Com engajamento e ação, a Liga de Descarbonização, liderada pela Abit, visa fortalecer a agenda climática em toda a cadeia produtiva têxtil e de moda. Foto: divulgação

COP30: setor Têxtil e de Moda avança em mobilização pelo clima

Com o propósito de acelerar a transição do setor rumo a uma economia de baixo carbono, a Liga de Descarbonização é um movimento voluntário de engajamento, liderado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit, com apoio de mais de 10 organizações mobilizadoras.

Para começar essa jornada, a iniciativa dispõe de uma Carta-Compromisso. O instrumento demanda que as empresas signatárias mensurem suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), o primeiro passo na busca pela descarbonização. As ações se estendem ao critério de transparência, indicando que cada empresa torne públicas suas emissões até 2027.

Com mais de 30 empresas signatárias, a Liga de Descarbonização surge como uma iniciativa estratégica, não apenas para posicionar o setor têxtil e de moda brasileiro diante das ambições globais de redução de emissões, mas para fortalecer e valorizar empresas que já trilham sua jornada na agenda climática. Nesse cenário, o Brasil conta com uma vantagem competitiva única: uma matriz energética majoritariamente renovável, com destaque para a geração hidrelétrica e os avanços em energia eólica e solar.

Com a realização da COP30 – sediada em Belém –, o movimento reforça a importância de as empresas assumirem protagonismo na agenda, aproveitando o potencial do setor como catalisador de transformação cultural – característica relevante em um cenário de urgência climática – além de alinhar práticas de baixo carbono às metas e visibilidade internacionais.

Segundo Camila Zelezoglo, Gerente de Sustentabilidade e Inovação da Abit, essa mobilização setorial que ocorre por meio da Liga de Descarbonização, que reconhece empresas que já trilham o caminho no enfrentamento às mudanças climáticas e incentiva aquelas que estão iniciando a jornada, contribui para a criação de um ambiente de convergência de ações empresariais, estimulando um efeito cascata de engajamento e transformação.

No último dia 30, foi lançado o site oficial da iniciativa que, além de apresentar o histórico de mobilização junto à cadeia produtiva e indicar conteúdos relevantes sobre a agenda climática, reúne as empresas signatárias e amplia a transparência e a visibilidade das ações empresariais voltadas à redução de emissões.

É o primeiro passo de uma jornada de melhoria contínua que dialoga diretamente com a agenda de competitividade. A sustentabilidade – e neste caso específico, a agenda climática – permite reduções de custos, eficiência operacional e valorização da reputação empresarial, criando vantagens reais para quem investe em práticas responsáveis. A Abit tem trabalhado para que essas vantagens sejam reconhecidas e potencializadas por políticas públicas, instrumentos de incentivo e marcos regulatórios que considerem a realidade da cadeia produtiva nacional.

“Estar à frente na agenda climática fortalece a reputação da empresa e a prepara para os riscos e exigências de um mercado cada vez mais regulado e competitivo. De maneira coletiva, empresas comprometidas tornam o setor mais forte e resiliente”, comenta a executiva.

Nesse sentido, a entidade reforça seu papel como articuladora de soluções que promovam o desenvolvimento sustentável do setor, sem comprometer sua capacidade de competir, inovar e gerar valor. A construção de uma indústria mais verde e justa depende, também, de um ambiente de negócios que reconheça e valorize os esforços das empresas brasileiras.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 21 de fevereiro de 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de 25,7 mil empresas instaladas por todo o território nacional, de todos os portes, que empregam mais de 1,34 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual (em 2024) de R$ 221 bilhões.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.