A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) realizada em Belém-Pará, dos dias 10 a 21 de novembro, reuniu líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater e negociar ações contra a crise climática. Com o objetivo de reforçar o compromisso da entidade com a agenda ESG e com a construção de soluções que promovam eficiência, inovação e redução de emissões no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) enviou ao evento dois representantes para acompanhar os principais temas e tendências sobre a temática. Foto: divulgação.
Estiveram presentes Flávio Teixeira Júnior, coordenador do programa DESPOLUIR, e Ismael Rocha, Diretor de Marketing da FETCESP. Durante a cobertura, a FETCESP acompanhou os temas mais relevantes para o futuro da mobilidade e do transporte rodoviário, com destaque para descarbonização do setor de transporte; transição energética; combustíveis alternativos e biocombustíveis de nova geração; infraestrutura para mobilidade sustentável; financiamento climático e incentivos para renovação de frota; adaptação climática e políticas regulatórias. “Um dos pontos mais importantes foi o lançamento do Inventário Nacional de Emissões da CNT, que trouxe uma radiografia inédita e extremamente precisa sobre o impacto dos diferentes modais no Brasil”, explica Teixeira.
Além disso, o coordenador afirma que a participação da FETCESP na COP 30 foi fundamental para posicionar o transporte rodoviário de cargas dentro de um debate em que, muitas vezes, o setor é injustamente visto como vilão ambiental. “Participar deste evento nos possibilitou acompanhar tendências globais, fortalecer relações institucionais e garantir que o transporte seja ouvido nos espaços onde se discutem políticas que impactam diretamente sua operação. Foi uma oportunidade de defender os interesses do TRC e mostrar que estamos preparados para a transição sustentável que o mundo demanda.”
O Diretor de Marketing comenta que as discussões da COP 30 foram amplas, técnicas e extremamente relevantes. Houve avanços importantes, especialmente no reconhecimento da necessidade de financiar a transição energética e a adaptação climática. Por outro lado, também ficou claro que ainda existe um grande desafio para alcançar consensos globais, especialmente em questões como a eliminação de combustíveis fósseis. “Mesmo assim, a conferência reforçou a urgência do tema e mostrou que os países estão cada vez mais pressionados a agir de forma coordenada e transparente”.
Por fim, os representantes destacam que a transição energética é uma necessidade global, mas que precisa ser conduzida de forma gradual, técnica e economicamente viável. Para o TRC, isso significa trabalhar na adoção crescente de combustíveis renováveis, no incentivo e estruturação de programas de renovação de frota, além do fortalecimento de iniciativas ambientais como o Programa Despoluir, o PremiAR – Transportando um Mundo Verde e a Aliança Transporte Sustentável, ambos programas de sustentabilidade promovidos pela FETCESP. “Esses programas, somados às tendências observadas na COP 30, reforçam que o trabalho do transporte de cargas consiste na construção de um setor mais eficiente, moderno e ambientalmente responsável”.
Sobre a FETCESP
A Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo foi fundada em 1989 com a finalidade de representar o Transporte Rodoviário de Cargas no Estado de São Paulo junto às autoridades em todos os níveis das administrações pública e privada federal e estadual. Por isso, atua como órgão técnico e consultivo no estudo de soluções de questões ligadas ao transporte. A Federação mantém comissões de trabalho formadas por empresários e assessorias jurídica e técnica especializadas. Os grupos participam de discussões sobre infraestrutura dos transportes, privatização das rodovias, terminais de cargas, tributos nas empresas de transportes, política trabalhista, acidentes no trabalho, roubo e desvio de cargas, multimodalidade, poluição veicular, legislação de trânsito e transporte de produtos químicos (perigosos), entre outros temas.