O evento deve reunir representantes de mais de 30 países, com networking e troca de experiências entre os principais atores da cadeia eólica latino-americana
Com o tema “COP30 e o papel da energia eólica: acelerando a descarbonização da economia”, o Brazil Windpower 2025 chega à sua 16ª edição como o maior evento de energia eólica da América Latina. Organizado e promovido pela Informa Markets, Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) e o Global Wind Energy Council (GWEC), o congresso será realizado de 28 a 30 de outubro, no São Paulo Expo e reunirá representantes de mais de 30 países em um ambiente de networking qualificado, debates estratégicos e troca de experiências sobre os rumos da transição energética no Brasil e no mundo.
Executivos, autoridades e especialistas do setor vão traçar os rumos da transição energética e as contribuições da fonte eólica para a agenda climática. “Com mais de 36 GW instalados e presença crescente mundial, o setor eólico brasileiro reafirma em 2025 seu compromisso com inovação, industrialização verde e transformação social. Mas também vamos debater as questões das micro e macro crises da indústria eólica: Curtailment e demanda, especialmente no painel “O Futuro do Sistema Interligado Nacional: Equilíbrio entre fontes” que já promete ser o mais concorrido, assim como o ano passado.”, afirma Elbia Gannoum, presidente-executiva da ABEEólica e enviada especial para energia da COP30.
Programação
A cada dia, as discussões trarão representantes de mercado em discussões atuais e relevantes para o setor e sociedade, destacamos as principais plenárias:
- 28 de outubro – Nova industrialização verde: análise sobre as rotas de investimento e o potencial do Brasil como polo global para a indústria de energias renováveis.
- 29 de outubro – Para onde os ventos sopram: debates sobre sustentabilidade, licença social para operar, governança e atração de financiamentos.
- 30 de outubro – A caminho da COP30: discussão sobre políticas públicas para acelerar a transição energética, o papel do hidrogênio verde, inovação tecnológica e governança do setor elétrico brasileiro.
Além das plenárias de abertura, a programação conta com arenas técnicas dedicadas a Onshore, Offshore e O&M, que aprofundam os desafios regulatórios, operacionais e tecnológicos de cada segmento da cadeia eólica. O evento também oferece as Windtalks, espaço aberto e gratuito para apresentação de cases de inovação, pitches de startups, debates sobre ESG e exposição dos trabalhos selecionados pelo BWP Papers.
O Brazil Windpower 2025 também valoriza a inovação e o conhecimento científico. O congresso terá sessões específicas para apresentação dos trabalhos selecionados pelo BWP Papers, além de debates sobre tecnologias aplicadas à operação e manutenção dos parques eólicos e iniciativas de empreendedorismo com startups. A agenda ainda inclui painéis sobre industrialização verde e financiamento, hidrogênio como vetor energético, energia offshore e zoneamento marítimo, além de oportunidades para expansão da cadeia produtiva.
“Ao integrar academia, mercado e inovação, o evento amplia as perspectivas para o crescimento sustentável da energia eólica no Brasil e reforça o protagonismo do setor diante da transição energética global”, destaca Elbia.
Serviço
- Evento: Brazil Windpower 2025
- Data: 28 a 30 de outubro de 2025
- Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo, SP
- Horário: 10h às 20h
- Inscrições: brazilwindpower.com.br
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua há mais de 29 anos na América Latina, e conta hoje com três unidades de negócios: Brasil, México e Latam Hub, responsáveis pela entrega de mais de 30 eventos híbridos, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Sobre a ABEEólica
A Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) congrega mais de 150 empresas de toda a cadeia produtiva do setor eólico e tem como principal objetivo trabalhar pelo crescimento, consolidação e sustentabilidade dessa indústria no Brasil.
Sobre GWEC
O GWEC é uma organização baseada em membros que representa todo o setor de energia eólica. Os membros do GWEC representam mais de 1.500 empresas, organizações e instituições em mais de 80 países, incluindo fabricantes, desenvolvedores, fornecedores de componentes, institutos de pesquisa, associações nacionais de energia eólica e renovável, fornecedores de eletricidade, empresas financeiras e de seguros.