Foto: Carlos Macedo

Fecomércio-RS: inovação e plataformas digitais marcam o Varejo 360 em Porto Alegre

O Varejo 360, promovido pela Fecomércio-RS, iniciou sua programação nesta terça-feira (23/09), na Casa do Comércio Gaúcho, em Porto Alegre, reunindo mais de 300 empresários, líderes e profissionais do setor. O encontro se consolida como um dos principais espaços de debate sobre os rumos do varejo no estado. Na abertura, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn, ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do comércio gaúcho. “Hoje temos a honra de recebê-los para a terceira edição do Varejo 360, um evento já consolidado no calendário, que reflete o propósito da Federação de estar ao lado das empresas, defendendo seus interesses e construindo um futuro melhor para o setor”, afirmou.

Transformação de negócio: inovação

Abrindo a programação, o CEO da Aramis, Richard Stad, compartilhou sua trajetória marcada pela coragem de assumir riscos e transformar o modelo de negócio da empresa. Aos 29 anos, assumiu a presidência da marca familiar e, nos anos seguintes, liderou um processo de reestruturação que aumentou o tamanho da Aramis entre 2021 e 2023.

Segundo o palestrante, a pandemia foi um divisor de águas para a empresa: “Mudou o cenário. Essa era a realidade e eu precisava fazer algo para mudar. Olhei no espelho e falei que precisava de seis meses para fazer a empresa crescer”.

Stad também destacou a importância de se antecipar às mudanças e não se acomodar: “Faça as perguntas difíceis quando está indo tudo bem para não ter que fazer quando está indo tudo mal. O problema da mudança gradual é que ninguém percebe”. Depois de responder ao público sobre desafios e dicas para o lojista pequeno, os aspectos críticos para iniciar uma multimarca do zero e o segredo para construir uma cultura forte de alta performance, a palestra foi encerrada com uma provocação do CEO da Aramis: “Quais são as verdades absolutas que te impedem de evoluir?”.

Plataformas digitais: concorrência ou assistência

Na sequência, o painel mediado pelo vice-presidente da Fecomércio-RS, Ademir José da Costa, reuniu a fundadora da Gaúchos Online, Simone Maria Braum, o fundador da ASAP Commerce, Vinícius Moog, e a analista de competitividade setorial no Sebrae-RS, Jociane Ongaratto, para discutir sobre as oportunidades e desafios do comércio digital.

Jociane começou destacando a dimensão do mercado on-line no Brasil. “Cerca de 20% de todo varejo mundial acontece no digital. Quase 6 milhões de brasileiros compram on-line. Isso mostra que é uma realidade competitiva, que exige esforço e estratégia do empresário”. Para ela, as plataformas digitais ampliam as possibilidades dos negócios. “O digital amplia a loja física. O próprio empresário pode ser o influenciador da sua marca”.

Simone compartilhou a experiência da Gaúchos On-line, que começou apenas no digital e, com a demanda dos clientes, migrou também para o físico. “Nascemos como uma plataforma digital, mas ao longo do tempo nosso cliente quis pegar na mão, sentir o cheiro da erva mate. Migramos para a loja física, o que relutei muito no início”.

Já Vinícius enfatizou a importância da leitura de dados no comércio eletrônico. “Vivemos numa era de dados que nos permite errar menos. Nem todo mundo entra no marketplace para vender mais; tem gente que entra para marcar presença diante do concorrente. Com estratégias, conseguimos ter alternativas dentro desses canais”.

O painel trouxe ainda um alerta sobre os equívocos mais comuns no início da jornada digital. Ao olhar para o futuro, os três palestrantes foram unânimes ao afirmar que as redes sociais terão papel fundamental para pequenas e médias empresas, destacando a importância da comunicação em todos os canais. Por fim, responderam perguntas sobre como enxergam o futuro do comércio eletrônico e papel das redes sociais, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Saúde mental no ambiente de trabalho

A programação da tarde começou com a palestra “Mente em paz, trabalho leve”, conduzida pela psicóloga Daniele Nazzari, especialista em Saúde Mental do Trabalhador e Psicologia Organizacional. A palestra trouxe reflexões sobre a importância do equilíbrio emocional e da gestão do estresse no ambiente de trabalho, com foco em práticas que promovem bem-estar e produtividade.

“Cuidar da saúde mental virou uma responsabilidade de todos. Aliviar as sensações de estresse e esgotamento, pensar em ações de bem-estar é papel coletivo, do eu, da família, do trabalho e da sociedade. Precisamos falar cada vez mais sobre saúde mental e lideranças boas também podem falar sobre emoções”, frisou.

Economia prateada

Na sequência, a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patricia Palermo, apresentou “Economia prateada”, abordando o potencial do mercado voltado para o público sênior e as oportunidades que essa faixa etária representa para o varejo. A apresentação trouxe dados, tendências e estratégias para atender a esse segmento em expansão.

Ela destacou que mais de 21% da população do Rio Grande do Sul tem 60 anos ou mais e, se a realidade é de uma população cada vez mais envelhecida, é necessário pensar em produtos que sejam adequados às novas necessidades. “Esse público enfrenta uma série de desafios, mas também traz uma série de oportunidades para a economia. O que identificamos como setores com altíssimo potencial de crescimento, voltados a atender essa parcela da sociedade, está nas áreas de saúde e cuidado, moradia, turismo e lazer e finanças”, apontou.

A experiência de quem vive o negócio

O painel “Experiências do pequeno negócio” reuniu Gabriela Jornada Schimitz, sócia fundadora do Wine Garden, e Fabiano Ferrari, diretor da Iesa Harley-Davidson. Ambos compartilharam trajetórias, desafios e aprendizados na gestão de negócios de nicho, mostrando como inovação e experiência do cliente são fatores-chave para o sucesso.

Gabriela lembrou que a inspiração para criar a marca surgiu de uma vivência marcante, na qual conseguiu “sentir o vinho e a expressão da região dentro da taça”, percepção que deu origem ao conceito de proporcionar momentos que encantam. Segundo ela, o diferencial do Wine Garden está na capacidade de se reinventar a cada estação, renovando cardápio, vinhos e ambiente. “Todo o espaço é rodeado pela natureza, que está sempre em transformação, e isso também inspira a experiência que levamos às pessoas”, explicou.

Na mesma linha, Fabiano destacou que o consumidor atual busca mais do que produtos: procura propósito, pertencimento e emoção. “A Harley-Davidson não vende moto, vende estilo de vida. Essa é a principal diferença. Buscando essa conexão nós começamos a realizar ações onde fazemos nosso cliente experimentar, pois são as experiências que transformam o varejo”, afirmou.

Inteligência Artificial como ferramenta para empresas

A temática de tecnologia entrou em pauta com a palestra “Inteligência Artificial”, apresentada pelo administrador, MBA em gerenciamento de projetos e pós-graduado em gestão de pequenos negócios, Fabiano Zortea, e pela administradora, especialista em tecnologias digitais e IA para negócios e líder de desenvolvimento de negócios no Lab Fecomércio-RS, Carolina Felipelli.

A dupla abordou o impacto da IA no varejo, destacando ferramentas que potencializam a tomada de decisão, melhoram a experiência do consumidor e ajudam empresas a se manterem competitivas.

Para Zortea, a IA é acessível a todos, mas precisa ser utilizada com propósito e como apoio estratégico. “Em segundos ela te dá ideias, resolve objeções que podem converter uma venda, esclarece dúvidas do cliente e contribui tanto para eficiência operacional quanto para diferenciação. Se houver dedicação em usá-la, não tem erro, a ferramenta vai ajudar”, salientou.

Em seguida, Carolina ressaltou a importância de transformar dados em vantagem competitiva. Segundo ela, muito além da criação de conteúdo para redes sociais, a IA já permite mapear toda a jornada digital do consumidor. “É preciso ter as informações sempre perto. Com plataformas integradas, é possível acessar dados em tempo real, no bolso, mesmo longe do negócio. O varejo precisa estar no bolso e ser inteligente, pois é isso que vai garantir escalabilidade”, esclareceu.

O bom vendedor

Para encerrar o dia, Ciro Bottini animou o público com a palestra “Vender! Vender! Vender! Como encantar clientes e turbinar resultados”, trazendo dicas práticas e estratégias para potencializar vendas e fidelizar clientes em um mercado cada vez mais competitivo.

Com energia e bom humor, Bottini lembrou que o vendedor precisa estar em constante evolução. “Vendedor bom é bem-informado e sabe o que fala, ele tem intuição. E tudo isso é treinado”, salientou. Para ele, não é apenas a qualidade do produto que garante resultados, mas a forma como ele é apresentado.

Outro ponto central de sua fala foi a comunicação. “O bom vendedor é marketeiro, divulga, comunica para o cliente e é consciente da relevância da comunicação. Ele tem que ser objetivo, simples, claro e repetir os argumentos importantes, até ter certeza de que o cliente entendeu o que está sendo oferecido”, reforçou.

Com a mensagem de que vender é estar sempre em movimento, aprendendo e se reinventando, Bottini deixou o público com insights práticos para o dia a dia do varejo.

Ao reunir diferentes visões e experiências sobre os rumos do varejo, o evento cumpriu seu propósito de promover inovação, troca e fortalecimento do setor.

E a próxima edição já tem data marcada: será dia 22 de setembro de 2026.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.