A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é uma das maiores redes públicas de ensino do Ocidente, responsável por atender mais de 3,4 milhões de alunos distribuídos em cerca de 5,1 mil escolas. Foto: divulgação

Educação de SP e Universidade de Harvard firmam parceria inédita

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, por meio do Education Lab for Latin America (ELLA), da Harvard Graduate School of Education (HGSE) e a Associação Parceiros da Educação estão firmando um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) inédito com foco no apoio ao desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas educacionais nas redes públicas de ensino paulista. A iniciativa contará no futuro com o envolvimento de outras secretarias municipais e organizações da sociedade civil, além de universidades brasileiras. Pioneira, a iniciativa que une academia, Estado e sociedade civil tem como objetivo transformar a qualidade da educação pública paulista em referência internacional.

A parceria será orientada por um Comitê de Gestão Conjunta responsável pelo alinhamento estratégico, supervisão de projetos e coordenação. As instituições se envolverão em troca de conhecimento por meio de workshops, reuniões técnicas e publicações, além de projetos de pesquisa conjunta e programas-piloto, avaliações de implementação e de impacto, e ações de advocacy para promover políticas baseadas em evidências.

“Nessa fase inicial, o principal foco da parceria é a redução das desigualdades educacionais e a assegurar o direito de aprender a todos os alunos da rede pública”, destaca Jair Ribeiro, fundador e presidente da Parceiros da Educação.

A ideia é somar esforços em busca do desenvolvimento e fortalecimento da educação nas redes de ensino paulista. Para isso, a parceria deve ser ampliada, por meio da busca de outras organizações do terceiro setor, universidades brasileiras e secretarias municipais de educação do estado, fortalecendo uma rede colaborativa dedicada à pesquisa aplicada, inovação e melhoria das políticas públicas de educação.

“Temos, agora, mais um aliado que vem para acrescentar ao empenho que nos orienta desde o início da gestão: não abandonar nenhum estudante. As expectativas para que a gente colha o resultado dessa parceria são as melhores possíveis”, complementa Renato Feder, secretário estadual de educação.

“É com grande entusiasmo que o Education Lab for Latin America (ELLA), de Harvard, abraça essa parceria. Ao combinar pesquisa rigorosa e apoio à formulação e avaliação de políticas públicas, a iniciativa busca construir as bases para uma melhoria sustentável da aprendizagem e da equidade em todo o sistema público de ensino”, explica Emiliana Vegas, diretora do ELLA em Harvard.

Ribeiro ressalta que, “para alcançar este objetivo, existem esforços específicos voltados para currículo, material pedagógico, avaliação, formação docente e de gestores, bem como à recomposição de aprendizagens e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes”. Além disso, a depender da frente de trabalho, serão implementadas ações voltadas à expansão e ao aprimoramento das escolas de tempo integral e do ensino técnico, que devem atender cerca de 40% dos alunos da rede estadual até 2026.”

Atualmente, a Parceiros da Educação atua diretamente em mais de 740 escolas públicas do estado, abrangendo escolas estaduais, redes municipais e unidades regionais de ensino, além de impactar todos os 7,5 milhões de estudantes de toda a rede educacional por meio de seu programa de políticas públicas.

O Education Lab for Latin America (ELLA) é uma iniciativa da Harvard Graduate School of Education que se dedica a gerar conhecimento rigoroso, cultivado em e para a América Latina, a fim de informar políticas educacionais e reformas com base em evidência.

A integração com Harvard amplia a capacidade analítica e o rigor científico das ações, permitindo que os aprendizados de campo se transformem em evidências sólidas e orientações estratégicas para as políticas públicas.

“Trata-se de uma construção conjunta entre governo, academia e sociedade civil e que busca traduzir o conhecimento científico em práticas concretas e eficazes nos diferentes contextos do estado.”, concluiu Caetano Siqueira, o diretor geral da Parceiros da Educação.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.