cubo-itau-hub-sao-paulo-sp-banco-midia-publicidade-anunciante-guia-conexoes-rede-brasil-inovador-inovacao-esg-ia-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante
Presidente em exercício destacou importância da relação comercial entre os dois países e ressaltou que há um caminho para a realização de acordo Mercosul-Japão. Foto: divulgação

Alckmin destaca potenciais de descarbonização a empresários japoneses

A relação comercial entre Brasil e Japão vem se fortalecendo nos últimos anos. No final de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, assinaram vários acordos estratégicos, entre eles dois nas áreas de transição energética e integração industrial.

Dando prosseguimento a essa relação que já dura mais de 130 anos, o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, recebeu nesta quarta-feira (9), um documento do Grupo de Notáveis (Wise Group) para uma Parceria Econômica Estratégica Brasil-Japão, com uma série de sugestões para o estreitamento das relações.

No encontro realizado no MDIC, o ministro Geraldo Alckmin ressaltou o entusiasmo do presidente Lula ao voltar de missão ao Japão. “A viagem do presidente Lula foi muito proveitosa, vários memorandos foram assinados. O BNDES explicitou a parceria para investimentos e já se avançou também na possibilidade de comércio exterior com a carne bovina do Brasil”, destacou.

O ministro do MDIC também citou o acordo Mercosul-União Europeia, aprovado em dezembro do ano passado, e salientou que há um caminho para trabalhar o acordo do bloco sul-americano com o Japão.

Ao grupo, liderado pelo empresário Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, que preside a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, e por Masami Ijima, Conselheiro da Mitsui, Alckmin destacou oportunidades a serem criadas diante da parceria para intensificar iniciativas relacionadas à economia verde e tecnologias sustentáveis, como o potencial de descarbonização do setor automotivo brasileiro, que já anunciou R$ 130 bilhões de investimentos no Brasil nos próximos anos, estimulados pelo programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), e citou os investimentos da Toyota no Brasil.

“Iremos para 30% de etanol na gasolina, e poderemos chegar a 35%. E 90% da frota brasileira é motor flex (etanol e gasolina). Quero destacar a Toyota, a maior indústria automotiva do mundo, que está fazendo no Brasil um grande investimento. Antes de o presidente Lula ir ao Japão, nós estivemos juntos lá em Sorocaba (SP) na nova planta, a nova indústria do híbrido-flex, que é o que mais descarboniza”, disse Alckmin, ao destacar que a indústria automotiva brasileira cresceu 9,7% em 2024, enquanto no mundo o crescimento do setor foi de 2%.

Transição energética

O Brasil se destaca no cenário mundial por sua matriz energética renovável e conta com a Nova Indústria Brasil (NIB) entre outras políticas criadas para impulsionar a sustentabilidade com foco em bioeconomia, descarbonização e segurança energética.

“Temos inúmeras possibilidades na questão de descarbonização. O etanol, o hidrogênio de baixo carbono, o SAF (Combustível Sustentável para Aviação), o biogás. Como nós temos a energia elétrica mais renovável, 90% renovável, então a gente pode fazer o hidrogênio de baixo carbono”, pontuou.

O setor de data centers também desponta como uma grande possibilidade de investimento no Brasil por causa da energia barata e renovável, em está alinhado com o enfrentamento do aquecimento global. “O Brasil tem compromisso com o combate às mudanças climáticas. Energia mais limpa e renovável, combustível mais limpo. O desmatamento caiu mais de 50%, e a meta é desmatamento ilegal zero e recompor partes da floresta com o fundo do clima”, acrescentou Alckmin.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Facilitador em ecossistemas de inovação, Aldo Cargnelutti é editor de conteúdo na Rede Brasil Inovador. Estamos impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.