Sict participa de assinatura de termo de engajamento para empresa de semicondutores se instalar no Estado
Por Ascom Sict
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) está em missão na Malásia, juntamente com a Invest RS, para visitar ecossistemas de semicondutores em Penang e Kuala Lumpur. Nesta terça-feira (25), a agência de investimento gaúcha assinou um termo de engajamento com a Tellescom Semicondutores, voltado ao apoio ao projeto de instalação de uma fábrica de semicondutores no Rio Grande do Sul. A empresa também está cumprindo agenda no país asiático para negociações ligadas ao projeto.
O termo de engajamento é o documento assinado entre a agência e a empresa interessada em investir no Estado. O acordo estabelece os termos do apoio técnico e especializado que a Invest RS dará à companhia para que ela concretize o negócio. A assinatura ocorreu na sede da Penang Skills Development Center (PSDC), onde também está sediada a Invest Penang, instituição similar à Invest RS na província malaia.
Para o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Guilherme Camboim, que representa a pasta na Malásia, “esta missão é uma oportunidade de conhecer mais o setor, fomentando parcerias internacionais. Um dos principais pontos do programa Semicondutores RS é posicionar o Estado dentro de um setor de alta competitividade, e o Rio Grande do Sul já tem uma tradição na área, principalmente com a execução de um programa a nível estadual”.
Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, o termo de engajamento é uma etapa estratégica de desenvolvimento do projeto, pois formaliza as tratativas para o investimento. “A Invest RS firma um compromisso estratégico, não apenas auxiliando a empresa no seu projeto de investimento para o Rio Grande do Sul, mas também impulsionando a inovação e visando posicionar o Estado como um novo polo da indústria de semicondutores”, explicou Prikladnicki.
Programa Semicondutores RS
Com a meta de ser referência nacional no setor de semicondutores e de impulsionar a área de inovação, ciência e tecnologia, o governo do Estado lançou, em setembro de 2023, o programa Semicondutores RS. Estão previstas diversas medidas focadas em inovação e tecnologia para o desenvolvimento da cadeia de semicondutores no Rio Grande do Sul, com incentivos fiscais e investimentos.
As ações buscam desenvolver a competitividade do setor no Estado a partir da criação de um fórum consultivo permanente (formado por governo, indústria e academia), da atração de novos investimentos, da capacitação de mão de obra qualificada e da pesquisa e do desenvolvimento de novas tecnologias e soluções.
Recentemente, o governo lançou a primeira edição da Cartilha Semicondutores RS. O material detalha as estratégias, investimentos e ações do programa. A iniciativa projeta investimentos de R$ 70 milhões até 2026.
“O setor de semicondutores tem ganhado um papel muito importante na política de estado do Rio Grande do Sul e será um dos protagonistas na retomada econômica. O tema faz parte do Plano Rio Grande e é uma das nossas prioridades”, comenta a titular da Sict, Simone Stülp.
Tellescom
A Tellescom é um grupo brasileiro que produz equipamentos eletrônicos, entre outras atividades. O projeto previsto para o Rio Grande do Sul é de desenvolvimento de uma fábrica de encapsulamento e testes de semicondutores, que serão usados na indústria automotiva, internet das coisas e comunicação sem fio.
O CEO da Tellescom Semicondutores, Ronaldo Aloise Júnior, avalia que o projeto reforça a vocação do Estado para investimentos em microeletrônica. “O Rio Grande do Sul sempre teve esta vocação. É o melhor local tanto em termos de maturidade do governo quanto em termos de concentração de conhecimento”, avalia Aloise.
*Com informações de Alexandre Elmi/Ascom RS Invest