A partir da adoção de novas tecnologias de monitoramento e análise de dados, o Grupo Carrefour Brasil projeta uma economia de energia elétrica equivalente ao consumo de 30 mil residências com quatro pessoas. A previsão vem da adoção, em quase 100% das lojas, da plataforma desenvolvida pelo NEO Estech, startup brasileira de inteligência de dados, aplicada à redução de custos operacionais e gestão de equipamentos.
O impacto energético é particularmente importante para o varejo alimentar. Um estudo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) indica que a energia elétrica representa de 30% a 50% do custo operacional de um supermercado, equivalente a cerca de 1,5% até 3,5% do faturamento. Além do impacto financeiro, o alto consumo energético também afeta diretamente as metas ESG das companhias, muitas vezes sendo a maior dificuldade na busca por mais sustentabilidade no setor.
O NEO Estech chamou a atenção de grandes players do mercado por atacar esta brecha: as soluções oferecidas prometem causar uma economia de até 15% na conta de luz e energia sem investimentos, além da redução em custos de manutenção e antecipação de falhas em equipamentos. Os resultados da parceria com o Carrefour mostram a todo o mercado que é possível aumentar a eficiência e se tornar mais sustentável ao mesmo tempo.
“A plataforma nos dá segurança para operar em um ambiente extremamente complexo”, conta Marcelo Poli, Diretor de Manutenção e Construção do Grupo Carrefour Property Brasil. “No âmbito do frio alimentar, em particular, a quantidade de variáveis é imensa. Seria impossível garantir o funcionamento pleno mesmo com um exército de técnicos em refrigeração. Por isso uma tecnologia própria para isso é tão importante”.
Como qualquer inteligência artificial, a solução do NEO Estech só funciona a partir de dados, o que casou perfeitamente com uma das maiores redes de supermercados do mundo.
“Conseguimos analisar um alto volume de dados vindos das milhares de equipamentos por todo o país, o que resultou em uma solução personalizada e altamente eficiente”, comenta Sami Diba, fundador do NEO Estech. Ele explica que a tecnologia aplicada é focada no monitoramento de refrigeração, energia, água e outros ativos, enquanto a análise pode reconhecer e notificar sobre desvios de equipamentos, portas esquecidas entreabertas, luzes acesas, entre outros desperdícios. O algoritmo também promete antecipar falhas até 72 horas antes que elas impactem a operação, o que evita tanto a perda de vendas, desperdício de alimentos e permite tempo e planejamento de atuação.
A jornada do Carrefour tem aproveitado todos esses benefícios e, este ano, iniciou um projeto piloto para incluir ainda o monitoramento do uso da água. No que diz respeito à energia em si, a projeção de economia é o equivalente ao gasto energético de 30 mil casas com quatro pessoas.
“O impacto é importante para as metas de sustentabilidade do Carrefour, o alinhamento aos objetivos do Acordo de Paris e o posicionamento do Carrefour como uma das empresas com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3”, afirma Marcelo.
Sami ressalta que o varejo alimentar depende do bom funcionamento de equipamentos 24 horas por dia, e qualquer ganho ambiental e de eficiência deve ser absorvido. “Toda vez que uma loja reduz seu consumo, ela está reduzindo também sua emissão de CO₂. Ou seja, é possível transformar a gestão de energia em impacto ambiental direto e ainda gastar menos com contas e com manutenção. Para não falar que máquinas sem falhas garantem o bom estado dos alimentos e, portanto, a satisfação do público. Cada porcentagem de economia é uma vitória”, conclui.
Sobre Carrefour Property
Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Com a incorporação do Grupo BIG ao Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 17 milhões de m² em área de terreno e 400 mil m² de ABL em suas galerias e shoppings. Hoje, o Carrefour Property administra mais de 250 galerias comerciais em 20 estados e mais de 130 municípios, que contam com mais de 3.200 lojistas, além de três shopping centers, incluindo o Butantã Shopping, o Jardim Pamplona Shopping e o Paseo Alto das Nações, em São Paulo. Com a missão de proporcionar espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade, a força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com a estratégia dos três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, inclusão e diversidade e comprometimento com agendas sustentáveis, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócios também tem a expertise no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país.
Sobre o NEO Estech
Fundado em 2020, o NEO Estech é uma plataforma avançada de Inteligência de Dados para monitoramento e gestão de equipamentos, fornecendo insights intuitivos para otimizar o consumo de energia, reduzir a manutenção, evitar desperdícios e digitalizar processos. Com tecnologia própria e operação 100% bootstrapping, o NEO conecta mais de 200 mil sensores em seis países, oferecendo soluções de IA em nuvem, predição de falhas, automação e análise de performance em tempo real. Está presente em grandes redes como Carrefour, Atacadão, Savegnago, Tauste e Confiança. Saiba mais: https://neoestech.com/