cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Grupo tem objetivo de dialogar com o setor produtivo e desenvolver capacidades para enfrentar desafios para a expansão da indústria

CNDI instala GT para desenho de novas cadeias produtivas no âmbito da Nova Indústria Brasil

O Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) instalou hoje, em reunião do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Grupo de Trabalho sobre Desafios de Adensamento das Cadeias Produtivas Prioritárias das Missões da Nova Indústria Brasil (NIB).

Presidindo a reunião, o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, ressaltou a importância de se ter cadeias produtivas bem desenhadas para que reflitam as complexidades da economia e permitam o enfrentamento dos desafios atuais. “O trabalho agora passa para uma fase de operacionalização. Já tivemos a definição das metas e a identificação das cadeias produtivas e, agora, é identificar medidas capazes de concretizar aquilo que o presidente Lula vem demandando: que sejamos capazes de alcançar os resultados estimados em cada uma das metas”, acrescentou.

Criado em outubro deste ano, o GT tem o objetivo de elaborar e coordenar medidas para o desenvolvimento de capacidades empresariais, produtivas e tecnológicas para enfrentar desafios específicos ligados às cadeias produtivas prioritárias das seis missões da NIB.

O secretário do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, que coordena o GT, evidenciou a importância do grupo de trabalho para ampliar o diálogo com o setor produtivo e estabelecer uma política industrial efetiva para seu desenvolvimento. “Na NIB, estabelecemos 18 cadeias produtivas, três para cada missão. Estamos agora numa segunda fase, em janeiro começa o diálogo de cada cadeia produtiva, para sabermos que medidas podem destravar novos investimentos e prosseguir na implementação da política industrial”, afirmou, lembrando que até o momento o setor privado já anunciou R$ 2,2 trilhões de investimentos, nas cinco missões anunciadas.

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Capelli, reforçou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo MDIC e pela agência para a implantação da NIB, especialmente as ações desenvolvidas no âmbito do CNDI. “Estamos encerrando um ano histórico para a indústria nacional. Gostaria de parabenizar pelo trabalho e deixar registrado que não há, dentro da missão institucional da ABDI, nada mais importante do que apoiar o MDIC na construção, na lapidação e na elaboração da Nova Indústria Brasil, que é um trabalho histórico para a indústria brasileira e para o Brasil”, afirmou.

O subsecretário de Programas das Áreas Econômicas e Especiais do Ministério do Planejamento e Orçamento, Hugo Torres do Val, disse na reunião que o tema neoindustrialização tem sido tratado com muita atenção pelo ministério e, por essa razão, a implantação do GT é vista com muito otimismo, pois permitirá um trabalho conjunto entre governo e sociedade. “Esse GT é necessário para poder adensar realmente as cadeias produtivas, verificar quais são as potencialidades e desenvolver o país de forma colaborativa”, afirmou.

Compõem o GT a Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial; Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento e Orçamento; Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Participaram ainda do encontro representantes de entidades e associações do setor produtivo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.