ApexBrasil celebra abertura de 500 novos mercados em mais de 80 países

ApexBrasil celebra abertura de 500 novos mercados em mais de 80 países

Evento reuniu autoridades e reforça Brasília como polo estratégico de inovação, sustentabilidade e arquitetura institucional de alto padrão. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Nesta segunda-feira (15), a ApexBrasil inaugurou oficialmente sua nova sede no edifício Lotus 903 em uma cerimônia que reuniu cerca de 700 pessoas, entre autoridades federais, representantes do setor produtivo, lideranças do comércio exterior e funcionários da Apex. O evento celebrou não apenas a entrega do edifício à Apex, mas também um marco histórico para o país: a abertura de 500 novos mercados internacionais em mais de 80 países nos últimos dois anos, resultado de uma atuação integrada entre ApexBrasil, MAPA, MRE e MDIC.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou o protagonismo do Brasil na transição energética e o avanço do país na construção de uma economia de baixo carbono. Em sua fala, o presidente reforçou o papel do Brasil como referência global em sustentabilidade e energia limpa. “O Brasil já alcançou uma matriz com 53% de energia renovável, o que demonstra que o país tem feito sua parte e pode liderar pelo exemplo na agenda ambiental”, afirmou Lula.

Na mesma linha, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, enfatizou a transformação do parque industrial brasileiro e sua inserção no comércio internacional. “A nova indústria é verde, sustentável, competitiva e exportadora”, destacou.

Com localização estratégica na SGAS 903, o novo edifício Lotus 903 oferece 17 mil m 2 de área construída em um ambiente moderno, sustentável e com arquitetura autoral, concebidos para abrigar a crescente atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A sede própria simboliza um novo patamar para a governança institucional.

“Nossa sede própria é um empreendimento que traduz a essência da ApexBrasil. Um espaço contemporâneo, sustentável e reconhecido por sua inovação, que simboliza nossa forma de atuar: conectamos pessoas, ideias e oportunidades para projetar um Brasil moderno, competitivo e preparado para o futuro no cenário internacional. E além disso, será um espaço aberto a quem vive em Brasília. Um prédio aberto à população da cidade, estimulando a cultura e a arte” disse Jorge Viana, Presidente da ApexBrasil.

Para a Lotus, a conclusão do projeto representa a entrega de um empreendimento que reafirma o compromisso da empresa com qualidade construtiva, inovação e sustentabilidade, elementos que também conduziram a escolha da ApexBrasil pelo edifício.

“A inauguração do Lotus 903 marca um novo capítulo para Brasília. Para nós, é motivo de grande orgulho entregar um empreendimento que simboliza desenvolvimento e visão de futuro”, destacou Ruy Hernández, co-Ceo da Lotus.

Com a entrega do Lotus 903, a Lotus reforça sua posição como referência nacional e internacional em empreendimentos corporativos inovadores e sustentáveis, ampliando seu portfólio no eixo corporativo da capital.

Premiações e certificados

O Lotus 903 reúne um conjunto de premiações e certificações que reforçam o posicionamento da Lotus no cenário internacional de arquitetura, inovação e sustentabilidade. O empreendimento foi vencedor do German Design Award 2025, na categoria Arquitetura Excelente – Arquitetura Conceitual, reconhecimento concedido pelo German Design Council (Conselho Alemão de Design), uma das instituições mais prestigiadas do mundo na valorização de projetos que se destacam pela excelência técnica e conceitual. O prêmio amplia a lista de reconhecimentos internacionais do projeto, que também conquistou o Iconic Awards, distinção global dedicada a empreendimentos visionários e inovadores em arquitetura e design.

No campo da sustentabilidade, o Lotus 903 conta ainda com as certificações LEED Platinum e Procel Nível A, atestando o alto desempenho ambiental, a eficiência energética e o compromisso da empresa com práticas construtivas responsáveis.

“O Lotus 903 nasce com a proposta de ir além da função tradicional de um edifício corporativo. Ele foi pensado como um espaço que inspira, conecta pessoas e traduz valores institucionais em arquitetura, sustentabilidade e eficiência, apoiando a atuação estratégica da ApexBrasil”, explicou Luiz Felipe Hernandez, , co-Ceo da Lotus.

SOBRE A LOTUS

Fundada em 2018 pelos irmãos Luiz Felipe Hernandez e Ruy Hernandez, a Lotus surgiu como uma construtora que se diferencia pela inovação, visão de futuro e versatilidade no portfólio, com construção, incorporação, gestão e venda de imóveis residenciais e corporativos.

Com sede em Brasília, a companhia tem como pilares a arquitetura autoral, qualidade construtiva, tecnologia e sustentabilidade. No cenário local, a Lotus se destaca pelos empreendimentos e parcerias comerciais, elevando as paisagens a outro patamar, sem perder a essência urbanística da Capital Federal, tão famosa desde a sua projeção.

Entre seus empreendimentos de destaque estão o Lotus Corporate, entregue ao Banco Mundial; o Lotus Prime, sede da Delegação da União Europeia; e o Lotus 903, desenvolvido para a ApexBrasil. Recentemente, uma das torres do Lotus Tower foi adquirida pela EQI Asset, reforçando a confiança do mercado na marca.

A construtora alia inovação, sustentabilidade e compromisso social, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua. Além da excelência na execução de empreendimentos imobiliários, a empresa acredita na responsabilidade social como parte essencial do seu DNA, investindo em iniciativas que impactam positivamente a comunidade.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador.

Somos uma rede colaborativa que promove os ecossistemas de inovação.

Conteúdo
https://brasilinovador.com.br

Conexões
https://brasilinovador.com.br/guia

WhatsApp
+55 11 94040-5356

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.