cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
rede-brasil-inovador-south-summit-brazil-innovation-inovacao-esg-ai-ia-ecossistema-startups-media-partner-aldo-cargnelutti-ceo-16

Em tom de reconstrução e com olhar no futuro, Sistema FIERGS inaugura nova escola Sesi de Ensino Médio em Canoas

Instituição tem foco no desenvolvimento de competências do mundo contemporâneo, e já tem primeira atividade sediando a 6ª Mostra Sesi Com Ciênci@

Foi inaugurada nesta terça, 5, a mais nova escola do Sesi-RS, sediada na cidade de Canoas. Como primeira atividade, o complexo recebe esta semana a 6ª edição da Mostra Sesi Com Ciênci@, que reúne projetos interdisciplinares de estudantes de escolas do Sesi-RS, ancorados em temas como inovação, sustentabilidade e relação com o mundo do trabalho.

Depois da mostra, a Escola Sesi de Ensino Médio Paulo D’Arrigo Vellinho entra em atividade definitivamente em fevereiro de 2025, quando recebe as primeiras turmas. Serão admitidos 120 estudantes para o primeiro ano – mesma quantidade que será recebida a cada ano, alcançando a capacidade de 360 alunos no total. Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem capacidade para 300 estudantes e as atividades de contraturno comportam 200 jovens no período inverso ao que frequentam o ensino regular.

O presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, diz que é um orgulho muito grande ter a oportunidade de estar à frente da instituição durante a inauguração de uma escola como esta. “Em uma cidade que sofreu como Canoas, estamos muito animados e entusiasmados. Será um marco na retomada não apenas da cidade, mas do Rio Grande do Sul”, projeta.

Bier vê a formação dos jovens como um dos pilares da atual diretoria, atenta à educação e à retenção de talentos. “Nos últimos 20 anos perdemos mais de 700 mil cabeças para outros estados e países, um quadro que precisamos reverter. Temos de ter, aqui, uma educação que traga nossos gaúchos de volta e atraia estudantes de outros estados pelo nosso Sesi/Senai e a educação do Rio Grande do Sul”, analisa.

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, presente na cerimônia de inauguração, destaca que o Sesi, do ponto de vista formal, é a maior rede privada de educação do Brasil, com números que superam os 334 mil alunos, 11,4 mil professores e 454 escolas. No entanto, reconhece que em um universo de cerca de 30 milhões de estudantes na Educação Básica, isso ainda representa pouco. “Nosso papel é desenvolver iniciativas, possibilidades e experimentos para impactar a educação pública no Brasil, como um todo. Não é necessariamente o atendimento direto, mas que possamos ser referência para boas práticas e para uma mudança na forma como se pensa a educação sua relação com o mundo do trabalho”, observa.

Sistema FIERGS inaugura nova escola Sesi de Ensino Médio em Canoas

Foto: Dudu Leal

O superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, fala sobre a satisfação de entregar o primeiro complexo educacional totalmente novo – e o maior em área construída dentre as escolas Sesi-RS no Estado –, dentro do grande plano de investimento anunciado há dois anos. Colombo defende que para fazer um Estado melhor é preciso contar com jovens, adultos e crianças bem formados e conectados com as habilidades necessárias para aproveitar a onda tecnológica. “Assim vamos reconstruir de forma melhor, mais resiliente e que acompanhe a evolução ao longo do tempo”, sustenta.

A secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, vê a cidade de Canoas como um símbolo de reconstrução, depois de ter escolas completamente destruídas. “Além disso, esse momento marca também a apresentação, para a sociedade, de um modelo de ensino revolucionário”, ressalta.  Raquel destaca que um dos grandes desafios do Ensino Médio, em nível nacional, é combater a evasão. Como a principal causa do abandono é a falta de sentido entre o que se faz em sala de aula e o que exige o mundo do trabalho, a experiência oferecida pelas escolas do Sesi-RS se mostra eficaz pela atratividade. “Este modelo conquista os jovens para o futuro do século XXI, que é híbrido, flexível, aberto, colaborativo. São as novas competências e habilidades que nós temos que desenvolver, e que estamos testando aqui. Estou muito orgulhosa de participar desse momento”, afirma.

ESCOLAS SESI-RS
Nomeada Paulo D’Arrigo Vellinho em homenagem ao industrial e ex-presidente da FIERGS, a escola segue o padrão de atendimento e metodologia das demais escolas Sesi do Estado. Elas oferecem bolsas de até 100% para dependentes de trabalhadores da indústria. Além da estrutura para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), as obras incluem ginásio de esportes, fablearn – espaço para desenvolver a criatividade por meio de projetos mão na massa –, biblioteca, laboratórios e estrutura para o Contraturno Tecnológico, que atende a crianças e adolescentes de seis a 14 anos no turno inverso à escola.

Reconhecido nacionalmente, o projeto educacional do Sesi para estudantes do Ensino Médio tem como diferenciais a jornada de tempo integral, a centralidade na pesquisa como impulsionadora das aprendizagens, as salas de aula temáticas e a atuação dos professores como mentores, em apoio aos estudantes na busca de respostas para cada desafio.

Cada turma é composta por até 30 alunos e as salas são organizadas física e pedagogicamente pela disposição em grupos, de modo que o trabalho coletivo – um dos princípios da Escola Sesi e da indústria 4.0 – seja propulsor da aprendizagem discente. O acesso à tecnologia, incluindo a robótica como ferramenta de aprendizado, também é um incentivo pedagógico importante. A participação e o reconhecimento de projetos de alunos em mostras científicas é uma realidade para os estudantes das Escolas Sesi. Nesse sentido, o protagonismo e o empreendedorismo – também princípios da Escola – são incentivados e desenvolvidos a partir do Projeto Político Pedagógico.

O Sesi-RS, integrante do Sistema FIERGS, conta hoje com cinco escolas (Pelotas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Montenegro e Gravataí). Além de Canoas, a escola de Lajeado, com inauguração prevista para o dia 29 de novembro, também inicia suas atividades em 2025.

6ª MOSTRA SESI COM CIÊNCI@
Até a próxima sexta-feira, 8, a Escola Paulo D’Arrigo Vellinho sedia a 6ª edição da mostra Sesi Com Ciênci@, que enfatiza os princípios que norteiam as instituições de ensino do Sesi: diálogo, tecnologia, inovação, sustentabilidade, resolução de problemas, contextualização, interdisciplinaridade, relação com o mundo do trabalho e excelência acadêmica para continuidade de estudos.

Os resultados desses princípios, na prática, podem ser conferidos nos 148 projetos e soluções inovadoras de alunos do Sesi de Ensino Médio, EJA e do Contraturno — além de quatro trabalhos de redes públicas que tiveram envolvimento com o Instituto Sesi de Formação de Professores. São soluções inovadoras para questões do cotidiano, envolvendo a realidade das comunidades e da sociedade em geral.

Mostra Sesi Com Ciênci@

Quando: 5, 6, 7 e 8 de novembro
Onde: Sesi Canoas (Rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, Canoas/RS)
Como participar: inscrições gratuitas pelo site https://sesicomciencia.com.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Especialista em comunicação corporativa, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo no Brasil Inovador. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.