O governador do Piauí, Rafael Fonteles, solicitou, nesta terça-feira (1º), o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o desenvolvimento da infraestrutura no setor energético do Nordeste. Fonteles, que também é presidente do Consórcio Nordeste, destacou que a região é a maior produtora de energia renovável do Brasil, com destaque para a eólica e solar.
No entanto, tem enfrentado limitações na capacidade de escoamento eficiente da eletricidade gerada, devido às restrições de transmissão, resultando na exportação de todo excedente para fora do Nordeste.
“Precisamos aprimorar o abastecimento da infraestrutura do sistema elétrico no Nordeste para não perdermos as oportunidades de investimento na área da indústria verde. Por isso, o nosso pleito com o governo e que queremos somar forças junto à CNI, é para garantir que essa infraestrutura seja logo endereçada para que não percamos as oportunidades de investimento. Precisamos aprimorar a infraestrutura do sistema elétrico no Nordeste para que o excedente de energia limpa seja aproveitado por indústrias no próprio Nordeste”, destacou Rafael Fonteles.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, agradeceu a presença do governador do Piauí e disse que a Confederação está à disposição para tratar da agenda energética com o Consórcio Nordeste.
O diretor de Tecnologia e Inovação, Jefferson Gomes, também participou do encontro e disponibilizou a sua equipe técnica para dialogar na construção de estratégias para a infraestrutura energética. “O Consórcio Nordeste tem trabalhado para garantir a qualidade da energia elétrica para grandes projetos. Por exemplo, datacenters, a utilização de hidrogênio verde em indústrias de aço. E a nossa conversa foi para acelerar o processo de construção de infraestrutura, tanto para a transmissão de energia, quanto para a geração de energia”, concluiu Jefferson Gomes.
Por: Rafaella Feliciano
Foto: Gilberto Sousa
Da Agência de Notícias da Indústria