cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

Encontro de Investidores na FIERGS trata de novos projetos de energia eólica para o RS

Presidente Claudio Bier participa de evento que termina com assinatura de protocolo entre Sindienergia-RS e Porto RS

O Encontro de Investidores do Setor de Energia Eólica no Rio Grande do Sul, realizado nesta quarta-feira (11), na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), culminou com o Protocolo de Intenções para o Porto Verde, projeto-piloto de transição energética sustentável nos portos gaúchos. O documento foi assinado pela Portos RS, do Governo do Estado, e o Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS). “Este encontro marca um momento significativo para reforçarmos o papel das energias renováveis como motor do desenvolvimento sustentável gaúcho. São mais do que um pilar da sustentabilidade, são uma estratégia para dinamizar a economia, atrair novos negócios e elevar a qualidade de vida da população”, disse o presidente da FIERGS, Claudio Bier.

A presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal, explicou que o projeto Porto Verde tem como objetivo fazer uma modificação nos terminais portuários do Rio Grande do Sul. “O Sindienergia sugere ações sustentáveis nos portos, a começar pelo de Rio Grande, como um modelo de geração de energia eólica. A ideia é colocarmos medições de vento e fazermos estudos ambientais e ver o melhor desenho para o Porto de Rio Grande, se um parque eólico na terra ou na água”, destacou ela, reforçando que os investimentos poderão ser na base de US$ 1 milhão por megawatt caso haja a construção de plataformas onshore (em terra), ou US$ 3 milhões por megawatt se no sistema offshore (no mar).

Eduardo Leite falou do plano de desenvolvimento para o Estado, que olha para a economia que já é consolidada, para aquela que está em ascensão e para a inovação. “Os produtos de transição energética permeiam justamente estes três pilares, no que se refere à produção de biodiesel, por exemplo, que já é forte no Estado, a produção de energia eólica e, também, o desenvolvimento de nosso potencial solar e biogás”, afirmou.

Com um potencial de 6 gigawatts (GW) de capacidade licenciada (1,5 GW prontos para instalação e 4,5 GW em licenciamento prévio), o Rio Grande do Sul apresenta-se como solução para os desafios enfrentados pelo setor em outras regiões. Segundo o sale maneger da Nordex Energy, grupo alemão com investimentos em solo gaúcho, Robertison Brito, a empresa vê 6,8 GW como plano de crescimento para novos negócios no RS.

O evento contou ainda com a participação do secretário de   Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann; do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger; do presidente do InvestRS, Rafael Prikladnicki; do diretor de eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari; do presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, do presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam-RS), Renato Chagas, e do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis, Frederico Antunes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.