Estudo inédito da Nexus revela que brasileiros apoiam inovação

Estudo inédito da Nexus revela que brasileiros apoiam inovação

Dados mostram também que 83% acreditam que o futuro da saúde no país depende diretamente do investimento da indústria farmacêutica em pesquisa e inovação. Foto: divulgação

Uma nova pesquisa nacional, realizada pela Nexus e encomendada pelo Movimento Brasil pela Inovação, revela que a população brasileira reconhece, de forma ampla, a importância da inovação, das patentes e do investimento contínuo em ciência para garantir acesso a novas tecnologias. O levantamento inédito, realizado com mais de 2 mil pessoas a partir de 18 anos, nas 27 unidades da Federação, identificou que, embora o tema ainda seja pouco conhecido, quando explicado, desperta apoio significativo da população às regras de proteção à propriedade intelectual.

O estudo revela um avanço importante: embora apenas 1 em cada 4 brasileiros conheça como funciona as regras de propriedade intelectual no Brasil, 59% declaram apoiar a exclusividade do uso da patente por 20 anos quando são informados sobre o papel desse mecanismo na viabilização de inovações tecnológicas.

A pesquisa também mostra preocupação com a morosidade regulatória:

80% dos entrevistados afirmam que o processo burocrático e lento de registro de patentes pode prejudicar, em alguma medida, a oferta de novos medicamentos no Brasil, por exemplo.

O estudo capturou, ainda, as seguintes percepções sobre possíveis mudanças no prazo de proteção patentária:

63% acreditam que encurtar o prazo de validade das patentes pode estimular a saída de empresas de saúde do país;
61% afirmam que a redução dos 20 anos de proteção das patentes desestimula pesquisa e desenvolvimento de medicamentos inovadores;
59% reconhecem que encurtar o prazo de validade das patentes diminui o acesso a tratamentos inovadores no mercado;
Outros 63% concordam que, se assegurado o tempo de patente em um país, mais rápido novos tratamentos chegam à população.
Quando o assunto é saúde, os brasileiros se mostram ainda mais preocupados. Segundo o estudo, 83% acreditam que o futuro da saúde no país depende diretamente do investimento da indústria farmacêutica em pesquisa e inovação. O dado sinaliza a compreensão da sociedade sobre o impacto da ciência na ampliação de terapias eficazes, especialmente no enfrentamento de doenças crônicas.

“Os resultados deste estudo comprovam que os brasileiros compreendem que a segurança jurídica e a previsibilidade do sistema de patentes são fundamentais para que o país continue atraindo investimentos em pesquisa, desenvolvimento e produção de terapias avançadas. A pesquisa reforça a importância de ampliar o debate público sobre propriedade intelectual, desmistificar o tema e aproximar a ciência da população”, conclui Thiago Falda, Presidente Executivo da ABBI e porta-voz do Movimento.

Metodologia
A Nexus realizou um total de 2.005 entrevistas face-a-face em uma amostra representativa da população brasileira a partir de 18 anos, nas 27 Unidades da Federação. A amostra foi controlada a partir das cotas de (a) sexo, (b) idade, (c) escolaridade, (d) região e (e) condição do município. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 18 de novembro de 2025.

Sobre o Movimento Brasil pela Inovação
Uma coalizão inédita liderada pelas instituições: Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Instituto Brasileiro de Comércio Internacional, Investimento e Sustentabilidade (IBCIS), Instituto Livre Mercado (ILM) e CropLife Brasil. O grupo atua para sensibilizar o debate público, mostrando como a aprovação do PTA (Emenda nº 4 do PL2210/2022 ou do PL 5810/2025) é fundamental para garantir a inovação e o ciclo virtuoso gerado pela inovação, impulsionar o crescimento de diferentes indústrias e transformar a vida de todos os brasileiros.

Sobre a Nexus
Apaixonados por dados, a Nexus é uma empresa da FSB Holding que alia a precisão da tecnologia, incluindo inteligência artificial, com a criatividade do olhar humano para buscar diagnósticos mais precisos. Nascemos da fusão do instituto de pesquisa de opinião com a área de inteligência de dados da FSB Holding, o maior e mais completo ecossistema de gestão da reputação da América Latina.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.