Dezembro Laranja: Procempa investe em IA para diagnóstico de câncer de pele

Dezembro Laranja: Procempa investe em IA para diagnóstico de câncer de pele

Dezembro marca o início da campanha de prevenção ao câncer de pele: o Dezembro Laranja. Em um cenário que este câncer segue como o mais frequente no país, a Procempa investiu no treinamento e desenvolvimento de uma inteligência artificial própria para auxiliar no diagnóstico da doença. O SkinScan, como é chamado, apresentou 85% de precisão no diagnóstico em testes preliminares.

O sistema pode auxiliar médicos na detecção da doença e priorizar os pacientes mais graves na fila de consultas, através do sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon), também desenvolvido pela Companhia e que regula a priorização das consultas médicas em todo o estado.

Para a diretora-presidente da Procempa, Débora Roesler, tecnologias desenvolvidas na Companhia, como o SkinScan, demonstram como a IA tem potencial para salvar vidas ao permitir mais agilidade e apoiar médicos na assertividade dos diagnósticos. “Inovar em saúde não é apenas uma escolha estratégica. Significa fortalecer a prevenção, reduzir desigualdades no acesso ao diagnóstico e preparar o sistema público para responder de forma mais eficiente aos desafios crescentes da saúde no país”, afirma.

Como funciona

Através da captura de imagens de lesões de pele, o sistema avalia a probabilidade e indica uma pontuação que corresponde ao percentual de a lesão ser cancerígena. Antes de iniciar a utilização do SkinScan no sistema de saúde, ainda é necessário fazer testes clínicos para validar a eficácia da tecnologia. A Procempa está formalizando uma parceria com a Santa Casa de Porto Alegre para que a etapa de validação seja iniciada.

A IA foi treinada com cerca de 40 mil imagens de câncer de pele. Tecnicamente, o SkinScan é composto por diversos modelos de IA, cada um especializado na detecção de um tipo de câncer de pele, como melanomas e carcinomas. Ao ser inserida no sistema, a imagem é processada por todas essas IAs, o que permite combinar os resultados e oferecer uma resposta mais precisa sobre a possibilidade de doença.

Câncer de pele no Brasil

Segundo o relatório trienal, de 2023 a 2025, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil. A cada cem mil pessoas, aproximadamente 102 possuem a doença. Quanto ao câncer de pele melanoma, o mais grave, o número é reduzido para 4 em cem mil pessoas. No Rio Grande do Sul, o cenário nacional de frequência persiste: aproximadamente 23,5 mil pessoas possuem câncer de pele melanoma ou não melanoma.

O SkinScan foi desenvolvido no SmartLab, o laboratório de inovação da Procempa, assim como as IAs Mirai de Sybil, que diagnosticam precocemente cânceres de mama e pulmão, respectivamente. O modelo integra o Smart Cities AI Hub, uma plataforma colaborativa organizada pela Companhia em conjunto com o Tecnopuc e o Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.