- A HPE será um dos primeiros OEMs a adotar a arquitetura “Helios” da AMD, uma plataforma de IA aberta e de pilha completa, projetada para cargas de trabalho de IA em grande escala.
- A HPE utilizará switches HPE Juniper Networking projetados especificamente para o “Helios”, em colaboração com a Broadcom, para oferecer conectividade de alta largura de banda e baixa latência em clusters massivos de IA.
- A AMD e a HPE impulsionarão o “Herder”, um supercomputador construído sobre a plataforma HPE Cray GX5000 com GPUs AMD Instinct MI430X e CPUs AMD EPYC “Venice” de próxima geração, avançando a pesquisa em HPC e IA soberana em toda a Europa.
A AMD (NASDAQ: AMD) anunciou uma colaboração ampliada com a HPE para acelerar a próxima geração de infraestrutura de IA aberta e escalável baseada em tecnologias de computação líderes da AMD. A HPE se tornará um dos primeiros fornecedores de sistemas a adotar a arquitetura de IA em escala de rack “Helios” da AMD, que integrará um switch de escala vertical HPE Juniper Networking — em colaboração com a Broadcom — e software para uma conectividade Ethernet fluida e de alta largura de banda.
O “Helios” combina CPUs AMD EPYC, GPUs AMD Instinct, a tecnologia avançada de redes AMD Pensando e a pilha de software aberta AMD ROCm para oferecer uma plataforma coesa, otimizada para desempenho, eficiência e escalabilidade. O sistema foi projetado para simplificar a implementação de clusters de IA em grande escala, permitindo tempos de resposta mais rápidos e maior flexibilidade de infraestrutura em ambientes de pesquisa, nuvem e empresas.
“A HPE tem sido uma parceira excepcional de longa data para a AMD, trabalhando conosco para redefinir o que é possível em computação de alto desempenho“, disse a Dra. Lisa Su, presidente e diretora-executiva da AMD. “Com o ‘Helios’, levamos essa colaboração ainda mais longe, reunindo toda a pilha de tecnologias de computação da AMD e a inovação de sistemas da HPE para oferecer uma plataforma de IA aberta em escala de rack que impulsiona novos níveis de eficiência, escalabilidade e desempenho revolucionário para nossos clientes na era da IA.”
“Há mais de uma década, a HPE e a AMD têm levado os limites da supercomputação adiante, entregando múltiplos sistemas de classe exaescala e promovendo padrões abertos que aceleram a inovação”, disse Antonio Neri, presidente e diretor-executivo da HPE. “Com a introdução do novo AMD ‘Helios’ e nossa solução de redes HPE projetada especificamente para escalonamento, estamos oferecendo aos nossos clientes, provedores de serviços em nuvem, implementações mais rápidas, maior flexibilidade e menor risco na forma como escalam a computação de IA em seus negócios.”
Impulsionando a próxima era de infraestrutura de IA padrão do setor
A plataforma de IA em escala de rack AMD “Helios” oferece até 2,9 exaFLOPS de desempenho FP4 por rack utilizando GPUs AMD Instinct MI455X, CPUs AMD EPYC “Venice” de próxima geração e NICs AMD Pensando Vulcano para redes de escala horizontal, tudo unificado por meio do ecossistema de software aberto ROCm, que permite flexibilidade e inovação em cargas de trabalho de IA e HPC.
Com o design OCP Open Rack Wide, a “Helios” pode ajudar clientes e parceiros a agilizar os tempos de implementação e oferecer uma solução escalável e flexível para cargas de trabalho exigentes de IA.
Isso permitiu que a HPE integrasse tecnologias diferenciadas para seus clientes, especificamente um switch Ethernet de escalonamento e software projetados para o “Helios”. Desenvolvido em colaboração com a Broadcom, o switch oferece desempenho otimizado para cargas de trabalho de IA utilizando o padrão Ultra Accelerator Link over Ethernet (UALoE), reforçando o compromisso da AMD com tecnologias abertas e baseadas em padrões.
A HPE oferecerá a Arquitetura de IA em Escala de Rack AMD “Helios” globalmente em 2026.
Impulsionando a próxima geração de inovação em HPC e IA na Europa
O Herder, um novo supercomputador para o Centro de Computação de Alto Desempenho de Stuttgart (HLRS), na Alemanha, é impulsionado por GPUs AMD Instinct MI430X e CPUs AMD EPYC “Venice” de próxima geração. Construído sobre a plataforma HPE Cray Supercomputing GX5000, o Herder oferecerá desempenho e eficiência de classe mundial para cargas de trabalho de HPC e IA em grande escala. A combinação do portfólio de computação líder da AMD com o robusto design de sistemas da HPE resultará em uma ferramenta poderosa que impulsionará o avanço científico e a inovação industrial para pesquisadores e empresas na Europa.
“O emparelhamento das GPUs AMD Instinct MI430X e dos processadores EPYC dentro da plataforma GX5000 da HPE é uma solução perfeita para nós no HLRS”, disse o Prof. Dr. Michael Resch, diretor do HLRS. “Nossa comunidade científica de usuários requer que continuemos apoiando aplicações tradicionais de HPC para simulação numérica. Ao mesmo tempo, vemos um interesse crescente em aprendizado de máquina e inteligência artificial. A arquitetura do sistema Herder nos permitirá apoiar ambas as abordagens, além de oferecer aos nossos usuários a capacidade de desenvolver e se beneficiar de novos tipos de fluxos de trabalho híbridos HPC/IA. Esta plataforma não apenas permitirá que nossos usuários executem simulações maiores e mais poderosas que conduzam a descobertas científicas empolgantes, mas também desenvolver métodos computacionais mais eficientes que só são possíveis graças às capacidades oferecidas por este hardware de próxima geração.”
A entrega do Herder está prevista para a segunda metade de 2027 e espera-se que entre em operação no final desse mesmo ano.
O Herder substituirá o atual supercomputador emblemático do HLRS, chamado Hunter.
Sobre a AMD
Por mais de 55 anos, a AMD tem impulsionado a inovação em computação de alto desempenho, gráficos e tecnologias de visualização. Bilhões de pessoas, empresas líderes da Fortune 500 e instituições de pesquisa científica de ponta em todo o mundo dependem diariamente da tecnologia da AMD para melhorar a forma como vivem, trabalham e se divertem. Os colaboradores da AMD estão focados em construir produtos de alto desempenho e adaptativos que ultrapassam os limites do possível. Para mais informações sobre como a AMD está habilitando o presente e inspirando o futuro, visite o site, blog, LinkedIn, Facebook e X da AMD (NASDAQ: AMD).