midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Análise da Bain aponta que Brasil já conta com 768 cooperativas e mais de 19 milhões de cooperados, o equivalente a 9% da população brasileira

Cooperativas de crédito ganham escala no Brasil com foco no atendimento

Entre 2019 e 2023, registraram uma taxa de crescimento anual composta de 27%

Fora das capitais e regiões metropolitanas a incidência das cooperativas como banco principal de pessoas jurídicas já atinge os 14%

Um levantamento da Bain & Company mostra que as cooperativas de crédito, instituições sem fins lucrativos que oferecem produtos e serviços financeiros, já alcançam mais de 19 milhões de cooperados no Brasil, o equivalente a 9% da população brasileira. Trata-se de um crescimento de 64% quando comparado aos 11,6 milhões de cooperados em 2019.

Embora o número de cooperativas tenha caído 12% nos últimos quatro anos, atualmente existem 768 cooperativas e, aproximadamente, 70% delas se organizam em sete principais sistemas que concentram 93% dos cooperados.

De acordo com a análise da Bain & Company, as cooperativas representam 6% da carteira de crédito ativa do Brasil e têm crescido de forma acelerada. Entre 2019 e 2023, registraram uma taxa de crescimento anual composta de 27%, duas vezes acima do restante do setor. Além disso, as cooperativas conseguiram sustentar um crescimento de margem sobre intermediação financeira de aproximadamente 20% ao ano nos últimos 5 anos, quatro vezes acima do restante do setor.

A carteira de crédito PF das cooperativas tem maior dependência do crédito rural (41%), enquanto bancos tradicionais se concentram mais em habitacional (31%), consignado (18%) e cartão de crédito (16%).

Pesquisa mapeia satisfação de empresas com as cooperativas

Uma nova pesquisa NPS Prism, da Bain, com quase 80 mil empresas, descobriu  que a incidência das cooperativas como banco principal saltou de 6%, em 2020, para 9% neste ano. Fora das capitais e regiões metropolitanas, a incidência das cooperativas como instituição financeira principal já atinge os 14%.

Elas têm elevado continuamente sua penetração no território nacional, em especial nas pequenas e médias empresas localizadas fora dos grandes centros. Quase 70% dos respondentes que apontaram uma cooperativa como banco principal de relacionamento da sua empresa estão localizados fora de capitais e regiões metropolitanas. Além disso, cerca de 90% são companhias com faturamento inferior aos R$ 5 milhões anuais.

O avanço das cooperativas tem sido acompanhado de níveis elevados de NPS, acima da média das instituições financeiras tradicionais e em patamares muito próximos ao dos bancos digitais. No acumulado dos últimos 12 meses, as cooperativas, combinadas, registraram NPS médio de 65, apenas 4 pontos atrás do banco líder em NPS.

A ênfase na qualidade do atendimento humano das cooperativas tem sustentado os bons resultados. A análise do NPS Prism mostrou que os clientes das principais cooperativas concentram boa parte de suas interações com o banco através de seus gerentes e até diretamente nas agências, com níveis elevados de satisfação.

Cinco pontos para entender o crescimento do setor:

Relacionamento próximo: Alta capilaridade e presença em regiões do interior e de menor densidade; proximidade do cliente e senso de pertencimento e comunidade; flexibilidade de atuação na ponta

Vantagens do cooperativismo: discurso comercial explorando benefícios do cooperativismo como distribuição das “sobras” e  taxas atrativas

Diminuição do gap digital e alavancagem do canal humano: melhora da experiência digital aliada a uma excelente experiência pessoal e na agência

Fechamento do gap de produtos: oferta de cooperativas evoluíram de maneira significativa nos últimos anos e já se aproxima da oferta de bancos para clientes PF e PJ

Consolidação: movimentos de incorporação das cooperativas singulares geram mais competitividade e escala

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.