cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
marcas-e-lideres-pix-midia-comunicacao-interna-imidia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil-inovador-4
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil

CCEE lança plataforma brasileira para a certificação de energia renovável

Solução vai promover o desenvolvimento do mercado de RECs no país e atrair investimentos de empresas em busca de uma operação com efeitos ambientais positivos

Em seu compromisso com uma transição energética justa e acessível, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE acaba de lançar a plataforma brasileira para a certificação de energia renovável. A solução vai promover o desenvolvimento do mercado de RECs no país, ampliando a credibilidade dos ativos emitidos, e contribuir com a atração de investimentos de empresas comprometidas com a economia verde.

Pioneiro no Brasil, o serviço centraliza dados de todas as usinas geradoras e de emissoras de certificações do país, assegurando a origem da energia utilizada para a criação dos ativos e garantindo a integralidade dos seus atributos ambientais. Um dos principais objetivos é evitar a dupla contagem, ou seja, o uso de um mesmo montante de energia para a emissão de mais de um certificado. Ao resolver esse desafio global e afastar a possibilidade de greenwashing, a CCEE vai garantir a rastreabilidade das certificações e fortalecer o mercado de Certificados de Energia Renovável.

Para se ter uma ideia do potencial do segmento, a Câmara estima que cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil já vêm de fontes como eólicas, solares, hidrelétricas e a biomassa. Em 2021, menos de 2% desta energia renovável era certificada. Em 2022 esse percentual avançou para 4% e, em 2023, saltou para 6,9%. De acordo com projeções da CCEE, esse resultado poderia chegar até 50%.

Para a CCEE, o desenvolvimento deste setor ajuda a ampliar a atração de investimentos ao país de empresas em busca de compensação segura para impactos ambientais. “Acreditamos que a plataforma brasileira para a certificação de energia renovável será um fator de crescimento do mercado, um diferencial para o desenvolvimento da nossa economia e um impulso efetivo para que o Brasil exerça o papel de liderança na transição energética mundial, ocupando a sua devida posição de destaque”, analisa Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da organização.

“Vamos contribuir com a atração de investidores, ampliação dos negócios e geração de empregos, além de potencializar a inserção, no mercado internacional, dos produtos verdes brasileiros”, reforça o executivo. A iniciativa conta com o ao apoio do Ministério De Minas e Energia – MME e da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, que reconhecem a importância da certificação na credibilidade do setor no país e fora dele.

A CCEE recebe e analisa, em tempo real, as principais informações do setor, incluindo dados de geração, consumo e de contratos. Por isso, é a única organização do país capaz de estruturar uma solução que:

Assegura a integridade e confiabilidade ao processo de certificação das fontes de energia elétrica;

Verifica o atributo ambiental da geração de energia elétrica;

Garante que os produtos certificados realmente são produzidos com energia renovável;

Evita dupla contagem e greenwashing;

Será fator de desenvolvimento do mercado de certificação e do Brasil;

Potencializa a atração de investimentos

Valoriza os produtos nacionais no mercado internacional

Para o lançamento, a Câmara organizou um encontro com os principais especialistas e lideranças do mercado brasileiro de certificações. O evento aconteceu em São Paulo e além da apresentação da plataforma, promoveu debates de temas como a importância dos certificados para a credibilidade do país e o futuro deste setor.

Sobre a CCEE

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador na educação, inovação e sustentabilidade, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo o ecossistema, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.