Posicionamento conjunto em apoio à retomada das negociações do Acordo de Parceria Econômica entre o Mercosul e o Japão foi apresentado durante encontro entre representantes dos governos e lideranças empresariais dos dois países. Gilberto Sousa/CNI

CNI: Brasil e Japão discutem expansão do comércio

Representantes dos governos brasileiro e japonês, e lideranças empresariais dos dois países, se reuniram nesta quinta-feira (11), em Brasília, para alinhar pleitos do setor produtivo. Debateram parcerias para a abertura de novas oportunidades de negócios que aproximem os dois países. O objetivo é impulsionar o comércio, os investimentos e a inovação.

Na reunião foi realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na ocasião, foi apresentado o posicionamento conjunto em apoio à retomada das negociações do Acordo de Parceria Econômica entre o Mercosul e o Japão, elaborado na 26ª Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão (Cebraj), que aconteceu terça-feira (9), em São Paulo.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e vice-presidente da CNI, Jamal Bittar, empresários dos dois países concordam que é preciso dar prioridade máxima para a retomada das negociações do Acordo de Parceria Econômica entre o Mercosul e o Japão.

“Entregamos aos governos brasileiro e japonês o documento em que reafirmamos o apoio ao acordo, que ampliará as relações comerciais e criará um ambiente mais previsível e favorável para os negócios nos dois países. Entendemos que a voz do setor privado é essencial para o avanço da integração bilateral”, destacou Jamal Bittar.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, representou o governo brasileiro e destacou a importância de fortalecer a cooperação econômica e ampliar as oportunidades de comércio e investimentos bilaterais. Pelo governo japonês, participaram integrantes do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI).

A especialista em Relações Externas da Vale, Alessandra Matos, relembrou que neste ano são celebrados os 70 anos de parceria comercial com o Japão.

“Essa relação de confiança e colaboração foi além dos negócios e se tornou parte essencial da história da Vale. Hoje, nossas prioridades comuns estão voltadas para inovação, tecnologia e descarbonização — áreas em que já desenvolvemos acordos e projetos conjuntos com siderúrgicas japonesas. Como presidente da seção brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão, reforçamos que a celebração desse legado deve abrir caminho para o futuro, com a retomada do Acordo de Parceria Econômica entre Japão e Mercosul, capaz de impulsionar novos investimentos e o crescimento sustentável das duas economias”, disse Alessandra Matos.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.