Foto: divulgação

Cofundadora de startup do Tecnopuc está entre as 100 pessoas mais influentes em IA

Ana Helena Ulbrich, cofundadora e CEO da startup NoHarm.ai, deep tech que faz parte da comunidade Tecnopuc e é vinculada ao NAVI – Hub de IA e Ciência de Dados do Parque e Wisidea, foi listada entre as 100 pessoas mais influentes em Inteligência Artificial no mundo em 2025 pela revista Time, ao lado de nomes de peso como Elon Musk e Mark Zuckerberg. A executiva que figura na categoria “Inovadores”, desenvolveu, ao lado de Henrique Dias, a NoHarm.ai uma plataforma de inteligência artificial que revoluciona a farmácia clínica, oferecendo suporte crucial na análise de prescrições médicas.

A criação da NoHarm.ai se deu na conexão entre pesquisa científica e mercado, que o Tecnopuc e a PUCRS promovem a partir de iniciativas que possibilitam a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em programas, eventos, projetos e disciplinas voltados a oferecer uma experiência empreendedora com foco na inovação.

Flavia Fiorin, diretora do Tecnopuc, celebra o reconhecimento de Ana Helena: “É um exemplo que inspira e demonstra como um ecossistema conectado é capaz de transformar pesquisa de ponta em impacto real para as pessoas. É isso que buscamos fazer aqui no Tecnopuc”. Ana Helena reforça a importância desse apoio: “O Tecnopuc e o NAVI tiveram um papel fundamental nessa trajetória, proporcionando um ambiente de conexões valiosas e aprendizados enriquecedores”.

A inspiração para a NoHarm.ai surgiu da própria experiência de Ana Helena, que é mestre e doutora em química e especialista em segurança do paciente. Trabalhando como farmacêutica no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, ela percebeu que a sobrecarga de trabalho gerava riscos para os pacientes. Essa inquietação a levou a buscar a ajuda de seu irmão, o cientista de dados Henrique Dias, que na época fazia doutorado na PUCRS. Juntos, eles fundaram a startup em 2019 com a missão de garantir a segurança dos pacientes. “A NoHarm.ai nasceu da necessidade de garantir a segurança do paciente. Nosso objetivo é impactar o sistema de saúde como um todo, melhorar do SUS ao atendimento privado usando a ciência para garantir a qualidade e eficiência dos serviços”, destaca Ana.

A trajetória da NoHarm.ai já rendeu diversos reconhecimentos e investimentos importantes de instituições como a Bill & Melinda Gates Foundation, CNPq, BNDES e UMANE. Além disso, a empresa já recebeu prêmios internacionais, como três Google Latin America Research Awards (LARA) e o Llama Impact Innovation Awards, da META, validando seu crescente impacto global.

Sobre a NoHarm.ai
A plataforma da NoHarm.ai ajuda a organizar medicamentos, revisar receitas e sinalizar potenciais riscos para os pacientes, evitando problemas graves como erros de dosagem e desperdício de insumos. Atualmente, a empresa emprega uma equipe de 20 pessoas e atende mais de 200 hospitais, clínicas e centros de saúde em três estados brasileiros. Mais de 5 milhões de receitas são analisadas mensalmente com a ajuda da ferramenta, impactando positivamente a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.