Comissão jurídica da Farsul debate os efeitos da reforma tributária

O encontro virtual contou com a participação de diretores, presidentes de sindicatos rurais, advogados e contadores que acompanharam as palestras de forma online. - Emerson Foguinho / Divulgação Sistema Farsul
A Comissão de Assuntos Jurídicos da Farsul realizou, na terça-feira (18), evento para discutir os efeitos e impactos da reforma tributária no setor.

A primeira convidada, Viviane Faulhaber, assessora jurídica da CNA, apresentou detalhes dos desafios da implementação da reforma. Segundo Viviane, a partir de janeiro de 2026, o novo sistema já começa a ser usado em fase de teste, com implementação a partir de 2027.

Viviane destacou alguns pontos que impactam diretamente as finanças dos produtores, como o sistema de split payment, que afeta operações dependentes de capital de giro, e possíveis revisões de estruturas societárias decorrentes da reforma.

O segundo convidado, Hugo Monteiro Cunha, contador e autor do livro “Guia da Gestão Rural”, trouxe informações sobre os impactos da reforma nos contratos de arrendamento e parcerias no setor. Cunha pontuou que, com a reforma, existirá um maior acompanhamento dos números e aumento da fiscalização pela receita, além de uma demanda operacional mensal por parte do produtor. Também destacou que vai haver necessidade de uma normatização específica para parcerias.

O coordenador da Comissão e diretor jurídico da Farsul, Nestor Hein, avalia positivamente a reunião. “Foram duas importantes palestras sobre os temas ligados à reforma tributária e as novidades que teremos em relação aos contratos agrários. A doutora Viviane fundamentou toda essa reforma tributária brasileira, que vai trazer grandes modificações para os produtores em termos de burocracia, de mudanças muito severas e bastante profundas em relação ao sistema de recolhimento e compensação de tributos”, descreveu.

“O doutor Hugo foi mais específico em relação aos contratos agrários, as mudanças na tributação desses contratos de arrendamento e de parceria. Os acréscimos que teremos na tributação, a necessidade das compensações que serão feitas, necessidade de estudar muito bem o tipo de contrato agrário que se quer firmar e fixar”, prosseguiu.

Hein destaca que a intenção é que a dupla de palestrantes participe de eventos presenciais pelo estado. “A nossa avaliação é de que foi uma escolha feliz esses dois palestrantes e o tema de extrema urgência. Estamos sugerindo ao Senar-RS, inclusive, que contrate essas pessoas para eventuais palestras com participação do público já a partir do mês de janeiro aqui no Rio Grande do Sul”, concluiu.

As apresentações na íntegra podem ser conferidos no Youtube da Farsul

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

https://brasilinovador.com.br
https://brasilinovador.com.br/guia

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.