O dia foi dedicado as discussões sobre o tema e reuniu especialistas. Foto: divulgação

COP30: Sistema CNA/Senar traz foco aos biocombustíveis na Agrizone

O Sistema CNA/Senar realizou, na quarta (19), no Pavilhão AgroBrasil, na Agrizone, painéis dedicados aos debates sobre energias renováveis, segurança alimentar, desenvolvimento regional e sustentabilidade ambiental.

O primeiro painel do dia discutiu como conciliar a produção de matérias-primas, alimentos e energia.

O debate reuniu o diretor-executivo da Bioind, Giuseppe Lobo, o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Palma (Abrapalma), Victor Almeida, e o superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski, com a moderação da gerente de Sustentabilidade da Faemg, Mariana Ramos.

Giuseppe Lobo apresentou o avanço da produção de etanol de milho em Mato Grosso, destacando que o setor tem gerado emprego e renda para a população local.

Já Victor Almeida ressaltou o impacto social da produção de palma de óleo no Pará. Para ele, a cultura tem melhorado significativamente a qualidade de vida dos pequenos produtores e, hoje, há famílias que alcançam melhoraria da renda, garantindo segurança alimentar e estabilidade financeira.

Tokarski destacou que o biodiesel vai além do uso como combustível líquido, ele impulsiona a cadeia da soja e contribui para o aumento da oferta de alimentos. E ressaltou que ampliar a mistura de biodiesel no Brasil pode gerar mais alimentos, mais empregos e abrir espaço para exportação de diesel fóssil.

Transição energética– O segundo debate do dia reuniu a analista de sustentabilidade da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Laís Nara; o diretor-executivo da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira; o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar; e o presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos.

A moderação foi realizada pelo presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Nelson Perez Júnior.

Laís Nara destacou que a transição energética ganhou força desde a COP 28 e que, nesta edição, o Brasil tem condições de impulsionar ainda mais esse processo. Para ela, o cooperativismo tem papel estratégico na construção de consensos e na aceleração da transição.

Nogueira reforçou que o etanol é uma das engrenagens da transição energética e que sua utilização mais ampla, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, onde a gasolina ainda predomina, poderia fortalecer o desenvolvimento regional e nacional.

André Nassar apontou que o setor agroindustrial passa por transformações profundas. Segundo ele, hoje a demanda energética ganha protagonismo, gerando impactos diretos na rotina e nas decisões dos produtores.

Ao final, Nogueira também lembrou os 50 anos do lançamento do Pró-Álcool, marco histórico que impulsionou o setor e consolidou o uso do etanol no país. Para ele, essa trajetória é fundamental e merece ser defendida e valorizada.

Sustentabilidade ambiental – O papel dos biocombustíveis na redução de emissões e na descarbonização da matriz energética e dos transportes foi o tema do terceiro e último painel do dia.

O debate contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, e do diretor-superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), Antônio Ventilli, sob moderação do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, Evandro Gucci.

Alonso destacou que os biocombustíveis, além de representarem uma alternativa energética, constituem um dos meios mais eficientes de mitigar gases de efeito estufa, desempenhando papel fundamental na captura e reciclagem de carbono.

Ventilli reforçou a relevância dos biocombustíveis para a sustentabilidade, tanto no Brasil quanto no cenário global. Segundo ele, no contexto nacional, a agricultura — com a adoção de duas a três safras anuais — tem contribuído significativamente para a melhora do balanço de emissões de carbono.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.