Ao longo dos 12 dias de conferência em Belém (PA), o espaço sediou uma programação intensa. Foto: divulgação

COP30: Sistema CNA/Senar mostrou a agropecuária sustentável ao mundo

O Sistema CNA/Senar apresentou ao mundo, na COP 30, iniciativas que comprovam a sustentabilidade da agropecuária brasileira. Pela primeira vez, o evento contou com o Pavilhão AgroBrasil, instalado na AgriZone, na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA).

Ao longo dos 12 dias de conferência, o espaço recebeu uma programação intensa de palestras, debates e demonstrações técnicas, destacando como produtores rurais de todas as regiões do país têm adotado práticas alinhadas às soluções climáticas e à segurança alimentar e energética.

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, afirmou que o agro brasileiro teve um grande protagonismo nessa COP, principalmente por trazer discussões técnicas baseadas em ciência, mostrando que o setor é parte das soluções das mudanças do clima.

Para ele, “a AgriZone foi um espaço fundamental nesse processo, não apenas pelos eventos e debates promovidos pelo Sistema CNA/Senar e a Embrapa, mas também pelas vitrines tecnológicas que demonstraram, na prática, tudo o que o que foi discutidos ao longo das duas semanas”, disse.

Painéis- Mais de 35 painéis foram promovidos pelo Sistema, com debates voltados para a produção de frutas, cacau, pecuária, grãos, aves, suínos, aquicultura, entre outras cadeias produtivas, reforçando o compromisso do setor com a sustentabilidade.

Pesquisadores nacionais e internacionais, professores e especialistas apresentaram estudos, análises e perspectivas de avanço nas áreas de mitigação e mensuração dos impactos positivos do agro brasileiro.

Visitas – O espaço do Sistema CNA/Senar também recebeu nomes importantes do setor, além de parlamentares e autoridades. Entre eles, os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, e os deputados federais Alceu Moreira, Arnaldo Jardim, Henderson Pinto e Alexandre Guimarães.

Também passaram pelo local a diretora de Comércio e Agricultura da OCDE, Marion Jansen, a diretora-geral da OMSA, Emmanuelle Soubeyran, e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

Dia de Campo – A CNA, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), organizou diversos dias de campo com os participantes da COP 30. Alguns destinos foram a Fazenda Terê Tauá (melhoramento genético de búfalos); a indústria Açaí Kaa; a empresa Denpasa (óleo de dendê); e a Ilha do Combu (cultivo de cacau e produção de chocolate artesanal).

Carreta Agro pelo Brasil – A carreta Agro pelo Brasil recebeu diversas autoridades, representantes de entidades e parlamentares para um bate-papo sobre produção de alimentos, sustentabilidade e o setor agropecuário. Durante o evento, foram gravados mais de 30 podcasts. Entre os entrevistados, estiveram, por exemplo, o ex-ministro da Agricultura e enviado especial da Agricultura para a COP, Roberto Rodrigues, e o ex-deputado Aldo Rebelo.

Lançamentos – A programação do Pavilhão AgroBrasil também contou com lançamentos de iniciativas e ações, como o estudo “Atribuição, uso e ocupação do solo no Brasil” da Embrapa Territorial”, o aplicativo de Inteligência Artificial IAmazon do Senar, o “Manifesto pela Sustentabilidade dos Grãos e Fibras do Brasil” e o livro “Amazônia – A Maldição de Tordesilhas” do ex-deputado e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo.

Oficina – O Senar promoveu oficinas do projeto Pró-Mudas para os produtores rurais do bioma Amazônia. O objetivo da iniciativa é ensinar técnicas de produção de mudas nativas, como Pupunha, Cupuaçu, Paricá e Andiroba para autoconsumo. Ao todo, foram capacitados mais de 50 produtores do Pará.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.