A cerimônia contou com a presença do fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu, do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de diversas autoridades nacionais, estaduais e municipais dos três Poderes. Foto: divulgação

BYD inaugura em Camaçari a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina

A primeira das 26 instalações do complexo industrial está em operação. Os veículos montados nos mais de 156 mil m² já começaram a ser faturados e distribuídos para a rede de concessionárias em todo o Brasil

O modelo flex apresentado é um BYD Song Pro em edição especial para a COP30

O SUV também marca a produção do veículo de número 14 milhões da BYD no mercado global

BYD é do Brasil! A greentech inaugurou oficialmente a linha de montagem final de veículos em Camaçari (BA). O evento histórico redefine os rumos da indústria automotiva nacional. A cerimônia reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ministros de Estado e outras autoridades dos três Poderes.

Em seu discurso, Wang Chuanfu compartilhou a visão que guia a companhia globalmente e sua aplicação no Brasil. “Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes’ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, declarou o fundador. “Há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol. Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao Presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”.

Montado no Brasil, o primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex do mundo é um BYD Song Pro em edição especial e limitada, que homenageia a COP30.

Executivos globais e regionais da companhia também estiveram presentes, incluindo Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa; Tyler Li, CEO da BYD Brasil; e Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Brasil.

Localizado na nova Avenida BYD, mudança de nome aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia, o complexo já iniciou suas operações. Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior, a fábrica já emprega mais de 1,5 mil colaboradores. Trata-se da maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. Quando concluído, o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca.

Durante reunião com o presidente Lula, Mr Wang Chuanfu fez um grande anúncio: confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção anual, saindo dos previstos 300 mil veículos para até 600 mil unidades por ano.

Agora, com a nova projeção anunciada pelo fundador da empresa, a meta é acelerar o ritmo de entrega das obras e cumprir a promessa de estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030.

Funcionando desde julho, a planta vem, nas últimas semanas, escalonando a velocidade de produção. Durante o evento já foi possível ver milhares de veículos produzidos na unidade baiana.

Com área superior a 4,6 milhões de m², equivalente a 645 campos de futebol, o local abrigará a estrutura fabril automotiva mais moderna e tecnológica das Américas. Construída em tempo recorde, a primeira fábrica foi erguida em 15 meses, transformando o terreno em um centro automotivo de ponta, com maquinário de última geração e 100% conectado.

“Estamos muito orgulhosos de trazer ao Brasil a tecnologia que o parque fabril nacional merece, com o que há de mais moderno em produção de veículos. Esta data ficará gravada para sempre na história do país como o dia em que uma companhia teve a coragem de fabricar carros eletrificados no Brasil e no Nordeste. A BYD acredita no potencial de expansão do mercado brasileiro, tem planos de longo prazo para uma população que merece veículos cada vez melhores e seguirá investindo para ajudar a aquecer a economia, gerar empregos e qualificar a força de trabalho”, celebra Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa. Ela complementa: “A presença do nosso fundador e do presidente Lula reforça que estamos todos unidos na construção de um novo Brasil e de uma nova indústria automotiva. Esta fábrica é 100% nacional, criada para que os brasileiros tenham acesso a carros melhores, mais modernos, conectados, tecnológicos e sustentáveis”.

BYD PRODUZ SEU VEÍCULO 14 MILHÕES NA BAHIA

A cerimônia também celebrou um marco inédito: a produção do veículo de número 14 milhões da companhia no mercado global, uma edição exclusiva do BYD Song Pro, o modelo que conquistou os brasileiros e figura entre os eletrificados mais vendidos no país.

“Após dois anos de esforço de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, hoje nosso 14º milionésimo veículo sai da linha de produção equipado com o primeiro motor híbrido plug-in dedicado a biocombustível do mundo. Isso não é apenas um avanço tecnológico — é uma solução verde e sustentável feita sob medida para o Brasil”, declara Wang Chuanfu, fundador e CEO da BYD.

Com o BYD Song Pro edição especial COP30, montado em Camaçari, a BYD atinge a marca de 14 milhões de veículos produzidos globalmente, apenas três meses após a entrega do carro de nº 13 milhões. Em perspectiva, a companhia levou 13 anos para completar o primeiro milhão de unidades, 18 meses para chegar a 3 milhões, 9 meses para alcançar 5 milhões, 11 meses para atingir 8 milhões, 4 meses para chegar a 10 milhões e 8 meses para produzir 13 milhões de veículos.

O BYD Song Pro Edição Especial COP30 conta com o sistema super-híbrido plug-in flex, inédito no mundo. Sua edição limitada de 30 unidades será doada ao maior encontro global sobre mudanças climáticas, a COP30, reforçando o compromisso da BYD em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para acelerar a transição energética e apoiar o protagonismo do Brasil na agenda climática global.

TECNOLOGIA SUPER-HÍBRIDA PLUG-IN AGORA É FLEX FUEL

Este é o primeiro motor flex do mundo aplicado em uma arquitetura híbrida plug-in de base elétrica. O BYD Song Pro conta com a tecnologia DM-i (Dual Mode Intelligent), que o caracteriza como um veículo super-híbrido, com tração predominantemente elétrica. Nesse sistema, o motor a combustão funciona majoritariamente como um gerador de energia para a bateria, mesmo durante o deslocamento no modo híbrido. O resultado é uma experiência de condução muito próxima da de um veículo totalmente elétrico.

O sistema foi projetado e construído especialmente para o Brasil, fruto da cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para funcionar com qualquer proporção de gasolina e etanol, que é o combustível verde mais emblemático do país, o motor 1.5 litro do BYD Song Pro integra um conjunto que, combinado à tecnologia elétrica da greentech, oferece alto desempenho e eficiência.

“O etanol é um dos maiores diferenciais estratégicos do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa arquitetura DM-i representa um avanço histórico: valorizamos a matriz renovável nacional, nossa produção e o agronegócio, além de oferecermos ao consumidor um veículo com maior eficiência, menor impacto ambiental e alinhado à realidade energética do país. É um passo crucial para consolidar o Brasil como protagonista global em mobilidade sustentável”, destaca Tyler LI, Presidente da BYD do Brasil.

A BYD é líder mundial em veículos eletrificados e ocupa a primeira posição no mercado chinês, à frente das montadoras tradicionais. A empresa domina todas as etapas do processo produtivo e detém tecnologias-chave no desenvolvimento de baterias, motores elétricos e sistemas de controle.

No Brasil desde 2014, a greentech lidera com folga a transição energética. No acumulado do ano, responde por quase 8 em cada 10 carros elétricos vendidos no país (76,36%) e por mais de 1 em cada 4 híbridos (27,42%). Em agosto, a BYD alcançou a quarta posição no ranking de vendas do varejo, superando montadoras com décadas de atuação no país. Outro destaque é a expansão da rede de concessionários, que já ultrapassa 200 lojas, com meta de atingir 250 nos próximos meses. Atualmente, a empresa tem unidades em todos os estados, capitais e principais cidades do Brasil.

“Anunciamos no começo dessa semana que em menos de 3 anos a BYD ultrapassou os 170 mil carros vendidos no Brasil, uma conquista nunca antes vista no mercado nacional. Este expressivo avanço acontece graças a uma estratégia robusta e sólida, um plano de negócios transparente e que desde o princípio contou com a aposta e confiança de grandes e tradicionais grupos brasileiros que hoje compõem a nossa rede de concessionárias. Tamanho sucesso de vendas é uma união de diversos fatores e sabemos que os nossos carros têm grande diferencial para conquistar de vez os brasileiros. A BYD seguirá avançando no país, com planos de longo prazo para modernizar a frota brasileira com tecnologia, conforto, conectividade, segurança e muita energia. Não vamos parar até chegarmos na liderança total e absoluta de mercado, podem contar com isso”, conclui Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head de Marketing da BYD do Brasil.

SOBRE A BYD

A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.