Debate promovido pela Ancar mostra que o varejo entra na era da relevância emocional

Debate promovido pela Ancar mostra que o varejo entra na era da relevância emocional

Insights foram debatidos em encontro pós-NRF promovido pela Ancar no Shopping Jardim Sul, com curadoria da FFX Group. Foto: divulgação

O varejo vive um momento de transformação profunda, em que a eficiência proporcionada pela tecnologia precisa caminhar lado a lado com conexão humana, emoção e pertencimento. Esse foi um dos principais aprendizados compartilhados durante o encontro pós-NRF promovido pela Ancar no Shopping Jardim Sul, em São Paulo, que reuniu lojistas para discutir os desdobramentos da NRF Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo.

Pela 11ª vez, a Ancar — uma das cinco maiores empresas de shopping centers do Brasil — leva aos seus parceiros os insights mais relevantes do principal evento global do setor. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com a inovação contínua, o desenvolvimento do varejo nacional e o fortalecimento do relacionamento com seus lojistas, por meio de encontros exclusivos realizados em diferentes regiões do país.

Realizado em um ambiente que reflete a proposta de convivência, experiência e proximidade com o público, o encontro no Shopping Jardim Sul destacou uma das discussões centrais do varejo contemporâneo: o equilíbrio entre automação e humanidade. Se, por um lado, a tecnologia tornou a jornada de compra mais rápida, fluida e acessível, por outro, o excesso de eficiência pode esvaziar a experiência quando não há significado, emoção e interação genuína. A NRF 2026 reforçou que tecnologia deve ser meio — e não fim — na construção de relações de consumo mais relevantes.

Segundo os especialistas da FFX Group, responsável pela curadoria do conteúdo, o avanço da inteligência artificial amplia a importância de atributos que não podem ser automatizados, como empatia, curadoria, repertório cultural e senso de pertencimento. Nesse cenário, o varejo entra em uma verdadeira disputa por relevância emocional, em que métricas tradicionais de performance passam a conviver com indicadores ligados à conexão, à confiança e à capacidade das marcas de gerar vínculos duradouros com seus consumidores.

A construção de confiança também ganhou protagonismo nas discussões do evento. Em um ambiente marcado pela desinformação e pela multiplicação de canais, plataformas digitais e criadores de conteúdo exercem papel estratégico na mediação da relação entre marcas e consumidores. Dados apresentados no encontro mostram que o YouTube lidera os níveis de confiança dos consumidores (87%), seguido por Reddit (58%), Facebook (52%), Instagram (46%), TikTok (39%) e X (29%), de acordo com o estudo Creator Trust Levels by Platform 2026. O cenário reforça a importância de narrativas autênticas, consistentes e sustentadas por experiências reais.

Outro ponto de destaque foi a transformação no comportamento de consumo da chamada geração “Zalpha”, que reúne características das gerações Z e Alpha. Hoje, convivem dois perfis principais: consumidores que descobrem produtos enquanto se entretêm e aqueles que já chegam à jornada com uma intenção clara de compra. Para ambos, a NRF 2026 mostrou que a jornada deixa de ser baseada apenas em buscas por palavras-chave e passa a ser cada vez mais conversacional, contextual e personalizada, mediada por dados e tecnologia, mas guiada por confiança.

Estudos apresentados durante a NRF 2026 indicam que 78% dos consumidores se sentem sobrecarregados diante do excesso de opções, segundo Cassandra Napoli, diretora global de análise preditiva da WGSN. O dado reforça a necessidade de marcas e varejistas simplificarem a jornada, oferecendo experiências mais intuitivas, relevantes e orientadas à redução da fricção emocional e não apenas operacional.

Para o varejo físico, especialmente em shopping centers, o desafio e a oportunidade estão em ampliar seu papel como espaço de convivência, descoberta e experiência. Em um mundo hiperconectado, o ambiente físico se consolida como ponto de contato essencial para criar memória, pertencimento e conexão, integrando tecnologia, conveniência e emoção de forma consistente e humana.

Sobre Shopping Jardim Sul

O Shopping Jardim Sul é o shopping do dia a dia do morador do Morumbi, com lazer e conveniência, experiência e vantagens exclusivas para atender a todas as necessidades do cotidiano. Com 35 anos de trajetória, o mall oferece as melhores opções de moda, gastronomia, entretenimento e serviços para a região, com mais de 170 lojas que reúnem importantes marcas nacionais e internacionais de diversos segmentos.

Sobre a Ancar

A Ancar é uma das maiores administradoras de shopping centers do Brasil, com 53 anos de atuação e um portfólio de 23 empreendimentos distribuídos pelas cinco regiões do país. Como uma plataforma integrada de experiências e soluções para o varejo, a Ancar cria ambientes que conectam pessoas e negócios no mundo real, desenvolvendo projetos que fortalecem a performance dos ativos, ampliam o fluxo e impulsionam resultados para lojistas.

Para mais informações, acesse www.ancar.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.