Participantes alinharam ações estratégicas do Centro de Inteligência do Agronegócio - Foto: Jéssica Moraes

Esteio sedia encontro estratégico para o futuro do agronegócio gaúcho

Evento promovido por três secretarias do governo do Estado destacou a importância do segmento para o RS e soluções para o agro

Com o objetivo de debater desafios e oportunidades para o agronegócio, as secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveram, na quinta-feira (24/7) um encontro do Centro de Inteligência do Agronegócio (Centro Agro). No evento, que ocorreu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, representantes do setor discutiram o futuro do segmento e compartilharam cases de inovação.

A titular da Sict, Simone Stülp, ressaltou a importância da articulação entre diferentes secretarias desde 2023, quando o manifesto do Centro Agro foi assinado na Expointer. “Vamos trazer toda a lógica dos ecossistemas de inovação para o agronegócio. A nossa ideia é que o Rio Grande do Sul se torne referência em inteligência e tecnologia no agronegócio até 2035. Para isso, precisaremos de um trabalho duradouro, por meio de um programa para o Estado”, afirmou Simone.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, destacou a importância da convergência de ideias, dos avanços tecnológicos e do trabalho colaborativo para impulsionar o conhecimento em benefício do agronegócio. “Considerando que o setor agropecuário representa cerca de 40% do PIB do Rio Grande do Sul, direta e indiretamente, vislumbramos a possibilidade de alcançar até a metade da riqueza gerada no Estado por meio de ações coordenadas entre governo, setor produtivo, entidades e municípios”, afirmou.

Já o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Romano Scapin, salientou que o Centro Inteligência do Agronegócio representa um avanço significativo na articulação das iniciativas voltadas à inovação no setor. “Ele atua como um hub de informação, tecnologia e difusão de conhecimento, a partir da reunião, de forma integrada, das ações desenvolvidas por universidades, institutos de pesquisa, federações e demais entidades do agronegócio”, destacou.

Sobre o Centro Agro

Em manifesto lançado em agosto de 2023, durante a Expointer, o Centro Agro foi definido como um movimento colaborativo composto pelos atores do ecossistema de inovação do agronegócio gaúcho, ou seja, empresas, entidades representativas dos setores, academia, governo e sociedade civil organizada. Entre os objetivos do projeto estão a geração de negócios no agro, o aumento da eficiência da cadeia, a integração e colaboração entre os atores, a geração e transferência de tecnologia e a visão estratégica do ecossistema agro do Estado.

A proposta é que o centro se estruture a partir dos focos temáticos mais relevantes para o agro, com atuação nas oito regiões do Inova RS, e tenha a sustentabilidade como um dos pilares principais.

Texto: Fábio Ritter/Ascom Sict
Edição: Secom

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.