A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, por meio do Education Lab for Latin America (ELLA), da Harvard Graduate School of Education (HGSE) e a Associação Parceiros da Educação estão firmando um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) inédito com foco no apoio ao desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas educacionais nas redes públicas de ensino paulista. A iniciativa contará no futuro com o envolvimento de outras secretarias municipais e organizações da sociedade civil, além de universidades brasileiras. Pioneira, a iniciativa que une academia, Estado e sociedade civil tem como objetivo transformar a qualidade da educação pública paulista em referência internacional.
A parceria será orientada por um Comitê de Gestão Conjunta responsável pelo alinhamento estratégico, supervisão de projetos e coordenação. As instituições se envolverão em troca de conhecimento por meio de workshops, reuniões técnicas e publicações, além de projetos de pesquisa conjunta e programas-piloto, avaliações de implementação e de impacto, e ações de advocacy para promover políticas baseadas em evidências.
“Nessa fase inicial, o principal foco da parceria é a redução das desigualdades educacionais e a assegurar o direito de aprender a todos os alunos da rede pública”, destaca Jair Ribeiro, fundador e presidente da Parceiros da Educação.
A ideia é somar esforços em busca do desenvolvimento e fortalecimento da educação nas redes de ensino paulista. Para isso, a parceria deve ser ampliada, por meio da busca de outras organizações do terceiro setor, universidades brasileiras e secretarias municipais de educação do estado, fortalecendo uma rede colaborativa dedicada à pesquisa aplicada, inovação e melhoria das políticas públicas de educação.
“Temos, agora, mais um aliado que vem para acrescentar ao empenho que nos orienta desde o início da gestão: não abandonar nenhum estudante. As expectativas para que a gente colha o resultado dessa parceria são as melhores possíveis”, complementa Renato Feder, secretário estadual de educação.
“É com grande entusiasmo que o Education Lab for Latin America (ELLA), de Harvard, abraça essa parceria. Ao combinar pesquisa rigorosa e apoio à formulação e avaliação de políticas públicas, a iniciativa busca construir as bases para uma melhoria sustentável da aprendizagem e da equidade em todo o sistema público de ensino”, explica Emiliana Vegas, diretora do ELLA em Harvard.
Ribeiro ressalta que, “para alcançar este objetivo, existem esforços específicos voltados para currículo, material pedagógico, avaliação, formação docente e de gestores, bem como à recomposição de aprendizagens e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes”. Além disso, a depender da frente de trabalho, serão implementadas ações voltadas à expansão e ao aprimoramento das escolas de tempo integral e do ensino técnico, que devem atender cerca de 40% dos alunos da rede estadual até 2026.”
Atualmente, a Parceiros da Educação atua diretamente em mais de 740 escolas públicas do estado, abrangendo escolas estaduais, redes municipais e unidades regionais de ensino, além de impactar todos os 7,5 milhões de estudantes de toda a rede educacional por meio de seu programa de políticas públicas.
O Education Lab for Latin America (ELLA) é uma iniciativa da Harvard Graduate School of Education que se dedica a gerar conhecimento rigoroso, cultivado em e para a América Latina, a fim de informar políticas educacionais e reformas com base em evidência.
A integração com Harvard amplia a capacidade analítica e o rigor científico das ações, permitindo que os aprendizados de campo se transformem em evidências sólidas e orientações estratégicas para as políticas públicas.
“Trata-se de uma construção conjunta entre governo, academia e sociedade civil e que busca traduzir o conhecimento científico em práticas concretas e eficazes nos diferentes contextos do estado.”, concluiu Caetano Siqueira, o diretor geral da Parceiros da Educação.