Lançado pela CropLife e IICA, "Caminhos do Agro: Inovação pelo Clima" conecta tecnologias agrícolas à mitigação das mudanças climáticas. Foto: Danilo Lysei/ CLB

Agro brasileiro destaca compromissos com inovação em documento setorial à COP30 

Reconhecido mundialmente como uma potência agrícola, o Brasil chega à COP30 reforçando o compromisso do agro com a agenda climática por meio da inovação e uso correto e responsável das tecnologias no campo. As evidências de como a agricultura tropical brasileira alia produtividade e conservação ambiental, posicionando-se como parte da solução para mitigar os impactos das mudanças climáticas e na promoção da segurança alimentar global, estão reunidas no documento lançado pela CropLife Brasil e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta quarta-feira (29), o “Caminhos do Agro: Inovação pelo Clima”.

A publicação, apresentada durante coquetel em Brasília, traz contribuições do setor de tecnologias agrícolas em torno de uma transição produtiva justa e escalável. O evento contou com a presença de representantes do governo federal, parlamentares, indústria, academia, imprensa e entidades do agronegócio e apresentou as pautas que serão debatidas durante o evento de novembro, em Belém (PA). A solenidade foi apresentada pela gerente de Comunicação e Clima, Renata Meliga, e contou com discursos do Representante do IICA Brasil, Gabriel Delgado; do Presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão; da Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; do Mr Llyod C. Day, subdiretor-geral do IICA e do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Guilherme Campos.

“Nós estamos nesta jornada deste o início do ano, junto ao IICA, visando trabalhar sobre um documento que possa realçar o papel das tecnologias para a redução do aquecimento global e para o enfrentamento da insegurança alimentar. Esse é o nosso objetivo na COP30. Preparamos esse documento, a várias mãos, para que possamos levar para a discussão dados técnicos e fundamentação científica do que estamos vivendo. Nós temos uma agricultura tropical, que é um exemplo e uma referência para a agricultura do mundo, e cada vez mais temos caminhado para práticas mais sustentáveis, como: plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, práticas de manejo, complementariedade de tecnologias, que tornam nossa agricultura mais produtiva e resiliente”, considerou o diretor-presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão, em seu discurso oficial.

O representante do IICA Brasil, Gabriel Delgado, relatou durante a solenidade como foi o processo de construção do texto técnico e quais as principais contribuições. “Nós temos muitos eixos na atual agricultura que visam a sustentabilidade de nossos sistemas alimentares. E tratamos de dois eixos: um sobre recuperação de pastagens degradadas, que sabemos que é uma sensibilidade, e sua potencialidade de contribuir na produção de alimentos; e outro sobre a integração das tecnologias no campo e a inovação das soluções, que buscam trazer uma agricultura eficiente, produtiva e que auxilie na captura de carbono. Por isso, nós acreditamos que o agro é parte da solução climática”, posicionou.

A Embrapa, que auxiliou na construção da publicação, ressaltou a importância da Conferência do Clima como ambiente para tratar das considerações que o documento traz. “A COP 30 é uma oportunidade para a gente trazer e mostrar que nossa agricultura é baseada em ciência e mostrar que a gente precisa investir em ciência, em tecnologias e em políticas públicas, que incentivem os produtores rurais a adotarem práticas mais sustentáveis. A Embrapa fica à disposição para contribuir nesse processo. Agradeço a parceria com a CropLife, empresas, entidades e o IICA até aqui, que oportunizaram este encontro e essas contribuições para levarmos à Agrizone”, elencou a presidente da Embrapa, Silvia Massrhurá.

Presente na cerimônia, o secretário de Política Agrícola do MAPA, Guilherme Campos, projetou alguns diferenciais que fazem do país um destaque global da agricultura de baixo carbono. “O que o Brasil faz no agro é absolutamente extraordinário. O agro brasileiro tem como principal ativo o alimento, mas veio para ficar como grande provedor de energia, fibras, celulose e algodão principalmente. A transição energética promovida no país e sustentada pelo agronegócio, torna o Brasil, sem dúvida, o maior showroom da transição energética do planeta. Você não precisa levar ninguém para longe para mostrar como isso funciona. Basta ir ao posto da sua esquina e pedir para abastecer o seu carro com etanol, com gasolina [E30] com 30% de álcool anidro e com diesel [B15] que tem 15% de biodiesel. Isso vem fazendo uma verdadeira transformação e toda essa tecnologia desenvolvida aqui no Brasil fica à disposição de todo mundo. É isso que estamos levando para a COP30”, destacou.

Documento setorial

A publicação consolida as reflexões, experiências e proposições técnicas reunidas durante a jornada de workshops técnicos sobre Complementariedade de Tecnologias Agrícolas e Recuperação Produtiva de Pastagens Degradadas, promovidos pelas entidades, e traz evidências e propostas construídas de forma colaborativa pelos agentes da cadeia produtiva.

O documento evidencia ainda a importância de parcerias público-privadas na agenda climática e posiciona o produtor rural como protagonista no campo que, com o seu trabalho, transforma conhecimento em resultado, sustentando o Brasil como referência global em agricultura de baixo carbono. O lançamento marca a conclusão do trabalho conjunto das entidades com foco na COP30. O material servirá de base em debates com autoridades globais do agronegócio.

Painéis COP30

Na 30ª Conferência, a ser realizada em Belém (PA), entre 10 e 21 de novembro, a CropLife Brasil promove painéis e encontros em parceria com instituições públicas e privadas para ampliar o diálogo sobre temas como segurança alimentar, descarbonização e sustentabilidade. Os encontros serão distribuídos ao longo dos dias 10, 11, 13, 19 e 20 e acontecerão na AgriZone, nos espaços Embrapa e IICA, zona temática oficial do evento e vitrine da agricultura sustentável e do combate à fome.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

rede@brasilinovador.com.br / +55 11 94040-5356

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO

Para pesquisar municipais,
selecione nacionais e estaduais.

Para pesquisar municipais, selecione nacionais e estaduais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.