A psicanalista e comunicadora, Elisama Santos, e o sociólogo, Gustavo Brito, foram, respectivamente, responsáveis pelas palestras durante a manhã do segundo dia do evento. Foto: Eduardo Rocha

CONGREGARH: conversas difíceis e aprendizagem contínua são temas debatidos

A manhã do segundo dia de atividades no CONGREGARH 2025, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) e reconhecido como o principal evento de Gestão e Pessoas do Sul do Brasil, contou com debates acerca de relevantes temáticas. A psicanalista e comunicadora, Elisama Santos, foi responsável por ministrar a apresentação sobre “Escuta e conversas corajosas”. Já o Chief Learning Officer (CLO) da Cognita Learning Lab, Gustavo Brito, palestrou sobre “Como a aprendizagem pode contribuir para cenários caóticos”. O evento tem como tema principal “Entre o caos e a consciência” e acontece até amanhã (19), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.

Autora de nove livros, Elisama Santos, conceituou que conversas difíceis são necessárias e não se tornarão fáceis por qualquer motivo, o que muda, segundo ela, é a forma como lidar diante destas situações. “Quando nos sentimos acuados, tendemos a atacar e mostrar para a outra pessoa o quanto ela está errada por apenas discordarmos. Às vezes, o martelo funciona, mas existem outras ferramentas que podem também desempenhar melhor e de forma menos agressiva. Quando nos capacitamos, ampliamos a nossa caixa de ferramentas”, pontuou.

Atualmente, há um conflito geracional intenso nas organizações: pessoas com 30 anos de idade liderando profissionais com 30 anos de carreira. “São pessoas com valores totalmente diferentes, que não falam a mesma língua, entretanto, que precisam se entender”, relatou, complementando: “É preciso refletir sobre como escuto o que é importante para mim, antes de falar. As diferentes realidades permitem diferentes interpretações sobre o que a outra pessoa está falando. Ninguém escuta e entende a mesma coisa, pois as vivências influenciam no entendimento”, relatou. Como dica prática, Elisama indica que ao demandar, é importante fazer pedidos positivos, concretos e confirmar como foi o entendimento. “Não existe o óbvio, por mais claro que seja para você. Externe para as pessoas o que é importante, quais são as suas expectativas e confirme se a pessoa está satisfeita com a explicação feita, se podes contribuir de alguma outra forma para melhorar a compreensão. Se você não falar o que um relatório precisa conter para ser bom, a entrega será feita com o julgamento da outra pessoa sobre o que é a entrega adequada”, disse.

Por fim, Elisama falou sobre saúde mental e questionou se há entendimento dos profissionais sobre o assunto. “É importante essa resposta, pois sem compreensão, não saberemos quando estivermos doentes”, pontuou.

Já o sociólogo, Gustavo Brito, apresentou o dado de que na IBM, gigante da área de tecnologia, 94% das respostas, para perguntas tipicamente respondidas por profissionais de RH, são dadas por agentes de Inteligência Artificial. “Talvez sejamos a última geração a gerir pessoas. Logo, também serão geridos robôs nos times”, afirmou. Segundo o palestrante, não é possível virar o jogo ou adaptar-se ao formato atual sem que haja pensamento crítico, sistêmico e analítico na relação com a inovação. “Não podemos aceitar tudo o que a IA nos entrega sem ter um criterioso raciocínio acerca desta entrega. O problema não é mais no prompt, mas, sim, no que e como fazemos com as respostas que a tecnologia nos oferece”, ressalta.

Brito conceitua o momento atual como um pot-pourri de crises constantes, e destacou uma em especial,a da aplicabilidade do que se é aprendido. “Entre o caos e a consciência existe a educação. A ponte entre ambos é a aprendizagem contínua”, justifica, finalizando: “Não podemos achar que educação contínua na organização é um depósito de vídeos. Não se aprende apenas desta forma”.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.