Juntas, empresas apresentam sala dedicada ao compartilhamento e trocas sobre inovação aberta voltada à transição energética. Foto: divulgação
A Copa Energia – líder no mercado brasileiro de GLP e com atuação em GNC, GNL e biometano – e o Cubo Itaú lançaram, nesta terça-feira (02/12), o lounge do Cubo Energy, para consolidar a união entre as instituições na criação do primeiro hub inteiramente dedicado ao setor de energia no local.
“Esse lançamento simboliza a evolução da nossa jornada de inovação aberta com o Cubo Itaú. O espaço foi pensado para ser uma área viva e totalmente integrada ao ecossistema, onde startups, grandes empresas, investidores e universidades possam se conectar de forma natural e colaborativa. Acreditamos que o setor de energia — tradicional, mas cheio de oportunidades — tem muito a ganhar ao absorver a cultura empreendedora e a agilidade desse ambiente. Queremos que este seja um ponto permanente de encontro, onde desafios reais se transformem em novas ideias, soluções tecnológicas e negócios de impacto para toda a cadeia energética”, afirma Luiz Pellegrini, diretor de Inovação e Novas Energias da Copa Energia.
Para Filipe Guimarães, Head de Corporates do Cubo, o avanço da vertical demonstra o potencial transformador da colaboração entre corporações e startups. “O Cubo Energy representa o que acreditamos como futuro da inovação: colaboração, propósito e impacto real. Ao celebrarmos um ano dessa jornada, reforçamos nosso compromisso em impulsionar soluções para a transição energética do país. O novo lounge simboliza um espaço relevante de conexão entre startups, corporações e especialistas – um território onde desafios ganham escala e onde construímos, juntos, caminhos para uma matriz energética mais eficiente, sustentável e competitiva para o Brasil.”
O Cubo Energy nasceu do desejo da Copa de acelerar seu desenvolvimento por meio da inovação aberta e da colaboração com startups, universidades, investidores e outras corporações. Com pouco mais de um ano de atuação, o espaço se consolidou como uma plataforma viva de inovação, reunindo mais de 90 conexões entre startups e empresas, 14 cases de sucesso no setor e uma série de iniciativas que aproximaram desafios reais de soluções escaláveis.
Neste contexto, o lounge chega para fortalecer a estratégia da Copa Energia para os próximos anos, baseada em cultura de inovação aberta, adoção de novas tecnologias e P&D. Integrado aos programas internos da companhia, será um ponto permanente de encontro, troca e cocriação.
Sobre a Copa Energia
A Copa Energia é uma empresa brasileira com 70 anos de experiência e líder em engarrafamento e distribuição de GLP, representando 24,4% de participação no mercado nacional. Por meio de suas marcas tradicionais, Copagaz e Liquigás, a Companhia leva energia para 30 milhões de clientes em todo o Brasil. Conta com uma rede robusta de 13 mil distribuidores presentes em 24 estados e no Distrito Federal, além de um time de mais de 3.700 colaboradores comprometidos com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável. Com soluções inovadoras, a Copa Energia desempenha um papel ativo na transição energética, reafirmando seu compromisso com o futuro.
Sobre o Cubo Itaú
Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é Ecossistema de inovação focado na América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú tem uma sede na Vila Olímpia, em São Paulo, e em Montevidéu, no Uruguai, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribui com o crescimento das mais de 550 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 25 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia. Soma-se a isso a presença de uma comunidade dedicada a investidores, além de parceiros estratégicos, como Instituto Caldeira, FM/Derraik, Innoscience, entre outros.