A Audaces, empresa catarinense associada à ACATE que oferece soluções de tecnologia para a indústria da moda, anunciou o investimento de R$ 8 milhões para expandir operações no México e na Colômbia. O projeto prevê avanços nos próximos meses com a aquisição de novas unidades comerciais e centros de serviço técnico especializados.
A Audaces é participante do Grupo Temático de Internacionalização da ACATE, além das Verticais de Negócios de Manufatura 4.0 e Varejo.
O movimento estratégico na América Latina visa contribuir para a ampliação da receita global da empresa entre 30% e 40% ao ano até 2028, com o faturamento internacional representando mais da metade do total da companhia nos próximos cinco anos.
A escolha dos países pela Audaces levou em conta a relevância e potencial de crescimento: o México é o segundo maior exportador têxtil da América Latina e está conectado ao mercado norte-americano via Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês); já a Colômbia possui das cadeias têxteis mais completas da região, com marcas independentes e investimentos em digitalização.
A expansão nos dois países seguirá o modelo implementado na nova sede da empresa em Florianópolis, que funciona como um hub de inovação. “Nosso modelo será híbrido. Além da frente comercial, haverá áreas dedicadas à capacitação técnica, co-criação com clientes e desenvolvimento de soluções adaptadas à realidade local”, explica Jorimar Lorenzi, diretor comercial da Audaces.
A Audaces vem estabelecendo parcerias com instituições de ensino técnico e hubs de inovação, promovendo a formação de mão de obra qualificada para operar as tecnologias da empresa. “A combinação de presença física, integração de talentos e parcerias estratégicas reforça nosso objetivo de liderar a transformação digital da indústria da moda nesses países”, destaca Matheus Fagundes, CEO da empresa.
A empresa ainda planeja expansão para mercados do Peru e da América Central, além de fortalecimento da atuação na Argentina, sendo focos da Audaces nesse processo: a digitalização do atendimento, capacitação técnica e integração.
Outras oportunidades avaliadas pela Audaces estão na África, Leste Europeu e Sudeste Asiático, além de planos de entrada no mercado norte-americano por meio de parcerias estratégicas e expansão digital.
Recentemente, a Audaces anunciou a inauguração de um novo canal de distribuição na Índia, previsto para 2026. Com investimento estimado entre R$ 5 milhões e 7 milhões nos primeiros dois anos, a operação incluirá instalação de áreas comerciais, apoio técnico e treinamento profissional. “A Índia é hoje um dos maiores polos têxteis do mundo e oferece uma combinação única de verticalização da cadeia produtiva, incentivos governamentais e um mercado interno em franca expansão”, explica Magner Steffens, CEO da Audaces para os mercados da Ásia, África e Europa.
*Com informações de SC Inova, Amanhã e Noticenter/ Imagem: Divulgação