Abordando discussões sobre tecnologia, cultura, sociedade e revoluções tecnológicas, a 39ª edição do South by Southwest (SXSW) ocorreu neste último fim de semana em Austin, no Texas, consolidando-se como um dos principais palcos globais para a troca de ideias e a celebração da inovação.
Reunindo mentes brilhantes de diferentes áreas — desde empreendedores e artistas até cientistas e líderes de pensamento —, o festival mais uma vez transformou a cidade em um hub de criatividade e conexões inspiradoras.
Entre os milhares de participantes do evento, Raiane Rodrigues Vargas, sócia-fundadora da Planton — startup residente do Instituto Caldeira e uma climatech com uma solução completa para gestão de emissões de carbono —, nos apresenta aqui os principais insights do festival.
Por Raiane Rodrigues Vargas:
Em meio a tantas botas e chapéus, um ambiente pulsando tecnologia, inovação, música e cinema. Um ambiente singular, onde cada participante tem uma experiência única. E nesta edição, alguns temas se destacaram, segundo a minha visão do evento.
IA
Sabe aquele tanto de receitas que salvamos no celular, mas que nunca saem na prática? Penso que IA seja parecida com isso. Este tem sido um assunto amplamente abordado, inclusive no SXSW, mas na prática pouquíssimos utilizam nos seus processos. A prova disso é a palestra de maior lotação dentro deste tema era ensinar passos básicos para quem gostaria de entender de forma prática sobre o assunto. Ainda temos um longo caminho dentro do tema e, quanto mais aplicarmos, mais possibilidades encontraremos. Quem sair da teoria para a prática agora terá vantagem.
Computadores quânticos
Parece ficção científica, mas não é. A computação quântica foi um assunto bastante abordado no evento e sua aplicação pode mudar a forma de prevermos o clima, criarmos novos materiais e modelarmos processos complexos. Os computadores clássicos armazenam e processam informações usando bits, enquanto os quânticos utilizam qubits. O desafio de construir e operar essas máquinas ainda é enorme, mas o impacto que elas podem ter no mundo é maior ainda. Prepare-se para ouvir muito sobre isso nos próximos anos.
Sustentabilidade
Quando o assunto é sustentabilidade, as mudanças climáticas dominaram as discussões. Trilhas específicas trouxeram desde o uso de dados espaciais para quantificar impactos até os desafios concretos de setores que não conseguem reduzir emissões de imediato. A Embraer, por exemplo, mediou um painel excelente sobre os desafios da aviação. O consenso é claro: precisamos de soluções reais e escaláveis. A questão não é mais se vamos agir, mas sim quão rápido conseguiremos transformar promessas em impacto.
Protagonismo
O conhecimento está nas pessoas mais improváveis. O problema é que só sabemos quem elas são e o que fazem se as abordarmos e começarmos a trocar experiências. O SXSW pode ser um evento completamente diferente, dependendo da postura de quem está nele. Abordar pessoas e trocar experiências foi de onde tirei meus maiores insights. E o melhor: não precisamos estar em Austin para fazer isso – basta começar agora.
INSTITUTO CALDEIRA