A AWS fornecerá à OpenAI infraestrutura de ponta para suas cargas de trabalho avançadas de IA generativa. O acordo tem valor de US$ 38 bilhões. Foto: divulgação
A Amazon Web Services (AWS) e a OpenAI anunciaram uma parceria estratégica plurianual que fornece a infraestrutura da AWS para a OpenAI executar e escalar suas principais cargas de trabalho de inteligência artificial (IA), com início imediato. Sob este novo acordo de US$ 38 bilhões, que terá crescimento contínuo nos próximos sete anos, a OpenAI tem acesso à computação da AWS, compreendendo centenas de milhares de GPUs NVIDIA de última geração, com a capacidade de expandir para dezenas de milhões de CPUs para escalar rapidamente as cargas de trabalho de agentes de IA.
A AWS tem experiência na execução de infraestrutura de IA em larga escala de forma segura, confiável e em escala – com clusters que chegam a 500 mil chips. A liderança da AWS em infraestrutura de nuvem combinada com os avanços pioneiros da OpenAI em IA generativa ajudará milhões de usuários a continuar obtendo valor do ChatGPT. O rápido avanço da tecnologia de IA criou uma demanda sem precedentes por poder de computação. À medida que os provedores buscam levar seus modelos a novos patamares de inteligência, eles estão cada vez mais recorrendo à AWS devido ao desempenho, escala e segurança que podem alcançar.
A OpenAI começará imediatamente a utilizar a computação da AWS, com toda a capacidade prevista para ser implantada antes do final de 2026, e capacidade de expansão para além desta data. A implantação da infraestrutura que a AWS está construindo para a OpenAI apresenta um design arquitetônico sofisticado, otimizado para máxima eficiência e desempenho de processamento de IA.
O agrupamento das GPUs NVIDIA – tanto GB200s quanto GB300s – via Amazon EC2 UltraServers na mesma rede – permite desempenho de baixa latência em sistemas
interconectados, possibilitando que a OpenAI execute cargas de trabalho de forma eficiente com desempenho ideal. Os clusters são projetados para suportar várias cargas de trabalho, desde a inferência para o ChatGPT até o treinamento de modelos de nova geração, com a flexibilidade de se adaptar às necessidades em evolução da OpenAI.
“A escalada da IA exige computação massiva e confiável”, disse o cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman. “Nossa parceria com a AWS fortalece o amplo ecossistema de computação que impulsionará esta próxima era e levará a IA avançada a todos.”
“À medida que a OpenAI continua a expandir os limites do que é possível, a infraestrutura de ponta da AWS servirá como espinha dorsal para suas ambições de IA”, disse Matt Garman, CEO da AWS. “A amplitude e a disponibilidade imediata de computação otimizada demonstram por que a AWS está em uma posição única para suportar as vastas cargas de trabalho da OpenAI.”
Clique aqui para acessar os modelos abertos da OpenAI na AWS.