cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
Temas foram tratados na quinta (19), no último encontro do ano do Núcleo de Relações Internacionais.

CNA e federações debatem Acordo Mercosul-UE e relações comerciais com a China

Por CNA

O Núcleo de Relações Internacionais, formado por CNA e federações de agricultura e pecuária, se reuniu, na quinta (19), para debater o Acordo entre Mercosul e União Europeia e questões relativas à China.

O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação da Agricultura da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, fez a abertura do encontro e falou sobre a importância da pauta de exportação para o agronegócio brasileiro.

“Trabalhamos para diversificar e expandir as marcas brasileiras no mercado internacional. O principal objetivo do Agro.Br, por exemplo, é criar oportunidades para produtores de todos os tamanhos – desde os pequenos e médios até os grandes”, afirmou Gedeão.

Ele também destacou a atuação da CNA na presidência da Federação das Associações Rurais do Mercosul (FARM), com mandato até 2025. A FARM tem o objetivo de defender os interesses comuns de produtores rurais dos países da região.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, fez um balanço de 2024 e falou das perspectivas para 2025. Ela também avaliou o ponto de vista do produtor em relação ao acordo de livre comércio entre Mercosul e da União Europeia.

A diretora tratou, ainda, de alguns pontos do acordo e também falou sobre a preocupação do Brasil em relação ao Green Deal (Pacto Verde) e a legislação antidesmatamento (EUDR).

Segundo Mori, o mercado europeu é importante para ao agro brasileiro, sendo o segundo principal destino das exportações agropecuárias brasileiras. Só no passado, foram exportados US$ 25,5 bilhões.

O coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, fez um balanço das ações no decorrer do ano, como a ampliação das relações comerciais com países parceiros e realização de missões. “No próximo ano, vamos trabalhar para uma participação mais representativa nos organismos internacionais para contribuirmos com o debate”, destacou Spaniol.

A assessora de Relações Internacionais, Rosi Bandera, apresentou um balanço e falou das perspectivas do Agro.Br para 2025. O projeto é desenvolvido pela CNA em parceria com a ApexBrasil. “A novidade para o próximo ano é que teremos o Sebrae como parceiro. Cada instituição utilizará suas expertises para contribuir com o acesso de produtores aos mercados internacionais”, disse.

O assessor de Relações Internacionais, Pedro Rodrigues, abordou questões relativas à China. De acordo com ele, a China é o principal mercado para as exportações do agro brasileiro e responde por 36,2% do total (US$ 166,5 bilhões) e tende a aumentar.

A maioria dos produtos exportados são grãos e carnes. Rodrigues destacou que o consumo sofisticado da China tende a crescer em termos de poder aquisitivo, o que gera oportunidades para a diversificação de pauta e para o acesso de produtos não tradicionais no comércio internacional.

Participaram da reunião os presidentes de Federações da Agricultura e Pecuária de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, do Acre (Faeac), Assuero Veronez, e de representantes técnicos e líderes do setor.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.