Uma das maiores incorporadoras de capital fechado do país, a Plaenge fechou contrato com a Pininfarina para diversos empreendimentos, que ultrapassam R$ 2,5 bilhões em Valor Geral de Vendas - Crédito: Plaenge

Comitiva vai à sede da Pininfarina na Itália para nova era do design colaborativo

Lideradas pela Molegolar, principais empresas brasileiras dos setores imobiliário, além de mobilidade e industrial vão à Itália para fomentar negócios com icônica casa de design Pininfarina

Uma comitiva de líderes empresariais brasileiros, liderada pela empresa de inteligência arquitetônica pernambucana Molegolar, embarca para a Itália em uma missão estratégica para aprofundar o conceito de design colaborativo de alto padrão no Brasil. O grupo, formado por algumas das maiores incorporadoras do país, além de empresas líderes nos segmentos de mobilidade, náutico, móveis e design, explorará oportunidades de colaborações com o estúdio de design nº 1 do mundo, a Pininfarina.

A missão, que acontece em Turim neste mês de junho, busca fortalecer a já significativa presença da Pininfarina no Brasil e reforçar o papel do país como um importante centro de design e inovação, fomentando um ecossistema de cross-fertilization que beneficia diversos setores da indústria brasileira. Com experiência em arquitetura, design industrial, produto, náutico e mobilidade, além do automotivo, a Pininfarina traz uma abordagem holística que é cada vez mais procurada em vários setores. O mercado brasileiro de residências de alto padrão, por exemplo, tem registrado um crescimento significativo em projetos de design colaborativo, onde a participação da Pininfarina é uma vantagem competitiva importante, agregando valor aos empreendimentos e velocidade na comercialização das unidades. Mas as oportunidades vão além do setor imobiliário.

“Essa missão à Pininfarina, na Itália, simboliza mais do que uma imersão em design e inovação; é um movimento estratégico para fortalecer a cultura de colaboração entre as maiores incorporadoras do Brasil e os principais fornecedores globais. Desde que iniciamos nossa parceria com a Pininfarina, em 2018, acompanhamos e impulsionamos juntos a evolução do design imobiliário no país — e agora ampliamos essa troca, promovendo um valioso benchmarking internacional que, tenho certeza, resultará em projetos ainda mais relevantes, sofisticados e sustentáveis para o nosso mercado”, afirma Saulo Suassuna Filho, CEO-Founder da Molegolar.

Durante os cinco dias de visita, a comitiva brasileira participará de uma grande agenda imersiva de networking, compartilhamento de conhecimento e exploração das melhores práticas em arquitetura, mobilidade, desenvolvimento de produtos e storytelling de marcas, características que marcam o design da Pininfarina. Ao reforçar as parcerias intersetoriais, a missão não apenas aumenta a visibilidade do Brasil no mercado global de luxo, mas também estimula o crescimento de setores adjacentes, como design náutico, móveis de alta qualidade e ambientes internos inovadores.

A Pininfarina é pioneira no setor de design, sendo consistentemente classificada entre as principais casas de design do mundo, com o Brasil emergindo como um mercado chave. Em 2016, a Pininfarina estreou no cenário imobiliário brasileiro com o Cyrela by Pininfarina, um projeto que rapidamente se tornou um marco na paisagem arquitetônica de São Paulo e o metro quadrado mais valorizado do país na época. “A parceria com a Pininfarina nesse empreendimento proporcionou a Cyrela uma reinserção ao mercado de luxo em São Paulo. Além da repercussão da marca, esse reposicionamento nos encorajou a fazer outros projetos icônicos. O Cyrela by Pininfarina foi o precursor de uma história de sucesso e de uma relação muito próxima entre as duas marcas”, afirma Carlo Belluzzo, Gerente Geral Comercial da Cyrela.

Ao contrário das parcerias tradicionais que apenas licenciam uma marca, a Pininfarina lidera ativamente o design e a visão arquitetônica dos empreendimentos em que colabora. Esses projetos trazem uma identidade visual única, exclusividade e sofisticação que refletem a essência do legado da Pininfarina. Mais do que uma assinatura de luxo, o estúdio oferece soluções que elevam tanto o ambiente construído quanto seu contexto na paisagem urbana.

Desde 2018, a Molegolar tem contribuído para a expansão da Pininfarina no Brasil por meio de consultoria estratégica e articulação de parcerias. Desde então, a marca italiana reforçou sua atuação no país, marcando presença nas cinco regiões e somando mais de 30 projetos de alto padrão. Conhecida por suas soluções arquitetônicas para flexibilidade e eficiência, e por conectar marcas internacionais ao mercado local, a Molegolar já se envolveu com mais de 700 incorporadoras em mais de 27 países, articulando colaborações com a Pininfarina principalmente no mercado imobiliário, mas também náutico, industrial e moveleiro.

“Realizar essa missão é a concretização de um sonho antigo: levar os principais players do setor ao lendário estúdio italiano, proporcionando uma imersão no legado e na história da marca — que celebra 95 anos — na região onde ela nasceu”, afirma Pedro Macêdo, COO da Molegolar. “Nosso objetivo é fortalecer e aproximar esse ecossistema exclusivo de empresas visionárias, oferecendo experiências memoráveis que reverberam de forma marcante em todos os envolvidos e despertem novas ideias, negócios e projetos colaborativos.”

Design que gera resultados

Além de posicionar o mercado de luxo brasileiro entre os mais dinâmicos do mundo, a presença da Pininfarina tem sido decisiva para impulsionar a performance de vendas, a valorização dos imóveis e a visibilidade institucional dos projetos.

De acordo com estudo realizado pela Savills, empresa global que atua em diversos segmentos do mercado imobiliário, o modelo de branded residences gera um incremento de até 63% nos preços dos imóveis na América Latina, uma valorização acima da média global de 30% e dos 16% da América do Norte. “A confiança associada à garantia de qualidade, exclusividade e segurança, contribuirá para sustentar e manter a impressionante trajetória do modelo”, destaca o estudo.

A Plaenge, uma das maiores construtoras de capital fechado do Brasil, assinou um contrato para vários projetos com a Pininfarina, que contempla empreendimentos em diversas cidades e soma R$ 2,5 bilhões em Valor Geral de Vendas.”O design, a tecnologia e o conforto fazem parte de um ecossistema de prestígio que repercute tanto nos clientes quanto nos investidores”, aponta Luiz Gustavo Salvático, Diretor de Unidade de Negócio da Plaenge. Em 2024, a companhia alcançou um crescimento médio anual de 36% em seu VGV, impulsionada pelos projetos assinados pela Pininfarina.

Já a Quadra Engenharia, que prepara o lançamento de dois produtos assinados pela Pininfarina no luxuoso bairro de Umarizal, em Belém, concretizou 60% das vendas 60 dias após o anúncio de lançamento. “Iniciativas como o desenvolvimento de um branding proprietário, investimentos consistentes em design de interiores assinados e uma curadoria minuciosa da experiência do cliente têm ampliado significativamente nossa visibilidade institucional. Esse movimento estratégico se reflete diretamente na performance de vendas”, explica Felipe Couceiro, diretor operacional da Quadra.

A Pasqualotto&GT, responsável por empreendimentos icônicos com a marca em Balneário Camboriú, como o Yachthouse by Pininfarina e La Città by Pininfarina, destaca que esses projetos rapidamente se tornaram símbolos de inovação e sofisticação, elevando o mercado de luxo no sul do país. “É a materialização de um sonho e a promessa de excelência executiva, que atrai um público exigente e gera forte apelo para investidores”, explica Bruno Pardo, Diretor de Incorporação da GT Home.

Em Florianópolis, a incorporadora AMS fez história com o Signature Design by Pininfarina, o primeiro projeto imobiliário do estúdio italiano na cidade. Durante o pré-lançamento, ele bateu recordes de preços locais, chegando a R$ 42.000 por metro quadrado. “O envolvimento da Pininfarina foi decisivo. O reconhecimento internacional da marca agrega valor real e acelera as decisões do comprador”, disse Stenio Ferreira, sócio da AMS.

Além de aprimorar a presença do Brasil no mercado imobiliário de luxo, a abordagem multidisciplinar da Pininfarina tem se mostrado eficaz em várias verticais – incluindo design náutico, industrial e de produtos – onde sua criatividade e conhecimento técnico geram resultados comerciais no mundo real.

“A Pininfarina é uma referência global em design sofisticado, atemporal e funcional. Essa parceria com a NX Boats representa um diferencial valioso para nossos clientes: embarcações que vão além da performance e da tecnologia de ponta, elas carregam uma assinatura de design reconhecida mundialmente. A NX44 Design by Pininfarina traduz inovação, engenharia e emoção em cada curva”, explica Jonas Moura, CEO da NX Boats.

Com apelos distintos para cada público – status e personalização para o morador, valorização e liquidez para o investidor, e diferenciação estratégica para a incorporadora –, a abordagem da Pininfarina está provando ser uma poderosa alavanca de inovação no mercado de alto padrão brasileiro. Essa missão à Itália marca não apenas uma profunda conexão com o legado do design europeu, mas também o início de um novo capítulo de sofisticação, integração e ambição no ecossistema de luxo do país.

“Celebrar os 95 anos da Pininfarina abrindo as portas do nosso escritório em Cambiano é uma honra imensa. Mais do que uma história de design e inovação, é uma jornada de valores e visão. Receber parceiros e amigos do Brasil para conhecer ícones como nosso túnel de vento, os concept cars, o Battista e o nosso legado com a Ferrari é compartilhar a essência da Pininfarina. Meu agradecimento especial à Molegolar, por tornar esse momento possível”, afirma Paolo Trevisan, Vice-Presidente de Design da Pininfarina.

Participam do projeto as incorporadoras Suassuna Fernandes Engenharia, Cyrela, Plaenge, Quadra Engenharia, GTHome, Record, Cavalcante & Rolim, Santa Maria, AMS, Setai. Empresas de outros segmentos também se juntaram à missão, como a Hunter Douglas, NX Boats, Green House, Ezycolor e Florense.

A missão tem patrocínios de Hunter Douglas, NX Boats, Quadra Engenharia, GreenHouse e Ezycolor.

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.