cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

EUA: DFC aprova 37 milhões de dólares reflorestamento da Mombak na Amazônia

O investimento da DFC permitirá à Mombak restaurar áreas degradadas da Amazônia, gerando créditos de remoção de CO₂

A iniciativa também busca gerar investimentos diretos e indiretos, fortalecer a economia local e aprimorar a cadeia de valor do reflorestamento

O U.S. International Development Finance Corporation (DFC) aprovou um empréstimo de 37 milhões de dólares para a Mombak, visando expandir os esforços da empresa em reflorestamento sustentável no Brasil. Novas florestas serão plantadas em municípios da Amazônia brasileira, criando empregos diretos e indiretos, fortalecendo a cadeia de valor do reflorestamento na região e restaurando algumas das áreas mais degradadas da Amazônia.

A iniciativa busca restaurar áreas degradadas em ecossistemas críticos, gerando impacto significativo na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. As operações da Mombak concentram-se no estado do Pará, com o plantio realizado utilizando espécies nativas e biodiversas.

Esse investimento faz parte do crescente portfólio de soluções baseadas na natureza da DFC, uma área na qual a agência tem se destacado como inovadora. A DFC utiliza ferramentas como seguro contra riscos políticos, empréstimos, assistência técnica e investimentos em participações para o setor. A agência foca em soluções baseadas na natureza como uma ferramenta essencial para sequestrar carbono, fortalecer comunidades contra os piores efeitos das mudanças climáticas e proteger ecossistemas frágeis.

“Nossa parceria com a Mombak é um ótimo exemplo do que é possível quando instituições de desenvolvimento e empresas do setor privado empregam mecanismos de mercado inovadores para restaurar a biodiversidade”, disse Ella DeBlois, diretora regional da DFC para a América Latina. “Podemos proteger recursos críticos para o planeta enquanto criamos empregos e revitalizamos comunidades locais.”

Com três fazendas no Pará até o momento, o projeto proporciona co-benefícios, ajudando a reverter a perda de biodiversidade, melhorar a qualidade da água e impactar positivamente as comunidades onde opera. O reflorestamento da Mombak será 100% com espécies nativas, proporcionando habitat para inúmeras plantas e animais, restaurando os ciclos hidrológicos locais e gerando mais empregos por hectare do que as áreas de pastagem que substitui.

A Mombak já arrecadou mais de 150 milhões de dólares para investir em projetos de restauração do bioma amazônico. Mais de 3 milhões de árvores já foram plantadas na primeira fazenda da empresa, em operação desde abril de 2023, no município de Mãe do Rio, Pará, gerando empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e aprimorando a cadeia de valor do reflorestamento.

De acordo com Peter Fernandez, CEO e cofundador da Mombak, o financiamento é um marco para a indústria emergente de remoção de carbono no Brasil. “O apoio da DFC à restauração florestal demonstra o poderoso papel do mercado em promover a sustentabilidade climática e o crescimento socioeconômico. Podemos continuar expandindo a Mombak, entregando um retorno triplo — econômico, social e ambiental — sobre o investimento.”

Além disso, por meio de um modelo de parcerias rurais com pecuaristas, outras áreas degradadas também estão sendo restauradas em municípios do Pará. Além dos impactos ambientais positivos, o reflorestamento permitirá a geração de créditos de carbono para o mercado voluntário internacional, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nº 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e nº 15 (Vida Terrestre).

Sobre a Mombak:

Mombak (“Despertar” em Tupi-Guarani) foi fundada em 2021 por Peter Fernandez (ex-CEO da 99) e Gabriel Silva (ex-CFO do Nubank). Com uma trajetória de inovação, uniram forças para enfrentar um dos maiores desafios do mundo: as mudanças climáticas. Com clientes como Microsoft, Google e McLaren Racing, a Mombak atraiu grandes investidores globais para apoiar a remoção de carbono e mitigar as mudanças climáticas. Para mais informações, acesse o site ou conecte-se no LinkedIn.

Sobre a DFC:

O U.S. International Development Finance Corporation (DFC) é a instituição de financiamento para o desenvolvimento do governo dos Estados Unidos. A DFC faz parcerias com o setor privado para financiar soluções para os desafios mais críticos enfrentados pelo mundo em desenvolvimento. Investimos em setores como energia, saúde, infraestrutura, agricultura, pequenas empresas e serviços financeiros. Os investimentos da DFC seguem altos padrões e respeitam o meio ambiente, os direitos humanos e os direitos dos trabalhadores.

Fonte:
https://br.usembassy.gov/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.