Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro - Crédito da foto: Divulgação MAPA - Guilherme Martimon

ApexBrasil abrirá escritório em Mato Grosso para atrair investimentos e ampliar exportações

Estudo da Agência identificou mais de 1,2 mil oportunidades de exportação para 21 setores do estado e 182 países como potenciais destinos

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, anunciou nesta terça-feira (23), em Brasília, a abertura de um Escritório da Agência no estado do Mato Grosso (MT), considerado o maior exportador da região Centro-Oeste. O anúncio foi feito durante a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre a ApexBrasil e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com a presença de Jorge Viana, do ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, e do presidente da Famato, Vilmondes Tomain. “Nós estamos firmando um compromisso de abrir um escritório da Apex no estado que mais trabalha o agronegócio do Brasil. É também um dos estados que mais exporta. Estou falando do Mato Grosso. Até o final deste ano, nós vamos ter um escritório da Apex funcionando em Cuiabá, fazendo com que o Mato Grosso receba investimentos do mundo inteiro, porque a Apex trabalha com investimentos e também com a promoção dos produtos do agronegócio e de outros setores da economia do Mato Grosso no mundo inteiro“, afirmou Jorge Viana.

De janeiro a agosto desde ano, o estado do Mato Grosso exportou US$ 20,2 bilhões, o que representa cerca de 9,1% do total do volume exportado do Brasil neste período, segundo dados do ComexStat do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O estado é considerado o maior exportador da região Centro-Oeste (55%), com vendas externas somadas em US$ 27,6 bilhões em 2024. Deste total, cerca de 72% foram do setor da agropecuária e 26,7% da indústria de transformação. Soja, algodão bruto, milho, carne bovina e farelos de soja estão entre os principais produtos exportados. Os principais destinos das vendas foram China, Espanha, Turquia, Tailândia e Vietnã. O documento assinado hoje prevê a cessão de um espaço nas dependências da Famato para a instalação do Escritório da ApexBrasil em Cuiabá, dedicado à promoção comercial de empresas, atração de investimentos e geração de oportunidades de negócios, além do apoio à abertura de novos mercados.

Estudo de Oportunidades de Exportações e Investimentos, elaborado pela área de Inteligência da ApexBrasil, publicado em agosto de 2025, identificou 1.235 oportunidades de exportações para 21 setores do estado e 182 países como potenciais destinos. “Para os mato-grossenses, a Apex, que está sendo um pleno sucesso no nosso governo, tem estreitado as relações do mundo com o Brasil e certamente vai fazer isso muito bem para a agropecuária e a agroindústria do estado“, reforçou Carlos Fávaro. O ministro do MAPA destacou que há muito espaço para ampliar as exportações. Um dos exemplos citados foi o cultivo do gergelim. Mato Grosso é o maior produtor de gergelim do Brasil. Recentemente, a Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC), ampliou de 31 para 61 o total de empresas brasileiras produtoras de gergelim autorizadas a exportar para o país asiático. Com isso, o estado passou a representar 32,7% das empresas brasileiras desta lista. Cerca de um terço dos estabelecimentos nacionais aptos a atender o maior mercado importador do mundo são do Mato Grosso. A China responde por 38,4% do consumo global de gergelim.

Para o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, a presença da Apex vai possibilitar condições para viabilizar mais exportações e novos investimentos. “Isso que vai acontecer no Mato Grosso é transformação. A internacionalização com apoio da Apex vai abrir as portas dos mercados para nossos produtores rurais, com o nosso ‘carro forte, que é a nossa produção agrícola. Não tenho dúvida que o que você (Jorge Viana) está fazendo, junto com o ministro Carlos Fávaro, é um bem muito grande para Mato Grosso, que precisa cada vez mais colocar renda na mão das pessoas“, ressaltou. Criada em 1965, a Famato integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e atualmente representa mais de 33 mil produtores e mais de 94 sindicatos rurais de Mato Grosso. A entidade tem atuado no desenvolvimento sustentável do agronegócio e disseminação de know-how para produtores rurais, especialmente os de micro, pequeno e médio portes.

Segundo dados da Receita Federal, as Micro e Pequenas Empresas representam 87% do universo empresarial de Mato Grosso, com mais de 419 mil empresas ativas. A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, destaca que o foco da Agência na região será principalmente voltado a apoiar micro, pequenas e médias empresas. “Vamos buscar não só diversificar mercados, mas trazer ainda mais renda para a população. É a Apex se internalizando no Brasil, cada vez mais próxima dos produtores brasileiros em todas as regiões do país, finalizou.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.