Barco movido a hidrogênio que corta 80% das emissões inicia tour nacional

Barco movido a hidrogênio que corta 80% das emissões inicia tour nacional

Após destaque no evento climático global, a embarcação JAQ H1 — laboratório flutuante de 36 metros — visitará os portos de diversas cidades em 2026. Com motor híbrido (Dual Fuel) e hotelaria movida a H2V, projeto 100% privado prova viabilidade da descarbonização marítima. Foto: divulgação

Enquanto o mundo discute metas para 2030 ou 2050, o projeto JAQ Apoio Marítimo (idealizado pelo Grupo Náutica)  já conta com seu primeiro barco sustentável e navega no futuro. O JAQ H1, embarcação de 36 metros, inicia em 2026 seu Water Tour e vai percorrer diversas cidades portuárias brasileiras. A missão é atuar como um laboratório avançado para pesquisas e sala de aula itinerante, e comprovar que a tecnologia de transição energética no setor marítimo global já é uma realidade acessível.

Com o equivalente a 400 m² de área útil e um projeto que teve financiamento 100% pela iniciativa privada, a embarcação foi destaque na COP30 e já opera toda a sua hotelaria (iluminação, climatização e sistemas internos) com H2V. Em janeiro, será instalado no JAQ H1 um motor dual fuel da MAN. O equipamento permite uma mistura de 20% de hidrogênio e corta em até 80% as emissões de CO2 da embarcação.

A materialização deste projeto é um case de sustentabilidade aplicada, resultado da visão do presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, e com o know-how técnico do Itaipu Parquetec, a tecnologia de equipamentos da global GWM e a propulsão dual fuel da MAN, além do apoio das empresas Artefacto, Heineken e Café Orfeu, também com forte pegada sustentável.

Também conta com equipamentos, acessórios e curadoria de parceiros estratégicos que contribuem com a pegada sustentável, entre eles::

BOLON (Pisos) – A aplicação de 250 m² de pisos Bolon, empresa sueca referência em design sustentável e representada pela DUE no Brasil, produzidos com matérias-primas recicladas e de origem biológica e fabricados com energia 100% renovável, resulta em uma solução de impacto climático carbono-negativo integrada ao projeto. Essa aplicação remove da equação cerca de 50 kg de CO2 equivalente.

International (AkzoNobel) – Por meio de sua marca International, a AkzoNobel forneceu sistemas de revestimento anticorrosivo e anti-incrustante (antifouling). Os produtos são desenvolvidos para frotas que utilizam combustíveis mais limpos como o hidrogênio, o que garante durabilidade e proteção no contexto da transição energética.
Alltak (Revestimentos) – Referência nacional em revestimentos vinílicos, a Alltak forneceu materiais recicláveis para o interior da embarcação. A empresa possui uma Usina de Reciclagem própria, que transforma resíduos em novas matérias-primas e poupa anualmente mais de 1.800 toneladas de insumos.

Hunter Douglas: A marca trouxe para o projeto soluções de design inteligente focadas em eficiência, como a cortina Duette®. Sua estrutura de células de ar oferece conforto térmico e acústico, o que auxilia na estabilização da temperatura interna e reduz a demanda de energia para climatização a bordo, um ponto crítico em grandes embarcações.
“Após décadas atuando no setor náutico, percebi que não bastava aproximar as pessoas das águas; era preciso mostrar como navegar de forma verdadeiramente consciente. Por isso, nossa intenção sempre foi ir além do discurso e mostrar soluções concretas. A curadoria de parceiros foi estratégica e rigorosa: buscamos empresas que já entregam, na prática, tecnologias e produtos de excelência com forte compromisso com a sustentabilidade e inovação. O JAQ H1 vai rodar o país e vai apresentar o sistema da célula de hidrogênio em diversas cidades do Brasil, provando que o futuro é realidade.”, afirma Ernani Paciornik, idealizador do projeto JAQ e presidente do Grupo Náutica.

O tour está previsto para iniciar no final de fevereiro com primeira parada prevista para o Maranhão.

A visão do projeto se estende: a terceira fase, prevista para 2027 inclui o lançamento da embarcação JAQ H2, de cerca de 50 metros, que começará a ser construída na metade de 2026. Ela será capaz de gerar seu próprio hidrogênio a bordo a partir da dessalinização da água do mar, 100% autossuficiente , inédito no setor marítimo global.

“Damos a nossa contribuição ao planeta com embarcações que qualquer pessoa pode visitar, entrar, fazer perguntas e entender como funcionam. Quando um estudante pisa a bordo e vê um barco silencioso, sem fumaça, movido por uma tecnologia limpa, pela água, ele percebe que o futuro não é promessa, para nós já é realidade. Esse é o legado que queremos deixar”, finaliza o executivo.

Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de atuação, o Grupo Náutica é referência em inovação, infraestrutura, sustentabilidade, eventos e comunicação no setor náutico brasileiro. O ecossistema do grupo reúne a Revista Náutica, pioneira e líder absoluta em conteúdo especializado; o Boat Show, maior organizadora de salão náutico da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Angra dos Reis; a Metalu, maior fabricante mundial de píeres e passarelas em alumínio; a SF Marina, líder global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas e portos; e a JAQ Apoio Marítimo, dedicada a projetos inovadores, pesquisas e sustentabilidade. O Grupo Náutica também desenvolve iniciativas de impacto socioambiental que integram educação, cidadania e preservação, como “Só Jogue na Água o que Peixe Pode Comer”, criada por Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que promove a revalorização das vias aquáticas urbanas. Além disso, é responsável pelos principais Guias de Turismo Náutico do país, referência para navegadores, turistas e gestores públicos.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.