Foto: divulgação

Conferência Anprotec 2025 é aberta em Foz do Iguaçu

Com um auditório lotado e mais de 1.050 participantes inscritos, número recorde em suas 35 edições, a Conferência Anprotec 2025 foi oficialmente inaugurada na noite desta segunda-feira (13), no Rafain Palace Hotel & Convention. Realizada pela primeira vez na região Oeste do Paraná, a conferência reúne, até o dia 16 de outubro, representantes de parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, universidades, empresas e governos de todo o país, sob o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades nacionais e estaduais que ressaltaram o papel estratégico do Paraná no cenário brasileiro de ciência, tecnologia e inovação, celebrando as parcerias entre governos, universidades e setor privado como motor do desenvolvimento nacional. O evento é promovido pela Anprotec e pelo Sebrae, em parceria com o Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), a Fundação Araucária, a Unioeste e o Governo do Estado do Paraná.

Boas-vindas e parcerias institucionais

As boas-vindas foram dadas por Victor Donaduzzi, presidente do Iguaçu Valley, ecossistema regional que integra 54 municípios do Oeste do Paraná. Donaduzzi saudou os participantes afirmando que a região é “uma das mais pujantes do país” e que “a inovação é o motor desse desenvolvimento”.

A parceria histórica entre Sebrae e Anprotec foi lembrada em mensagem de vídeo por Bruno Quick, diretor do Sebrae Nacional, que definiu a relação como “uma aliança duradoura voltada a fortalecer e tornar mais coesos, interativos e dinâmicos os ecossistemas de inovação”. Em seguida, César Reinaldo Rissete, diretor técnico do Sebrae Paraná, destacou a longevidade e a relevância da associação. “Chegar aos 35 anos não é simples. Exige muito empenho, muitas parcerias e inovação”, afirmou.

Guilherme Coutinho Calheiros, diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, ressaltou o papel de liderança da Anprotec na articulação dos ambientes de inovação no Brasil. Já André Cássio, superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da Finep, destacou os investimentos recentes na infraestrutura de pesquisa e empreendedorismo inovador: “A Finep investiu, nos últimos quatro anos, 646 milhões de reais em parques tecnológicos. Nos últimos dez anos, foram mais de um bilhão e meio aplicados em parques, centros de inovação e startups”.

Protagonismo local e estadual

Representando o prefeito de Foz do Iguaçu, Silvio Cunha, o secretário municipal de Inovação, Luiz Teixeira, afirmou que o município vive um novo momento, com um ecossistema baseado em tecnologias emergentes. “O prefeito implantou um modelo moderno, cuja base é a inteligência artificial, especialmente a inteligência artificial agêntica, a classe de IA mais transformadora que temos”, disse.

O vigor do movimento paranaense foi enfatizado por Fátima Pissarra, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Araucária, ao afirmar que “nunca houve, no estado, um ambiente tão propício à ciência e à inovação”. Ela destacou que o avanço é resultado de lideranças comprometidas e de políticas que estimulam e cobram resultados.

O reitor da Unioeste, professor Alexandre Almeida, reforçou a integração entre universidades, governo e setor produtivo, observando que “o Paraná consolidou um verdadeiro sistema, no qual as instituições de ensino superior atuam de forma coordenada com o Estado para promover a inovação”. A criação do Separtec foi relembrada por Francisco de Assis Inocente, da Secretaria da Fazenda, que resumiu: “Para inovar, nós precisamos ousar. E nesse momento nós ousamos”.

Paraná vive uma revolução em ciência e tecnologia

O secretário de Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, abriu sua fala citando o Padre Antônio Vieira: “Nós somos o que fazemos. O que não se faz, não existe.” Ele afirmou que o cumprimento das determinações constitucionais tem gerado uma verdadeira revolução no estado. “Temos tecnologia e infraestrutura, mas o maior ativo que possuímos são as pessoas que constroem, com talento e coração, a inovação do Paraná e do Brasil”, disse.

Representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, reforçou que o Paraná vive atualmente o melhor momento de sua história em ciência, tecnologia e inovação. Segundo ele, o Estado multiplicou por dez os recursos destinados à área e saltou do sexto para o terceiro lugar no ranking nacional de inovação. “Temos no Paraná 490 ambientes promotores de inovação credenciados junto ao Separtec. É nesses ambientes que depositamos nossa esperança de construir uma sociedade do conhecimento”, declarou.

Compromisso federal com a inovação

Representando a ministra Luciana Santos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel Gomes de Almeida Filho, destacou o compromisso do governo federal com o fortalecimento dos ambientes de inovação. “A inovação passou a ocupar um espaço central na agenda nacional e é essencial para o crescimento do país”, afirmou.

Segundo ele, os investimentos em ciência, tecnologia e inovação cresceram seis vezes nos últimos três anos. “A Finep investiu cerca de R$ 650 milhões em parques tecnológicos apenas no último ano. A nova indústria do Brasil precisa ter como base a produção de conhecimento e a transformação desse conhecimento em tecnologia e desenvolvimento sustentável”, disse.

Declaração de abertura e números históricos

Encerrando a cerimônia, a presidente da Anprotec, Adriana Ferreira de Faria, declarou oficialmente aberta a 35ª Conferência. Em um discurso emocionado, ela celebrou a presença recorde de público e a trajetória coletiva da associação. “Que alegria ter um auditório deste tamanho lotado. Nós somos uma tribo, andamos em bando. Isso é muito emocionante”, disse.

Adriana relembrou seus mais de 20 anos de participação na Anprotec e destacou a dimensão do ecossistema brasileiro: o país conta com 64 parques tecnológicos em operação, 42 em implantação, 7 em planejamento, 250 incubadoras e mais de 70 aceleradoras. “Tudo o que vivemos hoje em termos de políticas de ciência, tecnologia e inovação tem, de alguma forma, o DNA da Anprotec”, afirmou.

A presidente também compartilhou os números recordes da edição 2025: mais de 1.050 participantes, 200 trabalhos submetidos à Chamada de Trabalhos e 15 finalistas no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador. “Isso faz desta a maior conferência já realizada pela Anprotec”, observou.

Ao agradecer aos parceiros e apoiadores, Adriana destacou a importância de manter o olhar voltado à inovação e ao empreendedorismo de base tecnológica como caminho para o futuro. “Sem inovação e sem empreendedorismo de base tecnológica, não há desenvolvimento possível”, afirmou. Em um clima de celebração, convocou a equipe da Anprotec e os parceiros ao palco e encerrou sob aplausos: “Viva a inovação, viva o empreendedorismo, viva o Estado do Paraná!”.

Sobre a 35ª Conferência Anprotec

A 35ª Conferência Anprotec acontece de 13 a 16 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “Ecossistemas colaborativos e integrados à inovação global”. O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A realização local é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.