Foto: divulgação

Conferência Anprotec: Premiação CERNE reconhece excelência em incubação de empresas

A cerimônia de encerramento da 35ª Conferência Anprotec, realizada nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu, celebrou as instituições que alcançaram a certificação CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), referência nacional em boas práticas de incubação e aceleração de empresas inovadoras.

A certificação CERNE, metodologia desenvolvida pela Anprotec em parceria com o Sebrae, estabelece patamares de maturidade para incubadoras e aceleradoras, promovendo a melhoria contínua dos processos e aumentando as chances de sucesso dos empreendimentos apoiados. O reconhecimento dessas instituições reforça o papel estratégico dos ambientes de inovação no desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil.

Novos certificados CERNE 1

Cinco instituições receberam a certificação inicial do modelo CERNE, demonstrando a consolidação de seus processos de incubação:

Instituto Caldeira
Programa de Incubação do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto (Centro Incubadores de Empresas Prof. Rui Dezani e Karina Bolçone)
Incubadora de Empresas do IFAM Ayty
Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (INUEA) Manaus
Incubadora de Empresas da Universidade do Estado do Amazonas (INUEA) Itacoatiara

CERNE 2

No nível CERNE 2, três instituições foram reconhecidas pela evolução de suas práticas:

Base 27
Incubadora Tecnológica do Campus João Câmara do IFRN (ITJC)
Aceleradora do BH-TEC

CERNE 3

Já no CERNE 3, a certificação foi conquistada por:

Incubadora do Parque Tecnológico e Científico da Universidade Federal de Pernambuco
Incubadora Tecnológica da UNISC (ITUNISC)

Excelência no CERNE 4

O mais alto nível de certificação, CERNE 4, foi alcançado por cinco instituições que se consolidam como referências nacionais em incubação e aceleração:

Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (INCAMP)
Programa de Incubação do Metrópole Parque
Incubadora USP/IPEN
Aceleradora Habitat SENAI
Incubadora de Base Tecnológica do CRITT UFJF

Sobre a 35ª Conferência Anprotec

A 35ª Conferência Anprotec acontece de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”. O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A realização local é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.