cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Iniciativa reforça o compromisso Brasil-EUA com a inovação e a diversidade de fornecedores no setor de telecomunicações

EUA apoiam inovação em telecomunicações no Brasil com equipamentos Open RAN

Nesta quinta-feira (5), o governo dos Estados Unidos forneceu equipamentos de teste Open Radio Access Network (Open RAN) avaliados em mais de 1,7 milhão de dólares ao laboratório de pesquisa e desenvolvimento CPQD, localizado em Campinas, São Paulo. Os equipamentos fornecidos durante cerimônia simbolizam o compromisso compartilhado pelo Brasil e os EUA em promover a inovação e a diversidade de fornecedores no setor de telecomunicações.

O CPQD utilizará os equipamentos para realizar testes de campo, apoiar a adoção da tecnologia RAN pela indústria e contribuir, junto a outros atores públicos e privados, para o desenvolvimento de uma estrutura regulatória no país. Ao permitir que as operadoras de rede móvel utilizem equipamentos de diferentes fornecedores, a Open RAN permite uma rede sem fio mais flexível e resiliente.

“Promover um ecossistema diversificado de fornecedores não só fortalece a concorrência, mas também estimula a inovação 5G, possibilitando a implantação de tecnologias de próxima geração de maneira mais eficiente e eficaz.”, destacou Meredith Sundlof, vice-diretora de Estratégia, Programas e Comunicações da Parceria de Conectividade Digital e Segurança Cibernética do Departamento de Estado dos EUA.

A entrega dos equipamentos foi realizada durante um simpósio regional sobre Open RAN de três dias, coorganizado pelo CPQD e pelos governos do Brasil e dos EUA. O evento reuniu mais de 120 participantes e abordou avanços em sistemas Open RAN, estratégicas políticas para promover a diversidade de fornecedores e temas como desenvolvimento de força de trabalho, financiamento e assistência técnica. Participaram representantes da Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Japão, Finlândia e Reino Unido, além de autoridades do Departamentos de Estado e Comércio dos EUA, dos Ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e da ANATEL.

“É uma grande honra para os EUA colaborar com o Brasil e o CPQD neste ambicioso projeto”, afirmou Kimberly Kelly, encarregada de negócios da Embaixada dos EUA, durante seu discurso de abertura. Ela ressaltou que o simpósio representou “uma oportunidade única de ouvir especialistas governamentais e da indústria sobre temas que moldam o futuro da economia digital”.

Fonte:
https://br.usembassy.gov/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.