Banco Pine aumenta participação na fintech AmigoZ

Instituição financeira passa a deter 87,87% das ações em operação estratégica para fortalecer ecossistema de Varejo Colateralizado. Foto: Divulgação/Pine

O Banco Pine anunciou a conclusão de uma transação societária estratégica envolvendo suas investidas no segmento de Varejo Colateralizado. O movimento reforça a expansão do ecossistema digital do banco e consolida sua presença em um dos mercados de crédito que mais crescem no país.

A transação contempla o aumento da participação do Pine na fintech AmigoZ para 87,87%, como também a alienação da participação de 33,01% no Grupo BYX. A operação prevê o recebimento, pelo Banco Pine, de R$ 100 milhões em caixa, além de uma parcela variável (earn-out) vinculada à valorização futura da BYX e 37,65% das ações da AmigoZ, elevando a participação do Pine na fintech.

Reforço ao ecossistema digital e ao modelo multicanal

Com a ampliação da participação na AmigoZ, o Pine fortalece um dos canais de seu ecossistema escalável de Varejo Colateralizado, segmento no qual o banco combina originação especializada, tecnologia e gestão de risco para expandir sua atuação de forma consistente e sustentável.

“O modelo diversificado do Pine reflete uma cultura de parcerias e complementaridade. A transação reforça nossa capacidade de integrar plataformas, originadores e investidores em um ecossistema de crédito robusto e sustentável”, comenta Noberto Pinheiro Jr., membro do Comitê Executivo do Pine.

“A operação demonstra a maturidade do ecossistema de Varejo Colateralizado que o Banco Pine construiu, combinando originação especializada, tecnologia e governança”, acrescenta Clive Botelho, membro do Comitê Executivo do Pine.

Ciclo de investimento bem-sucedido na BYX

Firmada em 2022, a parceria com o Grupo BYX gerou expressiva criação de valor para ambas as instituições, resultando em um retorno aproximado de seis vezes sobre o capital investido pelo Pine. Após a conclusão da operação, o Grupo BYX e a instituição financeira permanecerão parceiros em iniciativas comerciais no mercado de crédito colateralizado.

“Essa transação reflete a disciplina na execução da nossa estratégia e reafirma o foco do Banco em crescimento rentável, diversificação e inovação na originação de crédito colateralizado”, avalia Rodrigo E. Pinheiro, membro do Comitê Executivo do Banco Pine.

Estratégia de capital e governança

A operação está alinhada ao plano estratégico do Pine de priorizar gestão ativa de portfólio, alocação eficiente de capital e expansão escalável de suas esteiras e canais de crédito. O movimento reforça o posicionamento do banco como um dos protagonistas no avanço do modelo de crédito colateralizado no país. A conclusão da operação está condicionada à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e do Banco Central (BC).

Sobre o Banco Pine

Fundado em 1997, o Banco Pine é uma instituição de capital aberto desde 2007, sendo o primeiro banco de médio porte listado na B3. Com mais de 25 anos de atuação, combina solidez, tradição e especialização na originação e gestão de crédito. Seu modelo de negócios é pautado por relações de longo prazo, governança robusta e uma estratégia clara de diversificação por múltiplas esteiras de crédito, oferecendo soluções completas, eficientes e orientadas às necessidades de seus clientes e parceiros.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

https://brasilinovador.com.br
https://brasilinovador.com.br/guia

Publicidade, Mantenedores e Media Partners
midia@brasilinovador.com.br

Conteúdo, Releases e Mailing de Imprensa
rede@brasilinovador.com.br

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.