A primeira das 26 instalações do complexo industrial está em operação. Os veículos montados nos mais de 156 mil m² já começaram a ser faturados e distribuídos para a rede de concessionárias em todo o Brasil
O modelo flex apresentado é um BYD Song Pro em edição especial para a COP30
O SUV também marca a produção do veículo de número 14 milhões da BYD no mercado global
BYD é do Brasil! A greentech inaugurou oficialmente a linha de montagem final de veículos em Camaçari (BA). O evento histórico redefine os rumos da indústria automotiva nacional. A cerimônia reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ministros de Estado e outras autoridades dos três Poderes.
Em seu discurso, Wang Chuanfu compartilhou a visão que guia a companhia globalmente e sua aplicação no Brasil. “Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes’ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, declarou o fundador. “Há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao Presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”.
Montado no Brasil, o primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex do mundo é um BYD Song Pro em edição especial e limitada, que homenageia a COP30.
Executivos globais e regionais da companhia também estiveram presentes, incluindo Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa; Tyler Li, CEO da BYD Brasil; e Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Brasil.
Localizado na nova Avenida BYD, mudança de nome aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia, o complexo já iniciou suas operações. Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior, a fábrica já emprega mais de 1,5 mil colaboradores. Trata-se da maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. Quando concluído, o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca.
Durante reunião com o presidente Lula, Mr Wang Chuanfu fez um grande anúncio: confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção anual, saindo dos previstos 300 mil veículos para até 600 mil unidades por ano.
Agora, com a nova projeção anunciada pelo fundador da empresa, a meta é acelerar o ritmo de entrega das obras e cumprir a promessa de estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030.
Funcionando desde julho, a planta vem, nas últimas semanas, escalonando a velocidade de produção. Durante o evento já foi possível ver milhares de veículos produzidos na unidade baiana.
Com área superior a 4,6 milhões de m², equivalente a 645 campos de futebol, o local abrigará a estrutura fabril automotiva mais moderna e tecnológica das Américas. Construída em tempo recorde, a primeira fábrica foi erguida em 15 meses, transformando o terreno em um centro automotivo de ponta, com maquinário de última geração e 100% conectado.
“Estamos muito orgulhosos de trazer ao Brasil a tecnologia que o parque fabril nacional merece, com o que há de mais moderno em produção de veículos. Esta data ficará gravada para sempre na história do país como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste. A BYD acredita no potencial de expansão do mercado brasileiro, tem planos de longo prazo para uma população que merece veículos cada vez melhores e seguirá investindo para ajudar a aquecer a economia, gerar empregos e qualificar a força de trabalho”, celebra Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa. Ela complementa: “A presença do nosso fundador e do presidente Lula reforça que estamos todos unidos na construção de um novo Brasil e de uma nova indústria automotiva. Esta fábrica é 100% nacional, criada para que os brasileiros tenham acesso a carros melhores, mais modernos, conectados, tecnológicos e sustentáveis”.
BYD PRODUZ SEU VEÍCULO 14 MILHÕES NA BAHIA
A cerimônia também celebrou um marco inédito: a produção do veículo de número 14 milhões da companhia no mercado global, uma edição exclusiva do BYD Song Pro, o modelo que conquistou os brasileiros e figura entre os eletrificados mais vendidos no país.
“Após dois anos de esforço de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, hoje nosso 14º milionésimo veículo sai da linha de produção equipado com o primeiro motor híbrido plug-in dedicado a biocombustível do mundo. Isso não é apenas um avanço tecnológico — é uma solução verde e sustentável feita sob medida para o Brasil”, declara Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.
Com o BYD Song Pro edição especial COP30, montado em Camaçari, a BYD atinge a marca de 14 milhões de veículos produzidos globalmente, apenas três meses após a entrega do carro de nº 13 milhões. Em perspectiva, a companhia levou 13 anos para completar o primeiro milhão de unidades, 18 meses para chegar a 3 milhões, 9 meses para alcançar 5 milhões, 11 meses para atingir 8 milhões, 4 meses para chegar a 10 milhões e 8 meses para produzir 13 milhões de veículos.
O BYD Song Pro Edição Especial COP30 conta com o sistema super-híbrido plug-in flex, inédito no mundo. Sua edição limitada de 30 unidades será doada ao maior encontro global sobre mudanças climáticas, a COP30, reforçando o compromisso da BYD em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para acelerar a transição energética e apoiar o protagonismo do Brasil na agenda climática global.
TECNOLOGIA SUPER-HÍBRIDA PLUG-IN AGORA É FLEX FUEL
Este é o primeiro motor flex do mundo aplicado em uma arquitetura híbrida plug-in de base elétrica. O BYD Song Pro conta com a tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent), que o caracteriza como um veículo super-híbrido, com tração predominantemente elétrica. Nesse sistema, o motor a combustão funciona majoritariamente como um gerador de energia para a bateria, mesmo durante o deslocamento no modo híbrido. O resultado é uma experiência de condução muito próxima da de um veículo totalmente elétrico.
O sistema foi projetado e construído especialmente para o Brasil, fruto da cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, que é o combustível verde mais emblemático do país, o motor 1.5 litro do BYD Song Pro integra um conjunto que, combinado à tecnologia elétrica da greentech, oferece alto desempenho e eficiência.
“O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico: valorizamos a matriz renovável nacional, nossa produção e o agronegócio, além de oferecermos ao consumidor um veículo com maior eficiência, menor impacto ambiental e alinhado à realidade energética do país. É um passo crucial para consolidar o Brasil como protagonista global em mobilidade sustentável”, destaca Tyler LI, Presidente da BYD do Brasil.
A BYD é líder mundial em veículos eletrificados e ocupa a primeira posição no mercado chinês, à frente das montadoras tradicionais. A empresa domina todas as etapas do processo produtivo e detém tecnologias-chave no desenvolvimento de baterias, motores elétricos e sistemas de controle.
No Brasil desde 2014, a greentech lidera com folga a transição energética. No acumulado do ano, responde por quase 8 em cada 10 carros elétricos vendidos no país (76,36%) e por mais de 1 em cada 4 híbridos (27,42%). Em agosto, a BYD alcançou a quarta posição no ranking de vendas do varejo, superando montadoras com décadas de atuação no país. Outro destaque é a expansão da rede de concessionários, que já ultrapassa 200 lojas, com meta de atingir 250 nos próximos meses. Atualmente, a empresa tem unidades em todos os estados, capitais e principais cidades do Brasil.
“Anunciamos no começo dessa semana que em menos de 3 anos a BYD ultrapassou os 170 mil carros vendidos no Brasil, uma conquista nunca antes vista no mercado nacional. Este expressivo avanço acontece graças a uma estratégia robusta e sólida, um plano de negócios transparente e que desde o princípio contou com a aposta e confiança de grandes e tradicionais grupos brasileiros que hoje compõem a nossa rede de concessionárias. Tamanho sucesso de vendas é uma união de diversos fatores e sabemos que os nossos carros têm grande diferencial para conquistar de vez os brasileiros. A BYD seguirá avançando no país, com planos de longo prazo para modernizar a frota brasileira com tecnologia, conforto, conectividade, segurança e muita energia. Não vamos parar até chegarmos na liderança total e absoluta de mercado, podem contar com isso”, conclui Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Marketing da BYD do Brasil.
SOBRE A BYD
A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.