Iniciativa está na 12ª edição e é reconhecimento aos profissionais e instituições que mais impactaram o setor orizícola no ano. Foto: Emerson Foguinho / Divulgação Sistema Farsul
A comissão do arroz da Farsul promoveu, na quinta-feira (12), a entrega do Troféu Solução, premiação tradicional no setor arrozeiro, que reconhece o trabalho e empenho de produtores e parceiros durante o ano.
O coordenador da Comissão e Diretor Administrativo da Farsul, Francisco Schardong, destacou que nos 28 anos de existência da Comissão do Arroz, muito foi feito em prol do setor, desde tratoraços no governo FHC até o momento atual, que o dirigente definiu como difícil. “Nosso passado foi de muita luta, e conseguimos o que precisávamos. O primo pobre da cesta básica passa por um momento difícil, mas é um momento que tenho certeza de que vamos superar”, declarou.
O Primeiro Vice-Presidente da Farsul, Elmar Konrad, defendeu o trabalho realizado pela Farsul na busca por soluções para a crise financeira que assola o produtor rural. “O produtor seguro significa um município, um estado e um país seguros. O problema do RS hoje não é mais técnico, é político, e nós vamos buscar aquilo que merecemos e precisamos para realizar nosso papel”.
Cláudio Rocha, Diretor Técnico do Senar-RS, reforçou a importância do trabalho em conjunto para resolver os problemas do campo. “Nós podemos avançar sozinhos, mas em grupo o avanço é mais consistente, é maior. Assis Brasil disse que a lavoura e a criação andam juntas, e é nossa convicção que hoje o agro e o meio ambiente também são irmãos e sócios inseparáveis.”
O deputado estadual Marcus Vinicius recebeu uma placa em homenagem ao seu trabalho na Assembleia Legislativa em defesa da cadeia orizícola.
Também estiveram presentes na cerimônia os secretários da Agricultura, Edvilson Brum, e Desenvovliemnto Econômico, Ernani Polo, os diretores da Farsul, José Alcindo Ávila, Fabio Avancini Rodrigues, Fernando Rechsteiner, José Aurélio Silveira e Jefferson Camozzato, a diretora de Administração e Finanças do Senar-RS, Fabiana Flores, o economista Chefe da Farsul, Antonio da Luz, o presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Henrique Dornelles, o presidente da Federarroz, Denis Dias Nunes,e o presidente do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambara, Eduardo Terra Peixoto.
Confira a lista dos agraciados com o Troféu Solução
Eduardo Rodrigues Muñoz – Engenheiro agrônomo, técnico agrícola e pós-graduado em gestão de pessoas, nasceu em Pelotas, em uma família de produtores rurais.Iniciou sua carreira profissional nas Granjas 4 Irmãos como gerente de produção e, em 2010, fundou a Porteira Adentro Consultoria Agrícola, empresa que hoje lidera como CEO. É responsável pelo Programa de Pesquisa e Inovação da Porteira Adentro que há doze anos gera informações técnicas aos produtores sobre as lavouras de arroz e soja no Rio Grande do Sul e no Uruguai.
Clarissa Rohde Lopes Peixoto – Engenheira Agrônoma, é diretora geral do Grupo Pitangueira e representa a Sociedade Rural Brasileira na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz do Ministério da Agricultura e Pecuária. Clarissa também é Presidente da Conexão Delta G, Vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford – ABHB, Integrante da diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Percheron, Conselheira no IRGA e integrante do Conselho Fiscal da Federarroz, tendo recebido a homenagem Troféu Pá do Arroz, como Produtora Destaque, em 2023.
Eduardo Bonotto – Natural de São Borja, é Presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz – o Irga, onde atua no fortalecimento de toda a cadeia orizícola. Foi por duas vezes prefeito de seu município natal, pelo Partido Progressista, onde tornou-se o prefeito mais jovem da história e, também, o mais votado. Também presidiu a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) na gestão 2021-2022. É bacharel em Direito, e atua como corretor de seguros e corretor de imóveis.
Marjorie Kauffmann – Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul desde 2022, é engenheira florestal pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento do Centro Universitário Univates. Possui doutorado em Geociências pela Unicamp, e cursou pós-doutorado no Centro Universitário Univates. Foi diretora da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Lajeado, diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam. Na Expointer de 2022, foi homenageada com a medalha Assis Brasil.
Carlos Joel da Silva – Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS, Carlos Joel da Silva é uma das lideranças da agricultura e pecuária familiar no estado. Produtor rural, é filho de agricultores e iniciou sua trajetória pública no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul. Foi também vereador e secretário no município e hoje está em seu terceiro mandato como presidente da FETAG. Também faz parte do Fórum Nacional de Integração do Tabaco e é diretor efetivo da Afubra.