Banritech Fly contou com trilhas de conhecimento e mentorias conduzidas pelo Tecnopuc, fortalecendo a conexão entre o banco e o ecossistema de inovação. Foto: divulgação
Evento aconteceu na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.
A terceira edição do Banritech Fly, ciclo de aceleração promovido pelo Banrisul com apoio técnico do Tecnopuc, foi encerrada nesta quinta-feira (11), com a realização do Pitch Day na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. O espaço cultural, ponto turístico da capital gaúcha e patrocinado pelo Banco, recebeu a apresentação final das oito startups aceleradas ao longo do programa.
As vencedoras desta edição foram:
1º lugar – Celero (Paraná): A plataforma oferece personalização por segmento e nível de maturidade do cliente, permitindo configurar dashboards, relatórios e jornadas de uso conforme porte, setor e objetivos da empresa. A solução utiliza categorização inteligente, relatórios analíticos e consolidados, além de notificações proativas que auxiliam gestores na obtenção de insights baseados em dados.
2º lugar – Lihai (Santa Catarina): A solução aplica inteligência artificial ao comportamento do cliente, integrada a uma engine de campanhas automatizadas. A partir do histórico transacional e do padrão de uso, a plataforma sugere quais ações devem ser incentivadas e quais recompensas oferecer, ajustando as campanhas em tempo real. Os dados de engajamento são disponibilizados em dashboards gerenciais.
3º lugar – Hyven (Rio Grande do Sul): A startup desenvolve uma plataforma interativa que utiliza indicadores de desempenho e monitoramento para aprimorar a tomada de decisão em tempo real, mensurando relevância e abrangência de acordo com as necessidades de cada empresa.
O CEO da Celero, João Augusto Betenheuzer, celebrou a conquista: “É muito gratificante. Acho que esse tipo de processo faz com que a gente tenha um propósito muito claro de apoiar o nosso cliente e encontre um parceiro que está disposto, do tamanho do Banrisul, a levar esse sonho em frente. A gente tem certeza que o que vem pela frente é um sucesso muito grande. Só agradeço a toda a diretoria que apoiou, o pessoal do time da Aceleração, o Tecnopuc. A gente já participou de alguns programas até internacionais, e, sem sombra de dúvida, este programa está no meu top 1, tranquilamente, por todo o apoio, o nível das mentorias, das parcerias e a forma como tudo foi conduzido.”
Participaram do ciclo as startups Hyven, Evertrack, Writeflow, 4MTI, Celero, Beeviral, Lihai e TokenOne, representando seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Cada empresa teve 15 minutos para apresentar sua solução, seguidos de cinco minutos de perguntas feitas por uma banca formada por colaboradores do Banrisul.
As soluções apresentadas responderam a seis desafios propostos pelo Banco: Gestão de Imóveis, Performance Interna, Inteligência de Mercado, Agregador Financeiro PJ, Programa de Fidelidade e Garantia Tokenizada.
O gerente executivo de Inovação do Banrisul, Fabrício Gomes, destacou a evolução do programa: “A gente teve um desafio quando pensou na terceira edição do Banritech Fly, que era imaginar um ciclo diferente dos anteriores. Não porque não estava funcionando, mas porque exigia agora o novo posicionamento do Banritech. E com isso, a gente lançou os desafios para o mercado e aproximou os especialistas do banco das startups selecionadas. A gente já teve dois ciclos anteriores com Tecnopuc de muito sucesso. E agora a gente conseguiu criar um funil de seleção de startups e tocar um ciclo de aceleração que foi um processo benéfico para as startups, mas também para o Banrisul em criar um método de aproximação entre as empresas.”
A líder do Tecnopuc Crialab, Stela Sapper, também reforçou o papel do Tecnopuc na qualificação do ciclo: “Foi um projeto realizado a muitas mãos; tivemos vários meses de planeamento e conceção para este ciclo, que durou 13 semanas. Neste projeto, o Tecnopuc apoiou o Banrisul, concebendo as trilhas de conhecimento. Tivemos a participação de especialistas tanto do Tecnopuc quanto do ecossistema da PUCRS, com professores e parceiros técnicos, para garantir que todo o conteúdo que partilhámos com as nossas startups fosse o melhor possível. Além disso, houve todo o acompanhamento através de mentoria e facilitação, para que elas chegassem no dia de hoje com as melhores soluções para o Banrisul.”