educada, Cidade Inclusiva, Cidade Sustentável e Cidade Saudável. A iniciativa também prevê a realização de atividades como a Semana do Futuro da Cidade, evento anual que será dedicado à avaliação, participação social e definição de prioridades para o planejamento urbano.
Durante o lançamento do programa ainda foi apresentado o Caderno Floripa 400. O documento revisita intervenções urbanas realizadas em Florianópolis nos últimos anos e seus efeitos, sendo uma fonte de conhecimento para auxiliar gestores, técnicos e a sociedade na elaboração de projetos futuros.
A iniciativa do Floripa 400 representa um esforço coletivo da gestão pública e da sociedade em prol do município, estimulando a visão contínua de cidade que ultrapassa ciclos de governo e comprometida em desenvolver um legado positivo para as futuras gerações de habitantes.
Para saber mais, clique aqui e acesse o Caderno Floripa 400.