Ataques cibernéticos globais disparam em dezembro, e Brasil tem avanço de 38%

Ataques cibernéticos globais disparam em dezembro, e Brasil tem avanço de 38%

A Check Point Research (CPR), a divisão de Inteligência de Ameaças da Check Point Software, divulgou seu Relatório de Estatísticas Globais de Ataques Cibernéticos de dezembro de 2025, apontando a intensificação dos ataques no mundo, o avanço do ransomware e o aumento dos riscos de exposição de dados associados ao uso corporativo de Inteligência Artificial (IA) generativa.

Em dezembro, o número médio de ataques cibernéticos por organização chegou a 2.027 por semana, alta de 1% em relação ao mês anterior e de 9% na comparação anual. A América Latina registrou o maior crescimento global, com média de 3.065 ataques semanais por organização, avanço de 26% ano a ano.

Dentro da região, o Brasil apresentou o maior crescimento percentual, com média de 3.520 ataques por organização por semana, o que representa alta de 38% em relação ao ano anterior.

O ransomware seguiu como a principal ameaça global, com 945 incidentes reportados em dezembro, aumento de 60% na comparação anual. A América do Norte concentrou 52% dos casos, seguida pela Europa, com 23%. Entre os grupos mais ativos, destacam-se Qilin, LockBit5 e Akira, refletindo a consolidação dos modelos de Ransomware-as-a-Service (RaaS).

“Os dados mostram que o risco cibernético deixou de ser episódico e passou a representar uma pressão contínua para as organizações”, afirma Omer Dembinsky, gerente de pesquisa de dados da Check Point Research. “O ransomware segue escalando por meio de operações industrializadas, enquanto o uso não gerenciado de IA generativa amplia significativamente a exposição de dados corporativos.”

O relatório também aponta que Educação, Governo e ONGs seguem entre os setores mais atacados globalmente, impulsionados por alta digitalização, grandes volumes de usuários e limitações de recursos de segurança.

No campo da IA generativa, os dados indicam novos riscos: 91% das organizações tiveram atividade de alto risco relacionada ao uso dessas ferramentas, e 1 em cada 27 prompts apresentou potencial de vazamento de informações sensíveis, incluindo dados pessoais, informações internas de rede e TI e código-fonte proprietário.

Segundo a Check Point Research, as organizações entram em 2026 enfrentando pressão persistente de ransomware e riscos sistêmicos de dados, o que reforça a necessidade de estratégias de prevenção, inteligência de ameaças baseada em IA e governança clara para o uso de IA generativa nos negócios.

Sobre a Check Point Software Technologies Ltd.

A Check Point Software Technologies Ltd é líder na proteção da confiança digital (digital trust), utilizando soluções de segurança cibernética com tecnologia de IA para proteger mais de 100.000 organizações em todo o mundo. Por meio de sua Plataforma Infinity e de um ecossistema aberto, a abordagem de prevenção em primeiro lugar da Check Point Software oferece eficácia de segurança líder do setor, reduzindo riscos. Empregando uma arquitetura de rede de malha (mesh) híbrida com SASE como núcleo, a Plataforma Infinity unifica o gerenciamento de ambientes locais, na nuvem e em ambientes de trabalho, oferecendo flexibilidade, simplicidade e escala para empresas e provedores de serviços.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.