Nesta sexta-feira (19), ocorreu o último dia do CONGREGARH 2025, que aconteceu no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O turno da tarde contou com a palestra “O que vem depois do sucesso?”, apresentada pelo ator Leonardo Miggiorin e com o painel internacional “Saúde Social: a peça-chave para viver mais, com saúde e felicidade”, ministrado pela cientista social Kasley Killam.
Leonardo Miggiorin iniciou seu painel interagindo com o público e questionando o significado de sucesso. Para ele, o mundo corporativo traz paradoxos para esse conceito, por estimular as pessoas a sacrificar valores e até mesmo a própria saúde em nome da ascensão. “Nesse mundo produtivo, nada nunca é o suficiente. Diante disso, temos que buscar o nosso propósito e o que é sucesso pra si mesmo”, disse.
Na última palestra do evento, Kasley Killam explicou como a saúde social leva à resiliência, ao desempenho e à prosperidade. Ela compartilhou estudos que concluíram que há uma ligação entre a conexão humana e a longevidade, a qualidade de vida e o reforço do sistema imunológico. “A saúde é sustentada por pilares. O aspecto social era o que faltava e é o que se junta à saúde física e mental”, afirmou.
A cientista social destacou a necessidade de introduzir esse conceito no local de trabalho. Ela comentou que a saúde social é boa para os negócios e que líderes que pensem sobre isso irão aprimorar as suas equipes. Kasley também indicou que fazer as pessoas se sentirem bem-vindas desde o início de suas trajetórias em uma empresa, investir em encontros mais profundos e criar conexões mais humanas são algumas das estratégias para começar a implementar essa lógica nas empresas. “No lugar de ver a saúde social como um problema, devemos analisar como uma oportunidade”, ressaltou.