Brasil e Uruguai firmam acordo para ampliar pesquisas e inovação tecnológica

Brasil e Uruguai firmam acordo para ampliar pesquisas em ciências da vida e inovação tecnológica

A solenidade foi realizada no Auditório da Torre Executiva e contou com a presença da vice-presidente uruguaia, Carolina Cosse. Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)

Memorando cria centro binacional, estimula projetos conjuntos, intercâmbio científico e uso compartilhado de infraestrutura, com impactos diretos no desenvolvimento dos dois países

Brasil e Uruguai deram um passo estratégico para fortalecer a cooperação científica ao assinarem nesta quarta-feira (28), em Montevidéu, um memorando de entendimento que institui o Centro Brasil-Uruguai de Pesquisa e Inovação em Ciências da Vida. O acordo estabelece uma estrutura conjunta voltada ao desenvolvimento de pesquisas, inovação tecnológica, formação de recursos humanos e troca de conhecimento, com benefícios diretos para áreas como saúde, biotecnologia e desenvolvimento sustentável nos dois países.

O memorando foi assinado durante a visita oficial da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, ao Uruguai. Pelo lado brasileiro, o instrumento envolve o MCTI e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Já o Uruguai é representado pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo Instituto de Pesquisas Biológicas Clemente Estable (IIBCE). A cerimônia ocorreu no Auditório da Torre Executiva, com a presença da vice-presidente uruguaia, Carolina Cosse.

Durante o evento, a ministra destacou o papel da parceria para inaugurar uma nova etapa na relação bilateral. “Considero a assinatura do memorando de entendimento um marco para esse novo momento que pretendemos iniciar. Vamos traduzir a amizade entre os nossos povos e o nosso alinhamento político em ações práticas, tendo a pesquisa e a inovação como impulsionadores do desenvolvimento conjunto”, afirmou Luciana Santos.

O Centro Brasil-Uruguai de Pesquisa e Inovação em Ciências da Vida será implementado pelo IIBCE, no Uruguai, e pelo CNPEM, no Brasil. A iniciativa prevê a definição de áreas prioritárias, a execução de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de ações de capacitação, intercâmbio de pesquisadores e estudantes, organização de eventos científicos e uso compartilhado de infraestrutura de pesquisa. O acordo também estabelece uma governança binacional, responsável pela orientação estratégica e pela tomada de decisões.

A missão oficial da ministra também tem como objetivo a assinatura de um segundo memorando de entendimento, voltado à cooperação entre parques tecnológicos do Brasil e o Parque Tecnológico Industrial do Cerro. O acordo será firmado entre o MCTI e a Intendência de Montevidéu e integra a Política Nacional de Incentivo aos Ambientes Promotores da Inovação.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.