Como podemos levar a excelência da tradição culinária italiana para o futuro? Como podemos transformar produtos do dia a dia em experiências que surpreendem os sentidos, criam emoções e acompanham as pessoas em momentos de prazer, partilha e descoberta? A resposta para o Grupo Barilla é o Barilla Innovation & Technology Experience (BITE) em Parma, marcando o investimento mais significativo da empresa em inovação alimentar nos últimos anos. Com quase 14.000 m², mais de 20 milhões de euros investidos e um adicional de 2 milhões de euros por ano dedicados a atualizações de equipamentos, o BITE se estabelece como um hub global projetado para promover o desenvolvimento em todo o portfólio do Grupo. Massas, molhos e panificação tornam-se aqui um território de exploração, onde pesquisa e tecnologia servem à paixão da Barilla pela boa comida.
Enraizado em uma abordagem de colaboração com mentes internacionais líderes, este novo Centro de Inovação reúne uma equipe de 200 especialistas altamente qualificados , incluindo tecnólogos de alimentos, pesquisadores, engenheiros, designers, provadores profissionais e chefs, para desenvolver a próxima geração de produtos alimentares de alta qualidade da Barilla. A cada ano, 30 jovens talentos, tanto da Itália quanto do exterior, se juntam à comunidade de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualidade (RDQ) da Barilla por meio de programas de estágio dedicados ou outros programas de pós-graduação, com estagiários vindos de países como Turquia, Bélgica, Grécia e Espanha nos últimos dois anos. O centro também é o coração pulsante de um ecossistema de inovação aberta que já conta com 84 colaborações ativas com universidades e centros de pesquisa na Itália e em todo o mundo.
“Na Barilla, onde o produto sempre esteve no centro de tudo o que fazemos, sabemos que uma parte fundamental do nosso trabalho é imaginar e criar produtos de qualidade que devem responder e se adaptar às necessidades em evolução das pessoas”, diz Guido Barilla, Presidente do Grupo Barilla. “O BITE, além de moldar o que serão os produtos de amanhã, representa uma escolha empresarial muito clara. A Barilla deve impulsionar e antecipar tendências e ser capaz de se engajar com mercados que estão cada vez mais abertos e internacionais”.
ONDE CADA ETAPA DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS GANHA VIDA
Profundamente enraizado no coração do Food Valley onde a Barilla nasceu, o BITE opera com uma visão global: é aqui que são desenvolvidos produtos para todas as marcas do Grupo, levando o sabor da Itália para mais de 100 países. O BITE reúne todas as etapas da inovação alimentar sob o mesmo teto. Em seus 4.800 m², o Centro de Inovação apresenta áreas dedicadas ao Design Thinking, onde brainstorms se transformam em ideias de produtos, pesquisa gustativa e sensorial e cozinhas experimentais para massas e panificação. 9.000 m² adicionais de plantas-piloto abrigam laboratórios de pesquisa avançada e linhas de produção experimentais, onde os profissionais da Barilla desenvolvem, testam e aprimoram novos produtos e processos, juntamente com o design de soluções de embalagens inovadoras e a aplicação de ferramentas avançadas para garantir excelente qualidade e segurança alimentar.
Aqui, a jornada do conceito ao mercado toma forma, um processo que geralmente se estende por cerca de 2 anos (e até 10 para os projetos mais complexos), desde a pesquisa na seleção de variedades de culturas e escolha de ingredientes até o desenvolvimento de receitas e testes sensoriais com painéis de especialistas e consumidores.
“Inovar significa colocar os desejos das pessoas no centro”, explica Michele Amigoni, Chefe de RDQ do Grupo Barilla. “Entender em profundidade como suas necessidades relacionadas a alimentos e nutrição evoluirão e, a partir daí, transformar ideias em realidades que sejam novas, boas e sustentáveis. O BITE será um centro aberto ao mundo, onde será possível ver, tocar e entender como a Barilla vislumbra o futuro da alimentação”.
No BITE, tecnologias como o nariz eletrônico e sensores inteligentes impulsionados por IA otimizam processos, desde o mapeamento de perfis aromáticos até o aprimoramento da secagem de massas. A impressão 3D e os sistemas de design holográfico permitem a prototipagem rápida e ciclos de desenvolvimento mais velozes, enquanto o rugosímetro (medidor de rugosidade) mede precisamente a textura da massa na escala de mícron, fornecendo dados valiosos para refinar tanto a qualidade do produto quanto a experiência sensorial. Essas ferramentas aceleram a experimentação e garantem a consistência, ajudando a entregar a mesma qualidade Barilla aos consumidores em todo o mundo.
COLABORANDO GLOBALMENTE PARA IMPULSIONAR A INOVAÇÃO
O BITE é o cerne de uma rede internacional de inovação aberta com 84 parcerias com universidades, instituições de pesquisa e organizações em todo o mundo, desde a Ludwig-Maximilians-Universität München na Alemanha até a Purdue University nos EUA e a Wageningen University na Holanda, bem como com startups selecionadas de agronegócio e tecnologia. Desde 2019, o acelerador Good Food Makers da Barilla gerou mais de 1.200 inscrições de startups de 41 países e lançou 28 colaborações, abrangendo desde agricultura interna sustentável até logística impulsionada por IA e rastreabilidade de ingredientes.
ESPAÇOS INCLUSIVOS E SUSTENTÁVEIS
Projetado com a sustentabilidade e a inclusão em seu núcleo, o BITE opera com energia elétrica renovável e é cercado por áreas de pesquisa dedicadas ao desenvolvimento de práticas de agricultura regenerativa. Por meio de uma parceria com a Dynamo Academy, uma empresa social italiana que promove o design inclusivo, o edifício apresenta ambientes totalmente acessíveis, mapas táteis e espaços flexíveis, garantindo uma experiência acolhedora para todos.
BARILLA INNOVATION & TECHNOLOGY EXPERIENCE – NÚMEROS
Investimento: Mais de 20 milhões de euros, com um adicional de 2 milhões de euros por ano dedicado à atualização da planta.
Área Total:13.800 metros quadrados.
Centro de Inovação: 4.800 m².
Plantas-Piloto: 9.000 m².
Emprego/Equipe: 200 profissionais, além de 30 jovens talentos por ano.
Rede de Colaboração: 84 colaborações ativas com universidades e centros de pesquisa.
Degustação: Mais de 1.000 amostras degustadas anualmente por especialistas certificados.
Ecossistema de Startups:
28 colaborações ativas.
Gerou 1.200 inscrições de 41 países
Sobre a Barilla
A Barilla é uma empresa familiar, não listada na Bolsa de Valores, presidida pelos irmãos Guido, Luca e Paolo Barilla. Foi fundada por seu bisavô, Pietro Barilla, que abriu uma padaria em Parma em 1877. Hoje, a Barilla é reconhecida na Itália e no mundo pela qualidade de seus produtos alimentícios. Com suas marcas – Barilla, Mulino Bianco, Pan di Stelle, Gran Cereale, Harrys, Pavesi, Wasa, Filiz, Yemina, Misko, Voiello, Academia Barilla, First, Catelli, Lancia, Splendor, Back To Nature e Pasta Evangelists – promove uma alimentação saborosa, nutritiva e equilibrada, inspirada na Dieta Mediterrânea e no estilo de vida italiano. Quando Pietro abriu sua loja há mais de 145 anos, seu principal objetivo era produzir alimentos de qualidade. Esse princípio se tornou a essência da Barilla, que hoje conta com quase 9.000 colaboradores e uma cadeia de suprimentos que compartilha seus valores e paixão pela qualidade. O compromisso do Grupo é proporcionar às pessoas a alegria que um alimento bem-feito pode trazer, utilizando ingredientes selecionados e priorizando aqueles provenientes de cadeias produtivas responsáveis, contribuindo para um presente e um futuro melhores. Desde 1987, um arquivo histórico tem coletado e preservado os mais de 145 anos de história da empresa, um acervo agora disponível para todos por meio do portal-museu.