Evento reuniu autoridades e reforça Brasília como polo estratégico de inovação, sustentabilidade e arquitetura institucional de alto padrão. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Nesta segunda-feira (15), a ApexBrasil inaugurou oficialmente sua nova sede no edifício Lotus 903 em uma cerimônia que reuniu cerca de 700 pessoas, entre autoridades federais, representantes do setor produtivo, lideranças do comércio exterior e funcionários da Apex. O evento celebrou não apenas a entrega do edifício à Apex, mas também um marco histórico para o país: a abertura de 500 novos mercados internacionais em mais de 80 países nos últimos dois anos, resultado de uma atuação integrada entre ApexBrasil, MAPA, MRE e MDIC.
O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou o protagonismo do Brasil na transição energética e o avanço do país na construção de uma economia de baixo carbono. Em sua fala, o presidente reforçou o papel do Brasil como referência global em sustentabilidade e energia limpa. “O Brasil já alcançou uma matriz com 53% de energia renovável, o que demonstra que o país tem feito sua parte e pode liderar pelo exemplo na agenda ambiental”, afirmou Lula.
Na mesma linha, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, enfatizou a transformação do parque industrial brasileiro e sua inserção no comércio internacional. “A nova indústria é verde, sustentável, competitiva e exportadora”, destacou.
Com localização estratégica na SGAS 903, o novo edifício Lotus 903 oferece 17 mil m 2 de área construída em um ambiente moderno, sustentável e com arquitetura autoral, concebidos para abrigar a crescente atuação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A sede própria simboliza um novo patamar para a governança institucional.
“Nossa sede própria é um empreendimento que traduz a essência da ApexBrasil. Um espaço contemporâneo, sustentável e reconhecido por sua inovação, que simboliza nossa forma de atuar: conectamos pessoas, ideias e oportunidades para projetar um Brasil moderno, competitivo e preparado para o futuro no cenário internacional. E além disso, será um espaço aberto a quem vive em Brasília. Um prédio aberto à população da cidade, estimulando a cultura e a arte” disse Jorge Viana, Presidente da ApexBrasil.
Para a Lotus, a conclusão do projeto representa a entrega de um empreendimento que reafirma o compromisso da empresa com qualidade construtiva, inovação e sustentabilidade, elementos que também conduziram a escolha da ApexBrasil pelo edifício.
“A inauguração do Lotus 903 marca um novo capítulo para Brasília. Para nós, é motivo de grande orgulho entregar um empreendimento que simboliza desenvolvimento e visão de futuro”, destacou Ruy Hernández, co-Ceo da Lotus.
Com a entrega do Lotus 903, a Lotus reforça sua posição como referência nacional e internacional em empreendimentos corporativos inovadores e sustentáveis, ampliando seu portfólio no eixo corporativo da capital.
Premiações e certificados
O Lotus 903 reúne um conjunto de premiações e certificações que reforçam o posicionamento da Lotus no cenário internacional de arquitetura, inovação e sustentabilidade. O empreendimento foi vencedor do German Design Award 2025, na categoria Arquitetura Excelente – Arquitetura Conceitual, reconhecimento concedido pelo German Design Council (Conselho Alemão de Design), uma das instituições mais prestigiadas do mundo na valorização de projetos que se destacam pela excelência técnica e conceitual. O prêmio amplia a lista de reconhecimentos internacionais do projeto, que também conquistou o Iconic Awards, distinção global dedicada a empreendimentos visionários e inovadores em arquitetura e design.
No campo da sustentabilidade, o Lotus 903 conta ainda com as certificações LEED Platinum e Procel Nível A, atestando o alto desempenho ambiental, a eficiência energética e o compromisso da empresa com práticas construtivas responsáveis.
“O Lotus 903 nasce com a proposta de ir além da função tradicional de um edifício corporativo. Ele foi pensado como um espaço que inspira, conecta pessoas e traduz valores institucionais em arquitetura, sustentabilidade e eficiência, apoiando a atuação estratégica da ApexBrasil”, explicou Luiz Felipe Hernandez, , co-Ceo da Lotus.
SOBRE A LOTUS
Fundada em 2018 pelos irmãos Luiz Felipe Hernandez e Ruy Hernandez, a Lotus surgiu como uma construtora que se diferencia pela inovação, visão de futuro e versatilidade no portfólio, com construção, incorporação, gestão e venda de imóveis residenciais e corporativos.
Com sede em Brasília, a companhia tem como pilares a arquitetura autoral, qualidade construtiva, tecnologia e sustentabilidade. No cenário local, a Lotus se destaca pelos empreendimentos e parcerias comerciais, elevando as paisagens a outro patamar, sem perder a essência urbanística da Capital Federal, tão famosa desde a sua projeção.
Entre seus empreendimentos de destaque estão o Lotus Corporate, entregue ao Banco Mundial; o Lotus Prime, sede da Delegação da União Europeia; e o Lotus 903, desenvolvido para a ApexBrasil. Recentemente, uma das torres do Lotus Tower foi adquirida pela EQI Asset, reforçando a confiança do mercado na marca.
A construtora alia inovação, sustentabilidade e compromisso social, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua. Além da excelência na execução de empreendimentos imobiliários, a empresa acredita na responsabilidade social como parte essencial do seu DNA, investindo em iniciativas que impactam positivamente a comunidade.