Ana Helena Ulbrich, cofundadora e CEO da startup NoHarm.ai, deep tech que faz parte da comunidade Tecnopuc e é vinculada ao NAVI – Hub de IA e Ciência de Dados do Parque e Wisidea, foi listada entre as 100 pessoas mais influentes em Inteligência Artificial no mundo em 2025 pela revista Time, ao lado de nomes de peso como Elon Musk e Mark Zuckerberg. A executiva que figura na categoria “Inovadores”, desenvolveu, ao lado de Henrique Dias, a NoHarm.ai uma plataforma de inteligência artificial que revoluciona a farmácia clínica, oferecendo suporte crucial na análise de prescrições médicas.
A criação da NoHarm.ai se deu na conexão entre pesquisa científica e mercado, que o Tecnopuc e a PUCRS promovem a partir de iniciativas que possibilitam a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em programas, eventos, projetos e disciplinas voltados a oferecer uma experiência empreendedora com foco na inovação.
Flavia Fiorin, diretora do Tecnopuc, celebra o reconhecimento de Ana Helena: “É um exemplo que inspira e demonstra como um ecossistema conectado é capaz de transformar pesquisa de ponta em impacto real para as pessoas. É isso que buscamos fazer aqui no Tecnopuc”. Ana Helena reforça a importância desse apoio: “O Tecnopuc e o NAVI tiveram um papel fundamental nessa trajetória, proporcionando um ambiente de conexões valiosas e aprendizados enriquecedores”.
A inspiração para a NoHarm.ai surgiu da própria experiência de Ana Helena, que é mestre e doutora em química e especialista em segurança do paciente. Trabalhando como farmacêutica no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, ela percebeu que a sobrecarga de trabalho gerava riscos para os pacientes. Essa inquietação a levou a buscar a ajuda de seu irmão, o cientista de dados Henrique Dias, que na época fazia doutorado na PUCRS. Juntos, eles fundaram a startup em 2019 com a missão de garantir a segurança dos pacientes. “A NoHarm.ai nasceu da necessidade de garantir a segurança do paciente. Nosso objetivo é impactar o sistema de saúde como um todo, melhorar do SUS ao atendimento privado usando a ciência para garantir a qualidade e eficiência dos serviços”, destaca Ana.
A trajetória da NoHarm.ai já rendeu diversos reconhecimentos e investimentos importantes de instituições como a Bill & Melinda Gates Foundation, CNPq, BNDES e UMANE. Além disso, a empresa já recebeu prêmios internacionais, como três Google Latin America Research Awards (LARA) e o Llama Impact Innovation Awards, da META, validando seu crescente impacto global.
Sobre a NoHarm.ai
A plataforma da NoHarm.ai ajuda a organizar medicamentos, revisar receitas e sinalizar potenciais riscos para os pacientes, evitando problemas graves como erros de dosagem e desperdício de insumos. Atualmente, a empresa emprega uma equipe de 20 pessoas e atende mais de 200 hospitais, clínicas e centros de saúde em três estados brasileiros. Mais de 5 milhões de receitas são analisadas mensalmente com a ajuda da ferramenta, impactando positivamente a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.